Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana - Estudo aponta dificuldades dos deficientes físicos

10 de abr. de 2012

Uruguaiana - Estudo aponta dificuldades dos deficientes físicos

O fuzileiro naval reformado Irani Coelho Fernandes está concluindo a elaboração de um projeto sobre “acessibilidade – um direito que tarda é um direito negado”, título de sua monografia de pós-graduação em especialização em gestão social, políticas públicas e rede de defesa de direitos. Há três anos em uma cadeira de rodas devido a um acidente automobilístico, Irani Fernandes sente na própria pele a dificuldade de transitar pela cidade. Com o trabalho ele busca chamara a atenção da sociedade e órgãos públicos e privados para que passem a ajudar a tornar Uruguaiana acessível a todos. Irani contando com o apoio do SESC, APAE e Esplanada da Inclusão promoverá o levantamento abrangendo todo o município, sede e interior, apontando o conjunto de dificuldades e possíveis soluções. A Lei 10098 estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, incluindo também idosos, anãs, obesas e gestantes ou com filhos no colo. O autor critica as calçadas mal conservadas, a inexistência de rampas ou inapropriadas, banheiros públicos sem acesso ou a devida adaptação, falta de sinalização que facilite o trânsito ou estacionamento destinado a cadeirantes ou idosos, transporte público sem elevadores especiais, ausência de brinquedos adaptados nas pracinhas, entre outras tantas carências às pessoas necessitadas. Irani espera que o estudo sirva de matriz de debate e solução para o município e outros que possam seguir as adaptações fundamentais aos portadores de deficiência. (Matéria exclusiva TRIBUNA).

7 comentários:

Carlos Antônio Silveira disse...

Parabéns ao Seu Irani pelo trabalho e exemplo de vida.

Anônimo disse...

Esse projeto ja nao e do Risso?

ANTONIO RATO disse...

Procede o texto sobre o pensamento do Seu Irani, aliás, seu não, capitão fuzileiro Naval, é assim que eu o chamava quando fui soldado fuzileiro naval. foi na marinha que o conheci.

Uruguaiana padece de atualização no campo das preocupações com pessoas com necessidades especiais.

Pessoas que só tem como meio de transporte uma cadeira de rodas sofrem muito.

Na cidade onde moro há rampas em todas as esquinas para facilitar a vidade dessas pessoas cadeirantes.

Os mercados disponibilizam cadeiras motorizadas para essas pessoas fazerem suas compras.

Há IGREJAS QUE cumprem a lei fazendo rampas de acesso. O que infelizmente a maioria dos prédios públicos DESCUMPREM A LEI NÃO fazendo estas rampas previstas em lei.

Inclusive na Justiça federal, estadual e ministério público, a câmara de veredores, a prefeitura e tantos outros órgãos públicos.

Na cidade onde moro os ônibus de linhas municipais já estão oferecendo veículos com por especial e elevadores.

Anônimo disse...

Há muito esperamos por alguém que felizmente teve a coragem de se manifestar à respeito desse assunto.
Parabéns! É louvável de tua parte. Creio que toda a população está sofrendo com isso, principalmente com o que citaste: os deficientes, os idosos, as crianças, porque não existe um programa de embelezamento também nessa parte.
Agora temos ruas melhoradas, mas precisamos completar com as calçadas melhoradas para todo o tipo de necessidade.
Na nossa Capital existe projeto e lei intimando os moradores num certo espaço de tempo a consertar suas calçadas e o governo faz a parte que lhe toca.

ANTONIO RATO disse...

AQUI terceira turma de 70 - irani: quem sabe uma canditura que muitos chamam terceira via? honestidade não te falta. carater não te falta. honradez não te falta.

ta na hora de pensar no assunto. chega dessas figuras carimbas por várias eleições e sempre repetitivas que nunca deram o resultado que a população precisa.

sou da reserva não remunerada. sou advogado, teologo e economista.

ad sumus;

Anônimo disse...

irani é um homem que sempre cumpriu a lei. sempre foi honesto. entrou como recruta no corpo de fuzileiros. é realmente a melhor indicação para prefeito. muito melhor que todos até aqui elencados.

ta na irani. abraça essa causa. que nós estaremos de pé e a ordem.

também sou ex fuzileiro naval, hoje sou advogado e moro no rio de janeiro. mas meu título continua em Uruguaiana. se preciso eu e minha familia vamos votar ai.

Anônimo disse...

irani, raspa o bigodão e te candidata. tu sim poderá ser o cara. terás nosso voto e uruguaiana finalmente vai ter um governo autero, probo e de progresso para todo o povo sacrificado.

Irani prefeito já.