Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Quem procura, acha no Rio Grande... do Norte, por Valéria del Cueto

30 de ago. de 2016

Quem procura, acha no Rio Grande... do Norte, por Valéria del Cueto

RNGostoso 160825 228 Cavalgada ao por do sol
Cavalgada ao por-do-sol para relaxar e curtir o incrível visual

Quem procura, acha no Rio Grande do Norte

Texto e fotos de Valéria del Cueto
O pernambucano Lenine achou o que procurava! Veio para ser a atração convidada pela Sesi Big Band (antecedida pelo balanço do acordeon cheio de suingue forró jazzístico do sergipano Mestrinho) numas das noites da etapa do Fest Bossa & Jazz – Circuito 2016, em Pipa, município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
O festival aconteceu entre 24 e 28 de agosto, primeiro em Natal e, depois, na lendária praia potiguar, considerada uma das mais lindas do Brasil.
RNBosJazz 160825 074 Lenine cantor Pipa
Show de Lenine foi o ponto alto do Fest Bossa & Jazz, em Pipa
O cantor, compositor e orquidófilo (tão apaixonado a ponto de lançar o CD  Labiata, se referindo a Cattleya labiata, espécie de flores grandes, perfumadas e floridas), aproveitou para ver a floração da Cattleya granulosa, em Touros, a 65 quilômetros ao norte de  Natal, no litoral norte, “onde há uma grande concentração da espécie, belíssima” explicou entusiasmado momentos antes de subir ao palco para sua apresentação diante de um público estimado em 15 mil pessoas pela organização do evento.
RNBosJazz 160825 068 Público Pipa bandeira pernambuco
Público animado e participação política: coro de "Fora Temer" para receber as atrações
O que privilegia o local são as condições provocadas pelos ventos trazidos do Atlântico carregados de maresia. As dunas são o habitat da Cattleya granulosa. Nesse tipo de terreno é produzida uma composição de turfa fibrosa, com a mistura de detritos animais e vegetais na superfície do solo. Semelhante ao xaxim é ideal para seu desenvolvimento, o que explica a concentração da espécie nativa da região.
RNGostoso 160825 121 São Miguel do Gostoso Kitesurf
São Miguel do Gostoso, onde o vento faz a curva, o kitesurf faz a festa
Os ventos que ventam lá são os mesmos que fizeram da tranquila São Miguel do Gostoso um point descrito como o local “onde o vento faz a curva”. Objeto de desejo dos aficionados do kitesurf e do windsurf.
O Gostoso de São Miguel vem de um antigo morador local que recebia hóspedes e visitantes e gostava de contar causos, finalizados por gargalhadas... gostosas. Quando São Miguel se emancipou do município de Touros, passou a ser chamada de São Miguel de Touros. Os moradores, num plebiscito, trocaram o “sobrenome” para homenagear o agora inesquecível Seo Gostoso.
RNGostoso 160824 055 São Miguel do Gostoso pescador jangada e cachorro
No retorno do jangadeiro, o carinho do cão amigo
Já deu para notar que muitas paixões podem trazer você para o Rio Grande do Norte. A indústria turística é carro chefe e vitrine para o desenvolvimento do estado. Mola propulsora para tentar reverter a crise e gerar renda para a população.  Esse é um dos objetivos do Projeto RN Sustentável. Ele investe e capacita, por meio de um acordo de empréstimo do Banco Mundial, agricultores e artesãos. Aprimora suas técnicas e leva para os mercados nacionais e internacionais produtos alimentares como castanhas e geleias produzidas por agricultores familiares, e o rico artesanato local.
RNGostoso 160824 067 Morador mãe e filha São Miguel do Gostoso
Resultados positivos no Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha refletem ações voltadas à população de baixa renda
É com alegria que a comunidade e o governo devem ter recebido a notícia, divulgada nesse último final de semana pela Folha de São Paulo, sobre a o 1° lugar do Rio Grande do Norte no Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F). Recém-lançado para consulta pela internet, ele mede quais prefeituras brasileiras entregam mais saúde, educação e saneamento com menos recursos.
Com apenas 6 municípios na faixa dos ineficientes e 98 na dos eficientes, entre o 22° (0,610) e o 1315° (0,500) lugares, deixa nosso Mato Grosso comendo poeira na 22° posição entre os 26 estados, com apenas Luciara aparecendo na faixa dos municípios eficientes, na 933° posição, com o índice 0,514. A seguir vem Lucas do Rio Verde já na faixa dos com apenas alguma eficiência, no 1407° lugar, com 0,496. O índice de receita per capita inferior, majoritariamente dependente de recursos públicos, não impede que o conjunto de municípios nordestinos localizados em mesorregiões potiguares e também cearenses, supere em eficiência inclusive a região Sul, por cobrir de forma mais satisfatória os serviços básicos necessários. Interessante, não?
Prometo para as próximas crônicas semanais algumas histórias colhidas pelas praias, dunas e outras atrações potiguares que ajudam conhecer algumas peculiaridades locais.



Como já deu para perceber, lá no Rio Grande do Norte, quem procura... acha!
*Viagem realizada a convite da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.
** Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Crônica da série “Nordeste” do Sem Fim...
ILUSTRADO SEGUNDA A SÁBADO 2016.indd

Nenhum comentário: