Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: COMUNICACÃO SOBRE A SAÚDE PÚBLICA NA FRONTEIRA OESTE - VR

27 de mai. de 2011

COMUNICACÃO SOBRE A SAÚDE PÚBLICA NA FRONTEIRA OESTE - VR

*Pessoas que dependem do Sistema Público de Saúde, da Fronteira Oeste do RS, para realizar procedimentos de Alta-Complexidade em Cardiologia (ex.: cateterismo cardíaco, angioplastias, cirurgias cardíacas...) - exames indicados para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, sofrem pela falta de acesso aos procedimentos. No dia 23 de maio de 2011, a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, a Secretaria de Saúde Municipal de Uruguaiana e o Instituto de Cardiologia de Uruguaiana (INCAR) foram comunicados oficialmente que a os serviços foram credenciados pelo SUS e que, a partir desta data os exames deveriam ser realizados pelo INCAR. A partir deste credenciamento, todos pacientes SUS da região de Uruguaiana, que necessitarem de um procedimento de Alta Complexidade em Cardiologia, deverão ser encaminhados para Uruguaiana. As verbas destinadas a esses atendimentos já foram bloqueadas para as outras cidades que anteriormente atendiam a demanda da região. Essas verbas já estão destinadas para prefeitura de Uruguaiana. Sendo assim, os pacientes serão encaminhados apenas para Uruguaiana.
Existem denúncias de que a Secretaria de Saúde Municipal de Uruguaiana está bloqueando o acesso desses procedimentos aos pacientes que estão sendo encaminhados pelo SUS. Alegam que não existem os procedimentos em Uruguaiana. Impedindo que os médicos do INCAR realizem seus trabalhos. Segundo informações, existe uma briga pessoal do prefeito de Uruguaiana com o médico Diretor e responsável técnico do INCAR. Os motivos desse desafeto seria o fato de o médico do INCAR ter feito denúncias de irregularidades na Administração da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, onde, esse hospital é administrado, atualmente, pela prefeitura de Uruguaiana.
Essa situação está penalizando pacientes internados no Hospital Municipal e nos Hospitais da região, com complicações cardíacas e riscos de enfarte no miocárdio que aguardam pelo exame, além de inúmeras pessoas do segmento ambulatorial que também tem encaminhamento médico para o procedimento.
A região da fronteira Oeste é formada pelos municípios: Alegrete, Barra do Quaraí,Itacurubi, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana.

18 comentários:

Anônimo disse...

VAMOS EM FRENTE!

Anônimo disse...

Infelizmente, vai continuar assim até o final do mandato.Este é um caso pr o FANTÁSTICO RESOLVER.

Anônimo disse...

AOS PESSIMISTAS,
AOS DERROTISTAS,
A TODOS QUE DESEJAM O QUANTO PIOR MELHOR,

TAI, PRA TRISTEZA DE VOCES, TA FUNCIONANDO TUDO O QUE VECES MENTEM PRA POPULAÇAO QUE NUNCA MAIS IRIA VOLTAR A FUNCIONAR.

Anônimo disse...

Frodo! Responde uma coisa este é um texto teu, editado e premeditado por ti. Ou foi enviado das bandas do Alegrete?

E as denuncias foram feitas em que instancia,ou onde, divulgue por gentileza!

Pode não ser mas até parece materia paga!

Anônimo disse...

Não entendo mais nada, no post logo acima diz, que foi feito o primeiro procedimento pelo SUS, e logo a seguir uma grande nota dizendo que esta tudo trancado!!!

Qual é a verdade??? O que real???

Anônimo disse...

Realizado cateterismo pelos SUS
Na manhã desta sexta-feira [27/05] foi realizado o primeiro cateterismo pelo SUS - Sistema Único de Saúde - no INCAR de Uruguaiana. O procedimento, com sucesso, contou com os médicos Fábio Mota e Ana Paula Furlani. Parabéns a Uruguaiana e aos idealizadores.

