Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Fernando Tarragó: um médico dedicado aos humildes – Uruguaiana.

24 de dez. de 2012

Fernando Tarragó: um médico dedicado aos humildes – Uruguaiana.




O Tribuna conversa com o médico José Fernando Tarragó, outro recordista em mandatos e que já exerceu o cargo de vice-prefeito de Uruguaiana, no período 1993-1996, no governo Eloy Trojan. Em 2000, Fernando Tarragó concorreu a prefeito. Em 2004, conquistou 2.132 votos como candidato à vereança. Após, foi reeleito em 2008 com 1.772 votos e, em 2012, obteve 1.676 votos. Nascido em 27 de agosto de 1944, Tarragó é casado e tem três filhos: Thiago, Cristina e Fernanda Tarragó; e dois irmãos Homero Tarragó e Nair Tarragó                            
Tribuna - Quais os fatores que contribuíram para sua votação?
Dr. Fernando Tarragó: O fator principal foi o número de pacientes que eu atendo principalmente pelo SUS, que reconhecem o meu trabalho nessa área social, e fizeram a opção pela minha pessoa. Atendo cerca de 70 pessoas por dia, eu trabalho por eles. O meu número maior de votos foi pelo meu trabalho, realizado na área da saúde e na Câmara de Vereadores. Estou indo para o 5º mandato, creio que metade dos votos da casa legislativa foram meus, pois além dos processos administrativos, também atendo desde trocar uma lâmpada, dentre outros, acredito que eles reconhecem isto em mim.
Tribuna - Em seu entendimento, qual é o papel e tarefa principal de um Vereador?
Dr. Fernando Tarragó: O vereador hoje tem que ter conhecimento muito grande das leis, não dá mais para ser um vereador que seja só representativo. Nada contra as pessoas representativas de uma classe, isso é muito válido, é fundamental. Mas o vereador tem que ter um conhecimento geral muito grande, e procurar atender toda a população, atender o todo, e não apenas uma classe.
Tribuna - Quais são seus principais projetos?
Dr. Fernando Tarragó: Eu não sou de fazer projetos, porque acho que já existem leis demais, e que não são cumpridas. Antes de criar um projeto, temos que pensar muito bem como vai funcionar essa Lei, fazer uma lei que não funciona, que não tem utilidade, só pra dizer “eu criei”, eu não sou de acordo. Sou muito de dizer, “que eu faço uma Lei para uma coisa que seja uma necessidade que surgiu no momento, e que a gente possa tirar algum proveito, que seja útil”. Um Vereador não pode criar leis que tenham custo, dentre outras regras, então é complicado realizar algumas coisas.  
Tribuna - O que a população pode esperar deste 5º mandato?
Dr. Fernando Tarragó: Eu gosto da participação política, mas eu sou médico. A população pode contar comigo para tudo aquilo que eu possa fazer pela saúde de Uruguaiana, pela melhoria do município. Eu acredito que na minha idade me tornei uma liderança e que tenho muito prestígio da população, e isso faz com que algumas coisas aconteça. Nunca precisei ir na mídia para dizer o que fiz e não fiz, de repente isso pode ate ser um erro meu, mas eu gosto de fazer e não de contar que fiz.
Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?
Dr. Fernando Tarragó: Acredito que é mais fácil resolver aquelas coisas que ficaram mal resolvidas, do que criar outras. Eu tenho certeza que o Prefeito vai pensar dessa maneira, ele dará continuidade aos projetos que ainda não estão inacabados.
Tribuna - Quais são as maiores carências e o que se pode destacar?
Dr. Fernando Tarragó: O município melhorou bastante em vários setores, uma delas foi o ensino infantil, Uruguaiana tomou uma dianteira e criou mais de 8 mil vagas, e agora o RS está querendo fazer isso. A saúde, a Santa Casa melhorou maravilhosamente bem, a tecnologia hoje possibilita que possamos atender um número maior de pacientes do que antes. O setor de trânsito, agora temos muitas reclamações devido as obras, mas isso é para a melhoria. O município ainda pode melhorar em algumas coisas, por exemplo, a saúde básica, a saúde dos postinhos, onde vamos brigar por isso agora, ou se monta PFS ou se monta um quadro de saúde, preparado para atender à população.

Tribuna - Considerações finais:
Dr. Fernando Tarragó: Eu espero que Uruguaiana fique cada vez mais linda, com melhores condições de vida, e que possa ajudar para isso, e a população também. A população tem que estar unida para que tudo se realize, para termos uma cidade melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olhem o que li na página 4 do Diário da Fronteira de sábado, dia 22/12, contratação de empresa por R$ 42 mil para pintar a estação férrea – obra já executada, CONTRATAÇÃO POR R$ 18 MIL DA ATLETA DAIANE DOS SANTOS PARA PALESTRA (A MAIS CARA DO MUNDO), Contratação de Mário Jóias por R$ 4 mil mensais, Contratação de empresa por R$ 49.800,00 para reforma na universidade do trabalho, obra que já foi inaugurada, Compra de um piano por R$ 406.503,00; Contratação de empresa para ar condicionado no teatro por R$ 336.900,00. E os funcionários da Santa Casa nem receberam o salário e nem o décimo terceiro?

Anônimo disse...

TEM UM ERRO...o Dr. FERNANDO tem 3 irmãos, Homero Tarragó - Ana Maria Tarragó - Maria Teresa Tarragó, seus pais Homero Tarragó e Nair Lunardi Tarragó.