Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Mercosul 20 anos depois - Como está?

26 de mar. de 2011

Mercosul 20 anos depois - Como está?

Livre circulação de pessoas, controle integrado das fronteiras, documento de identidade unificado, direitos previden-ciários e trabalhistas iguais, intercâmbio entre universidades, placas de auto-móveis iguais e eleições diretas para o Legislativo regional. Se tudo o que está no papel der certo, em dez anos, quan-do o Mercosul chegar aos 30 de idade, a integração entre os cidadãos dos países-membros será muito maior. Para o Itamaraty, embora o lado econômico continue como ponto fundamental para o sucesso do bloco, os últimos anos assistiram a importantes avanços no campo social.
Ainda distante desse cenário, a entidade criada em março de 1991 tem grandes desafios colocados à frente. "O Mercosul vai criar elementos muito importantes, como a facilitação cada vez maior das viagens, o reconhecimento de diplomas, (do tempo de contribuição para) a Previdência, e uma série de coisas que vão interferir na vida do cidadão", destaca Antonio Simões, Subsecretário-Geral da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores.
Estabelecido em 26 de março de 1991, por meio do Tratado de Assunção, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão para se tornar Estado membro; Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são países associados, podendo participar das reuniões, sem direito de voto. O principal critério para se associar ao Mercosul é ser integrante da Associação Latino Americana de Inte-gração (ALADI).

2 comentários:

Anônimo disse...

Ué e o transporte internacional que vive dessa relação não se manifesta? Depois não adianta chorar...

Anônimo disse...

Bases do Mercosul

Humildade dos Argentinos
Falta de burocracia no Brasil
Pujança economica do Uruguai
Autenticidade Paraguaia

Só pode dar certo!!!!