Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Magistério Municipal na expectativa pela implantação do Piso Salarial Nacional

25 de jun. de 2011

Magistério Municipal na expectativa pela implantação do Piso Salarial Nacional

No aguardo da remuneração condigna com o valor e importância do papel do educador na sociedade, os professores acreditam que o professor/Prefeito José Francisco Sanchotene FELICE implantará, na integralidade, o piso salarial até o final do corrente ano.
Embora por força de Lei, a Prefeitura Municipal de Uruguaiana - PMU esteja obrigada a cumprir a lei federal Nº 11.738/08, desde a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF em abril próximo passado, a Câmara Municipal de Vereadores fixou prazos até dezembro de 2011 para o pagamento do piso.
Recursos financeiros não faltam, considerada a destinação vinculada e obrigatória de verba pela Constituição Federal, LDB e Lei Orgânica do Município à educação, acrescido do plus (lucro) do FUNDEB (a PMU recebe 88% a mais de recursos do que o valor retido no fundo). E, acreditamos, não falta vontade política para deixar para trás o estado de miserabilidade, gradativamente imposto há quase duas décadas.
Um administrador do quilate de Sanchotene Felice não fará o que seus antecessores fizeram – deixar a conta para o futuro prefeito pagar, em termos de folhas de pagamento em atraso.
Na verdade, suas críticas em relação às dívidas procediam e a lisura de sua longa vida pública não será manchada, principalmente por tratar-se da Educação, alardeada prioridade da sua administração.
Merece repúdio a bancada de vereadores do PSDB, liderada por Rogério de Moraes por não acreditar que o Prefeito Felice cumprirá a lei, que tem capacidade de gestão para pagar um piso salarial de 1.16 salários mínimos, quando o piso destes mesmos professores já alcançou 2.9 salários mínimos.
A hoje a boa estrutura física e material da rede municipal de ensino, quiçá, não tem comparação; a manutenção e desenvolvimento do ensino recebeu investimentos que a qualificam e, com honestidade, reconhecemos.
Hoje, também, aguardamos pela valorização daqueles que, de fato, fazem a Educação com esforço, mérito e, acima de tudo, com compromisso social, junto a crianças e adolescentes dotados de inimagináveis capacidades.
Rogamos que as pessoas de e do bem não interfiram no discernimento da viabilidade concreta e objetiva do pagamento do Piso Salarial do Magistério, sem, contudo, nivelar por baixo a carreira do professor.

Profª. Dirce Gracioso Soares
Presidente da APEMU

11 comentários:

Anônimo disse...

O texto assinado pela professora Dirce surpreende de forma não satisfatória.Primeiro que deixa transparecer, propositadamente ou não, desconhecimento significativo de orçamento público, quando embasa e ilustra sua reivindicação com a alegação de que (sic)a Prefeitura recebe 88% a mais de recursos do que o valor retido....
Convém que não se confunda o que "vai daqui" para o FPM, com o retorno via FUNDEB e demais rubricas;mais ainda, sabe-se que o plus orçamentário para as despesas com educação, em Uruguaiana, atinge 10% a mais do que o exigido por norma constitucional, elevando para 35% a participação orçamentária da Educação Municipal, e que a conquista se deve ao esforço ilumninado dos vereadores que elaboraram e votaram a Lei Orgânica do Município.Entre eles, estavam Paulo Gomes, Delmar Khaufman e outros.Agora, afirmar que os trinta e cinco por cento dariam suporte ao aumento pretendido é superestimar a capacidade de suporte financeiro para tal, levando-se em conta os planos e compromissos de aumento na rede física e, por consequência, no quadro de professores do município.Clientela maior, rede de escolas maior e, lógico, muito mais professores contratados por concurso.Desconhecer, ou fazer de conta, que a bancada do PSDB, mais própriamente o vereador Rogério se portam como independentes e de forma diversa do pensamento e intenção do prefeito, é desdenhar da nossa inteligência.Também, quando para elogiar o atual prefeito deprecia seus antecessores, não se manifesta a mestra de forma feliz;perincipalmente,por ter sido expoente de um dos governos citados, na qualidade de Secretária de Educação.Enfim, queremos deixar muito claro que confiamos muito no poder de discernimento do nosso Prefeito Felice.Temos a certeza de que ele irá até o limite que a prudência exige, até mesmo para seguir honrando a condição que o próprio texto da professora refere:"-Um administrador do quilate de Sanchotene Felice não fará o que seus antecessores fizeram – deixar a conta para o futuro prefeito pagar, em termos de folhas de pagamento em atraso"-.
A senhora mesma afirma isso professora.

Elisete Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O ANÔNIMO DAS 22:21 DO DIA 25, FEZ UM TEXTO COM MEIAS VERDADES, ATÉ PARA TENTAR PROTEGER O PRÓPRIO SECRETÁRIO DELMAR, A PROPOSTA DE ELEVAR PARA 35% O PERCENTUAL PARA EDUCAÇÃO NA LEI ORGÂNICO FOI DE AUTORIA DO ENTÃO VEREADOR JOSÉ CARLOS CHAVES, QUANTO A CRITICAR OUTROS GOVERNOS O DELMAR KHAUFMAN FOI SECRETÁRIO DO GOVERNO CAIO OU JÁ ESQUECEU?, ALIAS, NO GOVERNO FELICE ESTÃO OU PASSARAM QUASE TODOS OS EX-SECRETÁRIOS DOS GOVERNOS CAIO E BONOTO, PORTANTO NÃO VEJO PORQUE TANTAS CRITICAS, EM RELAÇÃO A DÍVIDAS TENHO MINHAS DÚVIDAS QUEM DEIXARÁ O ROOOOOOOOMBO MAIOR.

jUSTINA disse...

