Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Empresas restringem ilegalmente o acesso de motoristas ao emprego.

23 de nov. de 2012

Empresas restringem ilegalmente o acesso de motoristas ao emprego.


O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS – Sindimercosul informa que está agindo em defesa dos direitos dos trabalhadores visando impedir que as empresas de gerenciamento de risco e seguradoras de carga se utilizem de informações pessoais alheias ao exercício da função, para impedir que estes profissionais tenham acesso ao mercado de trabalho. Segundo o presidente do Sindicato, Jorge Luiz Frizzo, isso ocorre porque a presença do nome do motorista em tais cadastros como SPC e SERASA são diretamente ligados pelas empresas a idoneidade do trabalhador, ferindo a intimidade dos mesmos.  “O endividamento da população brasileira também é fato público e notório, sem que haja qualquer ligação com a capacidade para exercer a função de motorista de transporte de carga de alto valor. Assim, não há aumento do risco coberto pela seguradora simplesmente pela existência de dados do motorista nos cadastros negativos, além disso, sem emprego, o trabalhador não tem como pagar dívida”, declara.
O Ministério Público do Trabalho está com seis ações civis públicas em andamento contra gerenciadoras de risco e seguradoras que fazem uma varredura na vida dos motoristas e organizam um banco de dados com informações pessoais a respeito desses profissionais. Jorge Frizzo informa que o Sindimercosul recebe pelo menos 20 reclamações por mês de motoristas que não conseguem ou perdem o emprego por causa de restrições. “As empresas devem tomar medidas para se proteger. Mas cadastros de crédito, embora públicos, não podem ser usados para restringir o acesso a emprego, principalmente nesse caso, isso é grave e vamos lutar junto ao Ministério Público do Trabalho para resolver”.

6 comentários:

Anônimo disse...

tá mas e o sindicato naum vai fazer nada em relação a esta lei discriminatória que tacha de assassinos os motoristas profissionais que só podem rodar 11 horas?
enquanto os outros motoristas podem rodar a vontade?
ação direta de inconstitucionalidade é o nome da ação -ADI
somos ou não somos todos iguais perante a lei??
CF/88
ou o sindicato é pelego ???
ou só quer o dinheiro dos motoristas???
socorrooooooooooooooooooooo
tão acabando com a profissão despois naum adianta reclamarem dos trens
tem que se f* mesmo

Anônimo disse...

Fui vítima de inúmeros roubos de carga de caminhões de combustível, de adiantamentos . Fali... Para que outros não tenham que fechar as portas precauções são necessárias. Os honestos ficam os desonestos melhoram.

ANTONIO disse...

E O SINDICATO NÃO VAI FAZER NADA PELOS TRABALHADORES EM RELAÇÃO A ESTA LEI QUE PÕE EM VERMELHO ESCRITO NA TESTA DO MOTORISTA: "ASSASSINO DAS ESTRADAS"
PORQUE OS MOTORISTAS PARTICULARES PODEM RODAR MAIS QUE OS PROFISSIONAIS?
SE NÃO MUDAR SOU MAIS UM A DEIXAR DE SER MOTORISTA EMPREGADO.
TE MEXE SINDICATO, FAÇA ALGUMA COISA PELOS TRABALHADORES!

Anônimo disse...

estes "sindicalistas" só querem saber de mamar nas tetas dos motoristas e puxar o saco dos fiscais

Anônimo disse...

bóóóóó

Anônimo disse...

axo que sem sindicato a gente estava melhor
essa gentalha só quer nosso dinheiro e defender a categoria que é bom nada
só querem saber de contribuiçao sindical e justiça, total depois quem fica sem emprego nao sao eles mesmos
onde se viu dizer quantas horas a gente pode trabalhar que país e este?