Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Conselho Municipal de Cultura

6 de fev. de 2011

Conselho Municipal de Cultura

Benhur Bortolotto Uruguaiana, em 28|01|2011


O Executivo deve encaminhar à Câmara, assim que terminar o recesso, o projeto de criação do Conselho Municipal de Cultura. Embora o projeto não tenha sido divulgado, numa breve conversa com o secretário de Cultura, já pude não gostar do que vem aí.

Em alguns casos, como no destes conselhos, democracia se dá por uma espécie de concertação por antagonismo, e não por pluralidades excludentes. Se apenas entidades constituídas juridicamente podem indicar representantes para o conselho, significa que grupos com maior capacidade de organização, com recursos financeiros para fazer frente às demandas da burocracia e, por truísmo, com contatos políticos, terão vez em detrimento de outros. Tenho verdadeira admiração pela Sociedade Pro Arte de Uruguaiana, por exemplo, mas seus integrantes não precisam de conselhos para ter um minuto de atenção das autoridades políticas. Alguns membros são estas autoridades.

Esta ideia tosca de democracia me incomoda muito. A legitimidade de quem luta está na capacidade de articulação deste determinado grupo, e, eventualmente, em sua capacidade de persuasão social ou financeira, e não na legitimidade da causa pela qual lutam. Os lobbies têm definido as agendas dos congressos nas mais fulgurantes democracias do mundo, quando é para aqueles mais frágeis, e, portanto, incapazes deste tipo de expediente, que a política deveria olhar primeiro.

Mas a composição do Conselho de Cultura também é pouco democrática pela pluralidade anunciada: “todos os segmentos culturais – com associações que tenham personalidade jurídica – estarão representados”. A ideia de um gauchinho de CTG (um espécime cuja taxa de leitura varia entre 0 e 1 livro por ano) definindo um programa literário e, eventualmente, um escultor dando pitaco em música, me assombra.

Este conselho deveria ser composto por pessoas esclarecidas, que entendessem de cultura, seus aspectos econômicos, históricos, estéticos, antropológicos; que conhecessem a produção artística local; que identificassem as potencialidades do município; e dessem, pelo destaque na atuação, não por formalidades burocráticas, a chance de representantes (não um, todos) de áreas específicas de se manifestarem.

O duro é escrever isso tudo aí em cima para depois lembrar que a razão deste conselho é, apenas, garantir que o município tenha acesso aos recursos do Fundo Nacional de Cultura, e não viabilizar, de fato, uma agenda cultural. O que falta para a cultura em Uruguaiana, não é dinheiro.


RESMUNGO publicado na edição de 29.01.11
para ler outros resmungos, clique aqui --

29 comentários:

Rosa rubra dos pampas disse...

É isso aí,menino BENHUR, como dizia o poeta Kenelmo,não podemos se entregar pros homis,porque se deixarmos passar as escolhas sem participação direta do povão estaremos perdendo a essência do que queremos preservar,a nossa cultura.

Anônimo disse...

Vamos criar antes de qualquer coisa o CONSELHO MUNICIPAL DA VERGONHA NA CARA.Vamos deixar de lado a mediocridade, dar atenção aos funcionários que cobram seus direitos a muito tempo e nada é feito.Acabar com o nepotismo, com funcionários fantasmas,acertar o dinheiro dos agentes saúde URGENTE, pois são pessoas que realmente precisam.

Anônimo disse...

Percebe-se que o jovem Benhur não gosta mesmo do pessoal de CTGs, o que será que o decepcionou porque a moçoila não tem chance com os homens de bombachas que preferem o sexo oposto.

Anônimo disse...

Alegas que Uruguaiana NÃO PRECISA de verbas estaduais e federais para fazer cultura? Sem o formar o Conselho não há como receber verbas do Fundo Nacional de Cultura, isto é fato. Então nossa abonada e auto-sustentada cidade deve dispensar o dinheiro?
Por falar nisso, quantos Pontos de Cultura existem em Uruguaiana mesmo?
A discussão é outra: não é possível, legalmente, que impeçam pessoas físicas de participarem, votarem e serem votadas nos Conselhos. Vamos brigar pela regulamentação adequada do Conselho, para termos um bom Conselho e não para não formarmos o Conselho.
Tira a cabeça do buraco, avestruz!

