Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Câmara de Conciliação do Sindimercosul auxilia caminhoneiros – Uruguaiana.

19 de set. de 2013

Câmara de Conciliação do Sindimercosul auxilia caminhoneiros – Uruguaiana.



Uma prestação da geladeira nova que não foi paga, uma multa de trânsito leve ou um processo civil ainda não concluído podem impedir que um motorista empregado ou caminhoneiro autônomo não consiga carregar. Tais situações têm sido utilizadas como barreiras pelas gerenciadoras de riscos (empresas contratadas por transportadoras), que se tornaram responsáveis pela avaliação do perfil do motorista, ditando quem pode e quem não pode carregar uma determinada carga. Por conta desse poder, o Sindicato dos Trabalhados em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS - Sindimercosul questionou na Justiça e conseguiu uma liminar proibindo tais ações.  Com isso, o Sindicato e as empresas de gerenciamento de risco criaram uma alternativa para ajudar os trabalhadores e assim evitarem uma disputa judicial.
Para evitar que os trabalhadores fiquem fora do mercado de trabalho, o Sindimercosul trabalha através da Câmara de Conciliação, onde as gerenciadoras de riscos e motoristas chegam a um consenso para não discutir a questão na Justiça.
As conciliações acontecem dentro do sindicato, em Uruguaiana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas através de contato direto com a Câmara em São Paulo-SP. Nesta última quarta-feira, (18) o Sr. Nery de Lima teve sua situação regulariza através da Câmara junto empresa gerenciadora de risco OpenTech, já que no sistema da mesma constava restrições. Ao todo ja foram atendidos cerca de 40 trabalhadores e todos tiverem seus cadastros atualizados e liberados. Segundo o Presidente do Sindimercosul, Jorge Luiz Frizzo todo motorista pode entrar em contato com o nosso sindicato para buscar uma conciliação. Informações podem ser solicitadas através dos telefones da entidade com o Sr. Saulo de Almeida Paz, responsável pela Câmara no Sindicato.

Nenhum comentário: