Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Poeta Soares Tubino é nome de Praça - Uruguaiana.

29 de mai de 2012

Poeta Soares Tubino é nome de Praça - Uruguaiana.


A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na terça-feira, dia 29/5, o projeto-de-lei de autoria da ex-vereadora Josefina Soares (PP)  que denomina ALCI SOARES TUBINO a  praça localizada na esquina da avenida Duque de Caxias com a rua Prado Lima.
A vereadora justificou que o pedido de homenagem ao ilustre poeta uruguaianense contribui com a cultura local. Soares Tubino levou o nome de Uruguaiana ao reconhecimento nacional através de poemas, cronistas e artigos. “Tubino, cidadão de ilibada conduta, foi funcionário público exemplar e humanista convicto. Referência cultural para crianças, jovens e adultos, o poeta merece reconhecimento e homenagem”.  
O uruguaianense Alci Soares Tubino, filho de Mortimer Baptista Tubino e Maria das Dores Soares Tubino, nasceu no dia 17 de junho de 1932. Autodidata, o poeta contribuiu com os jornais A Fronteira, em 1948, e A Vanguarda, em 1953. Tubino foi um dos fundadores da Academia Uruguaianense de Letras, em 1957. Foi redator do jornal A Platéia, de Santana do Livramento, e mais tarde publicou as seguintes obras literárias: Gonçalves Vianna e seu universo poético (ensaio, 1988); Antemanhã (poesia-1992) e a Antologia da Poesia Uruguaianense (1996). Exerceu as seguintes profissões: foi alfaiate, comerciário, repórter e, finalmente, funcionário público municipal, tendo se aposentado após cumprir 36 anos de efetivo serviço na Prefeitura Municipal de Uruguaiana.              
      Em 1982, Alci Soares Tubino fundou o Clube de Artes de Uruguaiana. Ao trabalhar no Centro Cultural Dr. Pedro Marini auxiliou e organizou a Sala do Autor Uruguaianense. Foi colaborador e participou de inúmeras antologias e clubes literários em todo país. Por muitos anos, suas crônicas - Reflexos da Semana, foram lidas aos sábados no programa Grande Jornal da Manhã na Rádio Charrua AM, apresentado por Antônio Souza; e nas sextas-feiras, no quadro Histórias da Vida, no Jornal da Tarde, apresentado por Edison Rebés, na mesma emissora. O poeta Alci Soares Tubino faleceu em Uruguaiana, aos 77 anos de idade, no dia 20 de junho de 2009.


Um comentário:

Luiz Antônio Lopes disse...

Bom colega e bom ser humano, merecida homenagem da vereadora Josefina Soares ao nosso poeta.