Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: A MAQUIAGEM DA FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL - por José Clemente/Uruguaiana

21 de dez. de 2011

A MAQUIAGEM DA FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL - por José Clemente/Uruguaiana

A imprensa anuncia que a Prefeitura formou 50 novos Guardas Municipais. Dizem as informações que os agentes tiveram formação de 540 horas aulas de qualificação e “capacitação”.
Como podemos afirmar que a nossa Guarda Municipal esta FORMADA E CAPACITADA, se a formação está em desacordo com a previsão da MATRIZ CURRICULAR NACIONAL PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS, para a formação em Segurança Pública. Diretriz esta do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP.
A Guarda de Uruguaiana, não teve nenhuma das aulas práticas da execução de tiro, a imposição legal está no mesmo diploma citado, item 4.4 (Emprego de Equipamentos não letais e Letais), visto que o município de Uruguaiana possui mais de 50 mil habitantes e por imposição da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), os agentes de Segurança da GM, possuem inerente a sua função o Porte de arma em serviço.
A carga horária da Formação das Guardas Municipais de 476 h/a está estabelecida na mesma Matriz Curricular, informando ainda o total desta carga horária com a Disciplina Optativa: 536 h/a / 576 h/a. Verificando a informação da dita formação última de 540 horas, nota-se claramente que optou-se pela Disciplina Optativa.
São 320 disparos de revólver calibre 38 para cada agente, conforme previsto no item 4.4.2, com carga horária prevista total de 44 / 84 horas, e verificando o número de 50 agentes “formados”, “capacitados”, totalizaria 16 mil tiros. Onde está a “maquiagem”:
Verifica-se o anúncio da formação dos Agentes em 540 h/a, ora, se estes não tiveram as aulas práticas de disparos de arma de fogo, como podemos afirmar FORMAÇÃO e CAPACITAÇÃO, uma vez que a carga horária total sem a disciplina optativa se daria em 476 h/a. Notadamente seria “maquiar” para que talvez tacitamente pudessem achar que receberam tal instrução prática. O prejuízo nisso: Os Agentes da Guarda Municipal, não poderão usar armas de fogo em sua função, sendo que isso vem de encontro a sua própria segurança pessoal, uma vez que estes trabalhadores (as) prestarão seus serviços nos mais diversos próprios públicos municipais, com as mais variadas situações e adversidades da função e os perigos do exercício fático da atividade. “Como prestar segurança, se não se tem a própria segurança”.
As Guardas Municipais fazem parte do SUSP (Sistema único de Segurança Pública), não podem elas estarem tuteladas ao entendimento deste ou daquele, a norma é rígida, cabal para sua formação, sob pena de um grave prejuízo a sociedade. De quem é a responsabilidade da precária formação: cabe ao Município contratar e viabilizar condições e meios para a formação, neste caso o município de Uruguaiana, optou pela Fundação da BM/RS para a Formação e Capacitação dos Guardas Municipais, ocorre que o município não se apropriou das reais necessidades e aportes financeiros para a totalidade da formação, sendo que obdicou da instrução da prática de disparos de arma de fogo aos seus agentes de segurança municipal. Cabe salientar ainda que o município possui uma Secretaria de Segurança e Trânsito, logo, subentende-se que o Gestor Municipal e o detentor da pasta de Segurança, são os responsáveis por este fato, em razão da não previsão da efetiva formação.









14 comentários:

Anônimo disse...

É CASO DE POLICIA.

PALADINO disse...

Em Uruguaiana está instalado o FELICISMO. Imagino no próximo desfile de sete de setembro a guarda municipal desfilando com passo marcial e a cabeça virada para o palanque oficial, ´possivelmente um braço levantado. Os estandartes e os símbolos estão sendo confeccionados. Por favor leiam o conceito de PSICOPATA no último TRIBUNA, entenderão tudo.

Anônimo disse...

A Inveja é o pior corrosivo ela corrói
todo o ser humano e deixa marcas visiveis , como estes que mal dizem o nosso prefeito.

Anônimo disse...

coloco-me a disposição e assino embaixo as palavras do ver. clemente, não podemos deixar que seja passado a sociedade, tal situação, só nós sabemos quanto é necessário, o aperfeiçoamento dos servidores na area de segurança, nunca acontece nada, mas quando acontecer , temos que estar preparados e treinados para tal situação. o ocorrido é desleicho com a segurança publica.

Anônimo disse...

Sr. Clemente sou pai de um desses Guardas Municipais,e, pelo que me consta,esta muitíssimo enganado, eles tiveram treinamento de tiro, SIM, não deprecie todo o trabalho de sua corporação ao ensiná-los,e ainda, o esforço de cada um desses(as)que passaram com méritos neste concurso.