Anônimo disse...

"Gauchinho" de CTG, pelo menos tem caráter e vergonha na cara,sabe o que é honra e respeito, o Sr. Benhur por acaso não é gaúcho? se não é o que faz aqui então? Se é, cria vergonha na cara, se acha melhor que os outros por que? A pessoa esclarecida que se refere por acaso é o senhor mesmo? Educação trazemos de casa,não aprendemos em escolas nem universidades,o melhor exemplo disso é o senhor mesmo, pois se acha o dono da verdade. Vamos manter o respeito!

Carmen disse...

Interessante isso não tinha percebido como a "Democracia" é excludente. Aliás esse é um Texto em que se percebe muito. Se percebe que o autor, como sempre, foi inteligente, e que o anônimo das 9:52 não foi. E como a gente chama o autor de Benhur e o anônimo a gente identifica pelo horário da postagem, também se percebe mais coisa que o primeiro é e o segundo não é. Corajoso, por exemplo.

Eduardo disse...

Esse cara não se contenta com pouco nem se dobra pro muito. Anônimo ressentido, faz silêncio e aprende. Fica quietinho aí pra não atrapalhar.

Anônimo disse...

Aulas de português com URGÊNCIA para o Benhur.
Palavras difíceis devem ser usadas por quem as sabe e o uso das vírgulas - por mais simples que seja - separam os bons escritores dos pretensos sábios.

Aparecida disse...

Jesus, apaga a luz! Alguém aí sabe se o MOBRAL ainda funciona. Pobre flor do Lácio, anda levando um laço dos trepidantes anônimos, incultos e não belos. Ai meus sais...

Anônimo disse...

Queremos o Benhur como xerife da Feira do Livro (pois sua obra, o Anjo Indecente, vendeu 3 milhões de exemplares), e queremos ele de presidente do Nobre e Utilíssimo Conselho Municipal do Império para Assuntos Culturais e Propedêuticos.

Vanessa disse...

uma cidade com tantos recursos (não estavamos devolvendo verbas que eram destinadas para a saúde????)(se devolvemos, e pq não faz falta),
o que faz falta nesta cidade, são pessoas que entendam de cultura e nao aqueles desdentados que querem que outros aprendam cómo mastigar.
o exemplo esta nos comentarios de muitos.
admiro o benhur, e a coragem que tem de falar e publicar na cara de outras pessoas que se escondem no anonimato para faltar o respeito.

Benhur... publica mais!!!!
o seus escritos são colirio para meus olhos.


ah... anonimo 13.31
tbm não sou gaúcha, mas ninguem sem nome e sobrenome me pergunta o que eu faço aqui...
ah.. sob aquele "respeito" e "educação" que o senhor fez menção... o senhor poderia me dar o exemplo e respeitar os "non gaúchos", por exemplo.

não vou esquecer NUNCA...
faz anos, durante a semana farroupilha, perguntei a um vestido de gaúcho que estava na porta de um CTG, sob a revolução farroupilha...
me disse: ah dona, mas isso, a senhora pode ler em qualquer livro!!
respondi: sim, ja li o suficiente, mas agora chegou a hora de comentar com alguem que leve a cultura gaúcha na alma... intercambio de ideias, entende????
esse dia, entendi a diferença entre uma pessõa vestida com pilchas gaúchas, e um gaúcho.;

Anônimo disse...

Anônimo das 13:31

Claro que é dele que ele está falando. Mas ele não quer ser do Conselho. Ele quer ser é secretário.

Anita Pimentel disse...