Ué, to loco então, pois uma hora dizem funciona, outra hora não!!!

E como foi feito o tal procedimento? Se estão impedidos de trabalhar!

Quanta desinformação.

Que deserviço heim.

Assim eu fico confuso!

Anônimo disse...

O Prefeito tem que largar esse Hospital e deixar que os antigos genios gestores assumam de vez. Ai vão achar que esta bom ... ninguem vai falar mais nada, volta a bagunça que era, com todos os terceirizados ganhando seu dinheirinho ( Bonus ) e o Hospital que fique com o prejuizo, e assim todo mundo volta a ser feliz. Pois no final é isso o que realmente importa, e o Zé, ha o Zé que se exploda na fila do pronto socorro. Bom é as burras dos branquinhos cheinhas e lotadinhas, ai não tem denuncia e ninguem vai morrer por isso.

Anônimo disse...

Anonimo das 13:21, mas qual é o teu problema? Acho que é na cabeça, ou tu és como na maioria dos brasileiros, analfabeto funcional, lê mas não sabe interpretar. Toda esta confusão se deu especialmente por causa do Zé, que uma massa de manobra, para ir contra os médicos. Acho que és um frustrado, que talvez na infancia pensou em ser médico, mas não se empenhou para tanto, e agora fica falando bobagens, acreditando naquilo que quer, acredito que a saúde em Uruguaiana tende a melhorar, e caso não ocorra, a comunidade tem o dever de cobrar, seja dos seus governantes ou dos seus médicos. Mas somos um povo que não briga pelos seus direitos! Somete queremos levar vantagem em alguma coisa, por isto, tudo está bagunçado a nivel de país.
Como exemplo: Veja o caso do Palocci, tudo isto, e o povo ainda brinca, querendo aprender com ele, como multiplicar por 20X o seu patrimonio em 4 anos?

Anônimo disse...

Anônimo das 13:31,ãcho que tu é cego, vai no antigo Pronto Socorro, continua td igual filas e filas, qdo consegues as tais fichinhas, ACHO QUE DEVES ESTAR FALANDO EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES, ai é maravilhoso, faz um exame hoje, amanhã já tens o resultado.Até mesmo mamografias foram feitas, se tu quizer te mando xerox, 432 em época de eleição e no HGU que foi embora daqui.

Anônimo disse...

Cego é o Sr. se faz,ou dado ao engodo, pois não tem como ir no antigo pronto socorro, pois la funciona a policlínica, e trata-se de outro serviço, mas no intuito de ajudá-lo a ver ou tirar a trave que no seu olho está.

Hoje o pronto socorro atende com sistemas internacionais, isto é, com protocolo, com área de acolhimento, triagem, consultórios diferenciados, sistemas auxiliares e área de urgência e emergência, divididos em:

IMEDIATA
EX.:Parada Cardio respiratória,Instabilidade Hemodinâmica,choque, coma,insuficiência respiratória severa -> SALA DE EMERGÊNCIA - admitido imediatamente, normalmente chega na ambulância do SOS do município em futuro próximo SAMU.

URGÊNCIA MAIOR
EX.: Trauma craniano sem alterações de consciência, cefaléia moderada (7-10) náuseas ou Vomito.
dor torácica moderada ... -> Consultório, média 30 min.

URGÊNCIA MENOR
EX.:Trauma craniano de baixo impacto, sem alterações de consciência
Dor abdominal moderada
Dor torácica moderada sem alterações dos sinais vitais ... -> Consultórios, média 60 min.