Bugio da fronteira disse...

Como esteticista ele dá de dez a zero na Ana Gladis e na Carlinda juntas.

Anônimo disse...

Tiveram instrução de tiro? e onde foi?
Só quero ver essa tal guarda municipal...azaa prefeito vai ter 50 seguranças particular...

José Clemente da Silva Correa disse...

Meu amigo não sou anônimo, me identifiquei, e não seria leviano de afirmar uma coisa dessas, volto a repetir,os últimos 50 GM de Uruguaiana, formados na segunda-feira não fizeram nenhuma aula prática de tiro. Ao anônimo das 17:44, deve perguntar ao próprio filho pois se eu não denunciar mais este descaso, poderá o seu filho inclusive futuramente ter seus prejuízos. Me coloco a disposição para comprovar o que estou afirmando. A Brigada Militar inclusive alertou para isso.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER, QUE DEVIDO A ESTÁ DECLARAÇÃO DO NOSSO VEREADOR, AS MEDIDAS LEGAIS DEVERÃO SER TOMADAS, PARA APURAR AS FRAUDES LEVANTADAS, AS QUAIS SE COMEÇAREM A PROCURAR VÃO PERCEBER QUE O ? SEGURANÇA AS FAZ DESDE O INICIO DE SUA GESTÃO.

Anônimo disse...

chinelão é chinelão mesmo. é só abrir a boca e exala o analfabetismo, ignorancia e insanidade.

que não foi bem criado será sempre um estupido irrecuperável;

é de chamar atenção que a brigada militar tenha conhecimento de irregularidades e seu comando não tenha ingressado nos órgãos competetentes (ou não) para que como funcionários pagos mensalmente por nós contribuintes cumpram o dever de ofício.

se é como rabiscaram aqui neste blog, é uma bagunça total.

só denuncias de esquina em esquina, de blog em blog nós povo-contribuinte nunca teremos o serviço público de qualidade que pagamos.

Anônimo disse...

a que ponto chegou o destino de Uruguaiana,

pois segundo leio aqui neste blog diariamente,

esse tal guarda clemente nao é merecedor de credibilidade pois tem uma trajetória muito complexa.

"nosso vereador como escreveu o anônimo, NÃO, esse guarda não é meu vereador, pega pra ti que gosta desse tipo de personalidade.

eu só tenho a minha família há 36 anos.

é por essas e tantas outras que DEVEM FECHAR ESSA PICARETAGEM DE ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE GUARDAS.

aliás quem fiscaliza esses picaretas que se dizem instrutores de escolas de guardas????

conheço muitos brigadianos que se aposentam ou não e instalam escolinhas de segurança.

Anônimo disse...

sou guarda municipal desde 2004, e parece que vai terminar a gestão do sr. prefeito felice e ele ainda assim, não vai ter a sua altura , um secretário de segurança pública, pois é lamentavel, tinhamos tudo ao nosso favor, para sermos uma guarda modelo em segurança publica, na fronteira oeste, só nos furtaram um secretário que vestisse(vestir) e assumisse realmente suas funções, temos um time que sabe o que realmente é estar empenhado na segurança e vem ai um reforço significativo de 50 bons guardas que sabem o que querem. só nos deixem trabalhar para e pela comunidade.jcgr.

Anônimo disse...

Eu não consigo acreditar que as pessoas ainda se iludam com as coisas que o prefeito fala, imagina só como ele gosta de mentir falou aos quatro cantos que ja estava assinado as gratificações por termino de curso para os guardas municipais, uma mentira descarada alias duas pq os coitados dos guardas que são pessoas muito importantes para a nossa população,não concluiram o curso de formação, sendo de certa forma mais uma forma de descaço do prefeito sanchotene felice que tudo sabe e que tudo é o melhor, me desculpem os que o adoram mas preciso dizer senhor felice deixa de mentir e faz as coisas da maneira correta termine o que começa, pois a guarda tem que ser mais valorizada e dessa forma esta perdendo todo o prestigio dos municipes, Parabens vereador clemente precisamos de pessoas que nem o senhor para fazer as coisas que estão erradas aparecer

jakare disse...

Isso tudo não passa de bla, bla, bla.

Pois todos nós sabemos que esse negócio de guarda municipal, azuisinhos, ou seja la como chamam, NÃO DEU CERTO EM LUGAR NENHUM no BRASIL
INTEIRO.

Tem mais é que botar os brigadianos na rua, a pe, junto com o a polícia civil que também não faz o que deveria pela comunidade.