Há erros e acertos no posicionamento.
Por certo que o Poder Público Municipal descobriu a forma de captar recursos Federais através dos Conselhos/Fundos, fazendo estruturas 'para inglês ver', sem a devida representatividade, elaborando projetos que nunca o deixam de ser, mesmo que os recursos para a execução sejam recebidos. E isto tem acontecido em outras áreas, como é o caso da saúde e da assistência social.
Não creio que a Cultura vai ser tratada de forma diversa, caso não haja mobilização popular organizada para reverter esta tendência.
O autor do post peca, e muito: quando sugere uma composição, age de forma discriminatória e excludente, contrariando a cultura enquanto pluralidade.
Não tenho muita afinidade com as agremiações tradicionalistas, mas nunca me atreveria a dizer que em seu seio não há 'pessoas esclarecidas, que entendessem de cultura...', assim como não afirmaria categoricamente que todos os 'letrados' são esclarecidos.
A ignorância está presente em todos os níveis sociais e em todas as áreas. O conhecimento, também; não é privilégio de doutores.
Lutar por um Conselho plural e representativo deve ser a nossa preocupação, sem preconceito e discriminação.

Eduardo disse...

Anônimo das 15:05, "quem as sabe"? Só quem "as" sabe pode usá-las, saber a palavra é uma coisa; saber o significado, outra. "Separam" se refere a que ou a quem? Acho que tu precisas te matricular na mesma escola, se quiser salvar a língua portuguesa.

Anônimo disse...

Museu do Rio Uruguai
Biblioteca
Centro Cultural (caindo aos pedaços)
Elba atual
Elba nova
Cinema desapropriado

Na edição que saiu esse texto tem uma matéria sobre a Secretaria de Cultura que diz quantos funcionários a prefeitura tem para a pasta. O Benhur está certo. Eles precisam é trabalhar. Uma estrutura enorme para nada. E o dinheiro do Carnaval? Alguém sabe em que orçamento está? Cultura. E com um Conselho mal planejado como este sabe para onde vai o dinheiro extra que conseguirem? No blog do Benhur esse texto tem um comentário do próprio Secretário de Cultura, e até ele admitiu que o Benhur está certo.
Só acho que podia ter pegado leve com os frequentadores de CTG. A tua visão "Colmarduartiana" do gaúcho não significa que tu possas ser tão arrogante com aqueles que não se enquadram nela. E ao fazer isso, tu permites que as pessoas desviem atenção, discutindo mais o que tu achas dos "gauchinhos" do que discutindo a questão que tu apresentas com excelência e maestria.

Anônimo disse...

é muita arrogância solta.
é muita gente se achando aculturando além dos parâmatros, ou seja, querendo ser mais do o resto da ermandande.
Tudo e todos são iguais,
Todos irão morar na cidade que Jesus preparou para todos, só os pecadores não acreditam.

JOÃO ARREGUY

Anônimo disse...

Acho que tão dando muito valor a um pobre coitado que se quer tem coragem de assumir sua verdaeira cara, caras, esse bunhur tem que crescer para depois aparecer, vai te catar gazela.

Arisson bagé disse...

Acho que o Benhur esta equivocado em suas colocações.
É por causa da Ignorância de pessoas como ele que ganham espaço na mídia para dar a sua opinião se achando o dono da razão que a cultura da nossa cidade está tão prejudicada.
Grupos de teatro, os "gauchinhos", grupos de dança, e músicos precisam buscar seu reconhecimento fora, pois infelizmente em uruguaiana temos pessoas ignorantes que tem um pré conceito com a cultura local.Eu te pergunto agora Benhur se tu já assistiu alguma apresentação desses grupos.Pois é, antes de tu publicar coisas ridículas tu precisa conhecer e saber que por traz disso possui anos de estudo e dedicação, sabe que não é do dia pra noite que alguém monta um grupo de teatro, uma invernada, ou um grupo de dança.Essas pessoas estão trabalhando nisso desde antes de tu pensar em ser gente.

Arisson Bagé disse...

E para essas pessoas que estão defendendo esse ignorante pergunte aos atores, aos bailarinos e aos gauchinhos quantos trofeus eles trouxeram de fora.
Nos artistas não somo como vocês, sedentarios que ficam em casa contando os dias para morrer e nos criticando.

Vanessa disse...

dou tremendo valor a cultura mas sinto pena dos pseudos intelectuais.
cultura e muito mais arrison...a cultura não se mede com trofeus, e sim com o enriquecimento do intelecto.
não adianta eu defender uma pessõa #vestida de gaucha# que nem sabe da historia do seu Estado, da importancia da sua tradiçao.


peço desculpas novamente..meu teclado mal funciona e ja e o 4to que compro em 3 meses.

Arisson Bagé disse...

E tu acha que essas pessoas do nada resolveram ser artistas e pronto?
Tu acha que essas pessoas não tem anos de experiência e estudo?
E ainda tu vem me dizer que essas pessoas não sabem da da historia e da importância do seu trabalho.
Tu tem algum diploma?
Por que a maioria delas tem.
Se vocês conhecem tanto a "história do seu Estado, da importância da sua tradição" por que não metem a cara para fazer?
Por que ficam ai só criticando?
Te pergunto agora vanessa quantas espetáculos de teatro tu viste aqui em uruguaiana e quais foram eles?
Eu acho que vocês estão criticando algo que com certeza não entendem.
Quanto ao seu teclado?Me desculpe mas tu precisa se atualizar, pois hoje me dia qualquer um consegue arrumar um simples teclado ao invés de comprar outro.

Anônimo disse...

O melhor nome para canditado a prefeito não esta na lista porque??? Drº Augusto Conte.. este é o cara...olhem o que ele fez com uma comunidade que estava esquecida da nossa sociedade...Imaginem o que ele poderia fazer pela nossa cidade... e pela saúde ??? meu Deus ..agora tem q convencer... "Pô Drº nos tira esta dor..."

Anônimo disse...

essas são palavras de uma pessoa mal resolvida, que não tem formação nenhuma para dizer isso!
e todos sabem q além de falar sobre coisas q ele não conhece ele gosta muito de diverti-se em chat na internet!

Anônimo disse...

essas colocações absurdas de uma pessoa sem qualquer formação!eu nem deveria perder meu tempo lendo essas besteiradas do tribuna que alias não acrescenta em nada na minha vida!

Vanessa disse...

00.21- DA pra ver que vc esta em serios problemas meu caro....pra começar, o que eu tenho a ver com a formação do benhur...o que eu quero saber disso...se a vida me demonstra que muitas vezes, quem tem formação e mais burro que um besta! FALTOU COERENCIA...OS LIVROS NÃO FORAM INTERPRETADOS, O DINHEIRO MAL INVESTIDO, PERDEU O TEMPO...ufff.... tem um monte de profissional que deixa muito do que falar!!!!

mas o que mais me preocupa e esse masoquismo seu, se esta perdendo seu tempo e nada e acrescentado na sua vida...ja PASSOU a hora de procurar outro tipo de lazer...nao vai querer se torturar tanto assim!!!!!

e no seu comentario das 0.15, ja que se trata do mesmo anonimo....o que os outros ficam fazendo nos chat nao e da nossa conta.

faz tempo que seu quarto de hora chegou anonimo...da pra entender que vc esta perdendo seu tempo MESMO.

se interpreta que o senhor e FORMADO...e que toda essa formação de nada lhe serviu...pq quando estudamos, investigamos, analizamos, pesquiçamos, nos INVOLVEMOS com as nossas profissoes, o que menos sobra e tempo, e quando temos esse tempinho tentamos nao jogar ele fora.

Anônimo disse...

tão soltando as frangas.
é a arte de ser o que é.
cada um chora/ri pelo buraco que acha melhor.

Anônimo disse...

Vanessa INVOLVA-SE mais com a sua vida e para de respondar a todos os comentários de todas as postagens do Tribuna. Eles não são (só) para você. Como deu pra ver, nem o teclado te aguenta!
Deu sua opinião? Ótimo! O resto, minha filha, conta pro teu analista.

arisson bage disse...

Ah ele tambem diz que adora que fiquem fazendo"barraco" aqui pq asim ele se sente importante.
Só peço aos anônimos que se identifiquem pois ele gosta disso.

Anônimo disse...

o vanessa vai cuidar da tua vida!!chata...