NÃO É URGÊNCIA
EX.: Trauma leve, contusão
Ferida limpa, retirada de pontos ou curativos, Sintomas gripais,Tonturas e mal estar com sinais gerais normais, Dermatites crônicas
Conjuntivite Dor abdominal leve, crônica
Avaliação de exames, renovação
de prescrição ...-> CONSULTÓRIOS (PODE SER > 120 MIN OU ENCAMINHAR APÓS CONTATO A UBS DE REFERÊNCIA)

E aqui reside o problema do PS, pois a maioria da fila trata-se desta situação, ou seja, casos que não são para resolução do PS, é cultural e não um privilégio de Uruguaiana, Os cidadãos precisam entender que o município mantém UBS e Policlínicas para este tipo de evento, com atendimento humanizado, e preparado para tal. Quando este fluxo for seguido de maneira adequada, o serviço fluirá com a normalidade devida. Meu filho ja foi atendido no PS e de forma humana e acolhedoura como nunca havia visto, nem em planos privados. A drª Claudia e sua equipem fazem um ótimo trabalho, isto tem que ser reconhecido e não denegrido, presta desfavor este sr. ao falar mal de um serviço que é bom e que trabalha constantemente por sua melhoria.

Vanessa disse...

este texto começou a ser dilvulgado um dia antes de ser realizado o cateterismo do paciente aquele, que não sabemos o nome e não temos por que saber.
pelo que sei, este paciente chegou ate a santa casa e aconteceu tudo o que o texto aqui publicado explica.
depois, este mesmo paciente, perante as denuncias que efetuaram os parentes do mesmo no MP, conseguiu realizar a intervenção no dia de HOJE.
mais claro? so se informar.
1- chegou ate a santa casa, negaram o seu atendimento pelo SUS (administração da SC)
2- foi ate o MP e denunciou;
3- MP "ordena" que ele seja operado.
4- Hoje fez a intervenção;
5- desejo muiita saúde para este paciente.

grande pergunta...]
e agora... o que vai acontecer com o proximo paciente que chegar com este problema?

Anônimo disse...

Meu Deus!!!!!!!!.E quem deveria defender a população.onde estão??????????, escondidos, com medo.

Anônimo disse...

Enviando novamente 12:44 - Filtros andidemocraticos barrando os posts.

anon. 13:31
Cego é o Sr. ou se faz, pois no antigo pronto socorro funciona a policlínica, e trata-se de outro serviço, mas no intuito de ajudá-lo a ver ou tirar a trave que no seu olho está.

Hoje o pronto socorro atende com sistemas internacionais, isto é, com protocolo, com área de acolhimento, triagem, consultórios diferenciados, sistemas auxiliares e área de urgência e emergência, divididos em:

IMEDIATA EX.:Parada Cardio respiratória,Instabilidade Hemodinâmica,choque, coma,insuficiência respiratória severa -> SALA DE EMERGÊNCIA - admitido imediatamente, normalmente chega na ambulância do SOS do município em futuro próximo SAMU.

URGÊNCIA MAIOR
EX.: Trauma craniano sem alterações de consciência, cefaléia moderada (7-10) náuseas ou Vomito.
dor torácica moderada ... -> Consultório, média 30 min.

URGÊNCIA MENOR
EX.:Trauma craniano de baixo impacto, sem alterações de consciência
Dor abdominal moderada
Dor torácica moderada sem alterações dos sinais vitais ... -> Consultórios, média 60 min.

NÃO É URGÊNCIA
EX.: Trauma leve, contusão
Ferida limpa, retirada de pontos ou curativos, Sintomas gripais,Tonturas e mal estar com sinais gerais normais, Dermatites crônicas
Conjuntivite
Dor abdominal leve, crônica
Avaliação de exames, renovação
de prescrição ...-> CONSULTÓRIOS (PODE SER > 120 MIN OU ENCAMINHAR APÓS CONTATO A UBS DE REFERÊNCIA)

E aqui reside o problema do PS, pois a maioria da fila trata-se desta situação, ou seja, casos que não são para resolução do PS, é cultural e não um privilégio de Uruguaiana, Os cidadãos precisam entender que o município mantém UBS e Policlínicas para este tipo de evento, com

Anônimo disse...

Divulgado onde e por quem Vanessa? Podes citar a fonte?

Anônimo disse...

17:42
Cego é o Sr. ou se faz, pois no antigo pronto socorro funciona a policlínica, e trata-se de outro serviço, mas no intuito de ajudá-lo a ver ou tirar a trave que no seu olho está.

Hoje o pronto socorro atende com sistemas internacionais, isto é, com protocolo, com área de acolhimento, triagem, consultórios diferenciados, sistemas auxiliares e área de urgência e emergência, divididos em:

IMEDIATA EX.:Parada Cardio respiratória,Instabilidade Hemodinâmica,choque, coma,insuficiência respiratória severa -> SALA DE EMERGÊNCIA - admitido imediatamente, normalmente chega na ambulância do SOS do município em futuro próximo SAMU.

URGÊNCIA MAIOR
EX.: Trauma craniano sem alterações de consciência, cefaléia moderada (7-10) náuseas ou Vomito.
dor torácica moderada ... -> Consultório, média 30 min.

URGÊNCIA MENOR
EX.:Trauma craniano de baixo impacto, sem alterações de consciência
Dor abdominal moderada
Dor torácica moderada sem alterações dos sinais vitais ... -> Consultórios, média 60 min.

NÃO É URGÊNCIA
EX.: Trauma leve, contusão
Ferida limpa, retirada de pontos ou curativos, Sintomas gripais,Tonturas e mal estar com sinais gerais normais, Dermatites crônicas
Conjuntivite
Dor abdominal leve, crônica
Avaliação de exames, renovação
de prescrição ...-> CONSULTÓRIOS (PODE SER > 120 MIN OU ENCAMINHAR APÓS CONTATO A UBS DE REFERÊNCIA)

E aqui reside o problema do PS, pois a maioria da fila trata-se desta situação, ou seja, casos que não são para resolução do PS, é cultural e não um privilégio de Uruguaiana, Os cidadãos precisam entender que o município mantém UBS e Policlínicas para este tipo de evento, com atendimento humanizado, e preparado para tal. Quando este fluxo for seguido de maneira adequada, o serviço fluirá com a normalidade devida.

Vanessa disse...

13,47
os meios que sei que publicaram foram o Tribuna e Grupo Uruguaiana.

Anônimo disse...

Uma coisa é certa:

esse tal vanessa não é mulher.
se é ta enganado.
sabe tudo. é uma central de informações informatizada.
é so conferir as abordagens detalhadas feitas a respeito do atendimento hospitalar.
uma dona de casa, uma mãe, uma mulher trabalhadora, não detem esse volume de informações diariamente.
cuidado blogueiros, estamos sendo ludibriados,
a alguém ou grupo querendo repercutir seus interesses financeiros AQUI.
isso é fraude.
tão brincando de fazer noticias mentirosa, calunias, infamias, tudo sem comprovações, bem ao estilo jornalistico brasileiro, que nunca são responsabilizados e nunca se retratam por terem publicado noticias erradas.

Vanessa disse...

quem nao se responsabiliza e o senhor...acabei de responder o seu comentario em outro topico..tomara seja publicado, assim como este...

a farsa aqui nao tem nome..e eu sim tenho nome e sobrenome... cade o seu??
sim.. sou uma fonte de informações e por algum motivo é...ou sera que o senhor nao se informa pelo que acontece na sua cidade?
nao tenha inveja...vai trabalhar..toma conta da tua vida, e continua tomando da minha..pois 24 horas por dia para mim e pouco.
não vou discutir aqui o que eu faço, quem sou, o que estudo, no que trabalho...pois isso não e do seu interese.
no dia que o senhor coloque nome e sobrenome, tal vez, taaaaaaal vez, possa ter interesse de convidar o senhor para ver o que a minha vida e.
enquanto isso, fica na ignorancia... que e digna do teu ser.
do mesmo proposito que as suas palavras... so demostram que o senhor so toma conta da vida dos outros..
.cuidado!! a panela pode estar queimando!!! enquanto eu, so consigo dar gargalhadas do seu comentario.