QUEM NÃO PRESTA CONTA DOS SEUS ATOS, NÃO RESPEITA LEI.ACORDEM PROFESSORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

forapsdb disse...

Eu tenho certeza que o maior rombo da História de Uruguaiana, ficará depois que ESTE cair fora, pois é um verdadeiro TREINZINHO DE PROCESSOS e quem vai ter que pagar??????????, o outro é claro.E ainda sonham em deixar substituto, mas isso NUNCA, NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

Sou dona de casa e muito pouco me interessava por assuntos de politica, mas depois de ver os reclames destes funcionarios publicos, me dei conta que enquanto as autoridades continuarem a olhar com desprezo para a mão de obra da cidade, nós (povo) tb seremos vitimas. Funcionarios sao gente como a gente e se eles estao mal atendidos pelo governo, nós tb seremos mal atendidos. Pintar, construir esquecendo das pessoas, tenha dó Senhores politicos... Pobre Uruguaiana.

Anônimo disse...

Srs professores municipais, verdadeiros formadores do futuro de nossa cidade, continuem nessa luta com a parcimonia do educador e o dialogo necessario, nem entrem na pilha do pessoal do SIMUR, estes sim , reponsaveis talvez pela ineficiencia dos proximos governos, pois não adianta somente pregar o caos, sem ao menos buscar a negociação e o consenso.

Força APEMU....

Ana Ferreira disse...

É, concordo com a anônima das 19:49! Descaso gera descaso...Tem que valorizar o funcionário, já que o salário deles sai do bolso do povo!

Até os médicos estão sofrendo o descaso e nós precisamos dos médicos! Por favor temos que valorizar a mão de obra que está a nossa disposição.

Anônimo disse...

Anônimo das 22:21:

Nem preciso perguntar se trabalhas na Prefeitura, só gostaria imensamente de saber se és concursado e se teu salário tem algum penduricalho a mais???
Te consideras tão inteligente que parece desconhecer como funciona o recebimento de recursos do FUNDEB, sendo que sempre que houver aumento de demanda, haverão mais alunos cadastrados no censo, que é o indicador para o cálculo da destinação dos recursos, ou seja, a destinação de recursos será MAIOR. E convenhamos, com a MERRECA que o dito professor oferece como salário aos educadores, haverão GRANDES escolas,inúmeros alunos e RAROS professores.
E, outra coisa: se realmente faltar recursos que a TRANSPARÊNCIA, A DECÊNCIA E A COERÊNCIA desse governo, como declara seu "grande" líder,SEJAM AMPLAMENTE DIVULGADAS e apresentadas, que o governo FEDERAL contribuirá com esse governo miserável, que não possui recursos suficientes, por isso DESAPROPRIA prédios e os deixa ociosos por anos e anos, proporcionando a empresas privadas a ocupação dos mesmos e pagando a conta de luz, água,...

SENHOR PERDOAI OS CEGOS DE PLANTÃO!ELES SÓ ENXERGAM O DINHEIRO DO POVO EM SEUS BOLSOS, CONQUISTADO PELO APOIO DAS MÃOS

Anônimo disse...

ANÔNIMO DAS 22:35 PARABÉNS PELO COMENTÁRIO E, TALVEZ, A TÍTULO DE ELUCIDAÇÃO DA IGNORÂNCIA DE MUITOS QUE ESCREVEM NESTE BLOG, A LEI ORGÂNICA FOI RASGADA PELO ATUAL MANDATÁRIO, QUANDO DO EVENTO DO NÃO INVESTIMENTO DOS 35% NA EDUCAÇÃO. ESPERAR O QUE ENTÃO......................................

Anônimo disse...

EPÂ, QUASE PERDI O COMENTÁRIO DO "ILUMINADO" ANÔNIMO DAS 22:21, SOU CAPAZ DE DAR NOME E SOBRENOME OU NÃO SERÁ PRECISO? CALA A BOCA E PÁRA DE MENTIR, ALÉM, É CLARO DE PUXAR, O SACO PARA CONTINUAR DE C.C, ASSIM COMO FICASTES EM OUTROS GOVERNOS. PENSA QUE TODO MUNDO É BOBO. TUA MÁSCARA JÁ CAIU. SABES QUAL É TEU IBOPE? TENS É UM BAITA RECALQUE COM OS PROFESSORES MUNICIPAIS, POR QUE NÃO FAZ UM CONCURSO PARA VERMOS, TANTO QUANTO TUA MULHER, QUE NÃO APROVA. PENSA QUE NÃO TEMOS MEMÓRIA? DEIXA DE SER RIDÍCULO AO ELOGIR O ROGÉRIO DE MORES QUE É TEU DESAFETO (AGORA NAS COSTAS COMO É TEU ESTILO). É CLARO QUE NENHUM SERVIL DO TODO PODEROSO SE ANIMA EM CONTRARIÁ-LO, MUITO MENOS TU DISFARÇADO. TEUS DIAS ESTÃO CONTADOS!!!!!!!!