Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Condenado o Prefeito de São Borja por publicidade pessoal com recursos públicos

20 de out. de 2011

Condenado o Prefeito de São Borja por publicidade pessoal com recursos públicos

A 4ª Câmara Criminal do TJRS condenou nesta quarta-feira (20/10), pela manhã, por unanimidade, o atual Prefeito de São Borja, Mariovane Gottfried Weis, por ter se autopromovido com recursos do Município na publicação Perspectivas, entre julho e setembro de 2007, e em publicidade em TV de alcance regional, acontecida nos meses de novembro e dezembro do mesmo ano. Os dois períodos são relativos ao primeiro mandato no cargo.
A pena foi fixada em 2 anos e 11 meses de reclusão em regime aberto, substituída por Prestação de Serviços à Comunidade e multa de 10 salários mínimos. Também por unanimidade, foi imposta a suspensão dos direitos políticos por cinco anos e, por maioria de votos, à perda do cargo público.
A decisão terá vigência após o trânsito em julgado (quando esgotadas as possibilidades de recurso).
A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público com base no art. 1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67 que explicita ser crime de responsabilidade dos Prefeitos Municipais apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio.
A respeito do informativo da Prefeitura de São Borja, chamado Perspectivas, observou o Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, relator, referiu a inclusão de 27 fotografias do Chefe do Executivo, associadas a matérias laudatórias à administração que realizava. Entendeu o magistrado que a publicidade desbordou em muito do que haveria de ser sua finalidade, de meramente informar.
Afirmou ainda o relator durante o voto proferido em sessão que o Informativo às escâncaras, enveredou para a promoção pessoal do réu, Prefeito Municipal, contrariando o disposto na Constituição Federal de 1988, art. 37, § 1º: - a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizam promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Em relação à publicidade veiculada na RBS TV regional, intitulada TÁ MELHOR, considerou o Desembargador Marcelo absolutamente desnecessária e despropositada, não fosse o objetivo de promoção pessoal, o aparecimento, quase ao seu final, quando cuidava de obras nas escolas, da figura do réu em meio a crianças, estudantes. O magistrado entendeu claro, também, o desvio da renda pública, tanto que o pagamento da promoção pessoal se deu com verbas do Município.
O Desembargador Gaspar Marques Batista acompanhou integralmente o voto do relator e destacou que o colegiado tem decidido historicamente pela condenação em casos idênticos.
O Desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, Presidente da 4ª Câmara Criminal, também acompanhou o relator na maior parte do voto. Mas divergiu em relação à decretação da perda do cargo. Entende o Desembargador Aristides que a perda do cargo prevista na lei só se aplica ao mandato político que estiver transcorrendo durante a ocorrência dos fatos.
O Prefeito Mariovane esteve presente à sessão de julgamento.
Proc. nº 70026365197

18 comentários:

Anônimo disse...

Há quem diga que tal decisão trará consigo o terrível EFEITO ORLOFF, ou seja, o de São Borja, será o daqui amanhã.Antes e Depois é?

Anônimo disse...

felice este arrepiou em seu derrire tem procedencia

Anônimo disse...

Bastante significativo o último parágrafo que trata da perda do cargo QUANDO O MANDATO ESTIVER TRANSCORRENDO DURANTE A OCORRÊNCIA DOS FATOS.Mas então...

Anônimo disse...

pelo visto são borja não vencerá...

Putz...........................f.............f...........f. disse...

?????????????????Lá os fiscais estão funcionando.
Se a moda pega, tem muito e muito prefeito que não vai poder concorrer o ano que vem.
Tem outros que em fim de mandato também podem ser questionados sobre propaganda pessoal com dinheiro do POVO.
Tem mais outros que mesmo que terminem o mandato ficarão inelegíveis por alguns anos.
Quem viver........................verá........
Lá os órgãos de fiscalização fazem JUS ao salários pagos pelo POVO.

Teresa Elisa Ramos disse...

Se a moda pega!!!!O quê acontece lá?Pois o coleguinha daqui faz muito pior,agora mesmo nas casas do loteamento João Paulo II,Obra do governo FEDERAL e administrada pelo municipio,o povo que recebe as casas tem que ir lá na pracinha e ficar batendo palmas para o prefeito e esposa que ficam em cima do palanque colocado especialmente para isto.O pior é aguentar o blá blá blá até com o Paulinho Vargas de animador e líder da clack,passando em todas as ruas "chamando"o povo.O programa de tv e de radio aqui não é auto promoção pago com o nosso dinheiro?Qual é a diferença??ME EXPLIQUE,POR FAVOR.

ACORDA PT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse...

Agora vcs que acham que tudo esta bem, pensem um pouco??????????? viu como vcs não fazem nada???????.Ficam oarados, olhando as coisas acontecerem.

Intocavel disse...

E este programa do nosso REI, onde ele fala mal das pessoas, coloca a honra em jogo, e nós pagamos, tambem pode ser enquadrado então??????

Anônimo disse...

Aqui em Uruguaiana temos todo sob controle, claro que sabendo muito bem que este tipo de sentencias no TJRS tem que demorar uns 4 anos pra sua execução. (que mal faz?).

Anônimo disse...

Foi publicado em jornal de circulação diaria edital da prefeitura de Uruguaiana dando ciência dos novos valores (sem licitação)para as radios Am e Fm,"mensagens do município??" RS 3.000,00 para cada uma e o dobro para onde é transmitido o programa;também o aumento dos valores do programa do prefeito as quintas.RS 3.750,00 e o novamente o dobro para uma delas.Os valores somados perfazem a quantia MENSAL de Rs 33.750,00 ou seja RS 405.000,00 (quatrocentos e cinco mil reais) por ano.Para televisão alguns dias atras foi publicado um "extra" de RS 80.000,00 mais o aporte mensal,a soma das TVS é maior que o das rádios.É de conhecimento de todos o carater de promoção pessoal.Será que a lei para São Borja é diferente?

Cassalçao Já!!!!!!!!!!. disse...

Fiquem tranquilos, aqui pode que não façam nada, mas aguardem, temos novidades pr breve.

Anônimo disse...

a pREFEITURA COMPROU O ACERVO DE LIVROS VELHOS QUE JÁ HAVIAM SIDO DOADOS PARA A PREFEITURA PELO CAIXEIRAL, A FORMA ENCONTRADA PELO ALCAIDE PARA AJUDAR O CLUBE QUE ESTÁ A FALENCIA, ESTE RECURSOS SERVIRÁ PARA AS REFORMAS DO CLUBE QUE ESTÁ TOMBADO, MAS O COMERCIAL NÃO TEVE A MESMA AJUDA POIS O PRESIDENTE ATUAL PAGOU PARA RECUPERAR O CLUBE DO PROPRIO BOLSO MAIS DE 200.000,00 E A PREFEITURA QUE EM NADA AJUDOU O CLUBE SEMPRE ALI FAZ SUAS FESTAS E RECEBE AUTORIDADES MAS É SEMPRE ASSIM O ALCAIDE SEMPRE ENCONTRA UMA FORMA DE USAR RECURSO PUBLICO EM COISAS PRIVADAS, E A FORMA PARA PAGAR ESTA AJUDA FOI A AQUISIÇAÕ DE UM ACERVO DE LIVROS VELHOS POIS HOJE COM A INTERNET NEINGEUM LÊ LIVROS ANTIGOS USA-SE O GOOGLE, E A WILKMEDIA E JÁ SE SABE TUDO, MUITO MAIS RÁPIDO AGORA ELE VAI COMPRAR O ACERVO DA PUC VEJAM SÓ

Anônimo disse...

Quem consultar as despesas com publicidade que por lei encontram-se arroladas no portal transparência ficará espantado.Somem e vejam que chega fácil a muito mais de meio milhão de reais.Pobre Uruguaiana pobre,SOCORRO. até quando?

Anônimo disse...

Temos quem DOM CORNEONI????????

Responda ai editor: seria a quadrilha do blog???

Sim pois a expressão TEMOS NOVIDADES PR BREVE deixa claro que é mais de um e assim é uma quadrilha que conspira diuturnamente de forma covarde e sorrateira.

Pensando que os demais blogueiros concordam com tais procedimentos. E N G A N A M - S E

Atenção medicos, cumpram o dever de trabalharam
a carga horária pela são pagos
mensalmente e pela todos que
já se aposentaram recebem.

Anônimo disse...

Não te irrita genera das 08:34.Vai pra praia vai.

Joao Neto disse...

Publicidade pessoal seria se bem entendo eu disso...VEJAM: eu colocar a foto da minha mulher, imagem de anos e anos atrás, linda como ela só...E a voz de fundo um radialista com voz suave: Ela era assim.

E segundos após fixar a imagem na tela de uma fotografia atual e a voz grave dizendo ficou assim...Isso sim, no meu bem entender seria publicidade pessoal. Vero???!!

Barnabé disse...

Vai trabalhar secretário inoperante (08:34). Cuida do teu casamento com a sobrinha pois será tua salvação.

Anônimo disse...

Bah, joão Neto mas ai seria o cúmulo esta tal publicidade pessoal, kkkkk!

E, ai óó pobre homê...ia pedir indenizasom??