Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Semana Mundial de Luta contra a Tuberculose - ações em Uruguaiana

21 de mar. de 2017

Semana Mundial de Luta contra a Tuberculose - ações em Uruguaiana

Até a sexta-feira (24) tem sequência a programação da Semana Mundial de Combate a Tuberculose que visa mobilizar a comunidade e a equipe de saúde para a identificação precoce de possíveis portadores da doença.
As ações desta semana também se destinam a quebrar a cadeia de transmissão, fazendo com que, dessa forma, seja possível controlar a doença no município, intensificando as buscas dos sintomas respiratórios e oferecendo o tratamento adequado.
De acordo com o médico pneumologista responsável pelo programa da tuberculose no município, Dr. Cláudio Crespo, Uruguaiana registra 65/70 novos casos a cada ano e a maior causa das mortes pela doença é o diagnóstico tardio.
*Em 2016 foram 42 casos anotados. 
“Vamos reverter esse quadro através da conscientização da população e da capacitação dos profissionais que atuam nos postos de saúde. Temos que facilitar a vida do doente para que as pessoas que têm casos suspeitos façam os exames”, comentou o Dr. Cláudio Crespo.
Entre sete e dez dias depois do início do tratamento o sujeito com tuberculose não contamina mais, mas é fundamental que todos concluam.
Sintomas da tuberculose: febre, suores noturnos, tosse, expectoração com sangue, falta de ar e cansaço, dor no tórax, perda de peso, linfonodos aumentados, dor óssea e sangue na urina.
Programação da Secretaria Municipal de Saúde:
Hoje - Palestra aos acadêmicos da Unipampa com o Dr. Cláudio Crespo.
22/03 - Distribuição de material informativo em frente à Secretaria Municipal de Saúde
23/03 - Mobilização da equipe do DANTs nas comunidades de atuação, com caminhada, cartazes e panfletos, prestando informações e orientações sobre a doença.
Além desta programação, as equipes de Estratégia de Saúde da Família estão fazendo orientações de sala de espera sobre a doença em todas as unidades de saúde da cidade.

Nenhum comentário: