Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Uruguaiana firma convênio inédito com Cosquín - República Argentina.

27 de jan. de 2015

Uruguaiana firma convênio inédito com Cosquín - República Argentina.



No sábado, dia 24 de janeiro de 2015, às 13h30min, na avenida San Martín, na cidade de Cosquín, na República Argentina, a Delegação de Uruguaiana esteve presente no desfile de abertura do 55ª. Festival Nacional de Folklore, com músicos e cantores participantes da Califórnia da Canção Nativa; a Corte do Carnaval 2015 (Rei Momo: Leandro Ferreira Pedrozo, da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça; Rainha do Carnaval: Lara Patrícia Jardim Garcia, da Escola de Samba Império Serrano; 1ª. Princesa do Carnaval: Bruna Pedroso de Bittencourte, da Escola de Samba Os Rouxinóis; 2ª. Princesa do Carnaval: Andrielle de Lima, da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque); a destaque da Ilha do Marduque, Daniela Reichembach; e integrantes da Escola de Samba Bambas da Alegria. 
Ainda, no sábado, dia 24/01, às 21h, na Sala de Imprensa do Centro Cultural Enrique Brizio; o secretário municipal de Cultura, Rubens Montardo Junior, representando o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, firmou Convênio de Cooperação Cultural com a Intendência de Cosquín - Departamento de Punilla – Província de Córdoba, representada pela intendente Lic. María Rossana Adaglio,  promotora do Festival Nacional de Folklore de Cosquín que está na 55ª. Edição. Também estiveram presentes ao ato; a secretária de Relaciones Públicas e Internacionales, Sara Josefina Escalera; a secretária de Cultura, Exposiciones Ferias y Artesanía, Verônica Graciela Baiz; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; o presidente da 38ª. Califórnia da Canção Nativa do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Machado Stabile; o patrão do Centro de Tradições Gaúchas – CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Emílio Colpo; o presidente da Comissão Municipal de Carnaval de Uruguaiana, Osíris Figueiredo; o articulador do convênio, o poeta e músico, Júlio Machado da Silva Filho; e o arquiteto Carlos Alberto Ferreira do Canto.  Após, às 22h, na Plaza Próspero Molina, com público estimado em 12,5 mil pessoas, aconteceu a abertura oficial do evento, com a execução do Hino Nacional Argentino, pela Orquestra Sinfônica do Festival. A 55ª. Edição do Festival encerrará somente no dia 1º. de fevereiro (Ver programação no site  www.cosquin2015.com)  

Uruguaiana é a primeira cidade brasileira que assina convênio com o Festival de Cosquín, dando mais um passo importante em prol da integração social e cultural com os vizinhos argentinos, política que foi estabelecida como meta pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, que já celebrou convênio com a Sociedade Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana, criando o Balé Municipal, nos moldes do famoso Balé de Brandsen, dirigido pelos argentinos Mabel Pimentel e Oscar Murillo. Também, avançam tratativas de intercâmbio cultural, turístico e econômico com o Governo da Província de Corrientes. Pelo convênio com a Municipalidade de Cosquín, serão implementadas ações conjuntas e integradas, com o comprometimento de  desenvolver programas especiais de intercâmbio cultural, técnico, educativo, turístico e comercial, com ampla divulgações destes nos dois países. Também, estão previstas a realização de espetáculos, conferências e palestras de nossos valores culturais, de parte de Uruguaiana, o carnaval Fora de Época, a Califórnia da Canção, a Califórnia Petiça Internacional, a Feira do Livro, a Semana de Uruguaiana, a Exposição Agropecuária e o Festival Internacional de Corais. Da parte de Cosquín: o Festival Nacional de Folklore, o Pré-Cosquín, Los Poetas que Cantam, e o Festival de Cine, Literatura y Artesanía. Ainda, poderão constar oficinas de canto, dança, instrumentos, artesanato e gastronomia. Todas as ações serão coordenadas pela Prefeitura de Uruguaiana e pela Intendência de Cosquín, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Uruguaiana e a Comissão Municipal de Folklore, respectivamente. Na madrugada de domingo, dia 25/01, na penha principal de Cosquín, tivemos a apresentação da comitiva do Carnaval de Uruguaiana, com carnavalescos da Escola de Samba Bambas da Alegria e a Corte 2015, e dos músicos César Santos, Pedro Guerra Pimentel (vencedor da recente edição da Califórnia) e do Quarteto Coração de Potro, da cidade de Lages (SC). A Prefeitura Municipal de Uruguaiana ficou com um estande na Plaza Próspero Molina, coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, com o objetivo de divulgar nosso Carnaval Fora de Época e a Califórnia da Canção Nativa.

Nenhum comentário: