Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA

15 de ago. de 2009

ESPÍRITO ESPORTIVO – VICENTE MAJÓ DA MAIA
vmmaia@uol.com.br

TIRA TEIMA:

Vai longe o dia em que assistíamos no FANTÁSTICO os tira-teimas dos lances polêmicos da rodada do futebol. Era a chance de o perdedor verificar o lance polêmico e justificar o seu mau resultado. De lá para cá, a tecnologia cresceu significativamente. Invadiu praticamente todos os esportes cuja decisão passe pelas mãos e olhos de uma arbitragem.
No futebol americano, jogo estratégico, de conquista de espaço, misturado a força de seus praticantes e a gloria do “touchdawn”, os árbitros tem o poder de parar a partida a qualquer dúvida. Recorrem às imagens de televisão, geralmente espalhadas por todos os lados dos Estádios. O veredicto é soberano e avalizado pelas telas da televisão.
No tênis, a ATP (Associação de Tenistas Profissionais) implantou sensores nas quadras, que tocam sinal sonoro, caso a bola seja “out” (fora). Recentemente, implantou o “desafio”, onde cada tenista tem oportunidade de verificar a decisão dos juízes. A novidade é somente aplicada nas partidas do Máster Serie e os “desafios” são exibidos nos telões das quadras. Todos passam a ter convicção da decisão tomada.
O voleibol, durante a final da Liga, na Servia, deu sinais de que breve a arbitragem poderá contar com as imagens da televisão para confirmarem suas decisões. Os dirigentes pararam a final envolvendo Brasil e Servia, para informar aos juízes que haviam se equivocado num ponto que deveria favorecer o Brasil. A atitude foi inédita.
Outros esportes já avançaram muito nestes quesitos. Sensores são colocados nas piscinas, no automobilismo, no atletismo, para que nada dê errado e ninguém leve vantagem com os equívocos. Afinal, “errar é humano”.
Porém, o mais popular esporte do planeta continua resistindo ao importante auxilio. Às vezes, erros de arbitragem prejudicam trabalho de vários meses. Contemplam partes, terminam com carreiras. Mesmo assim, o futebol resiste à tecnologia. Um contra-senso. Porém, os Tribunais Desportivos tem usado as imagens dos jogos para punir infratores. Mas, os Juízes e bandeirinhas continuam reféns de seus olhos e de seus julgamentos. Sem acesso a tecnologia.
Parece ser isto que as autoridades maiores do futebol querem: polêmicas! Que o torcedor saia do estádio e tenha o que dizer no barzinho da esquina, para justificar uma ou outra derrota. Eu, por exemplo, jamais esqueci o gol anulado do Jardel contra o Palmeiras, na Copa do Brasil de 1995. As câmeras da televisão mostravam claramente que não houve o impedimento marcado. Ficamos fora, depois de uma grande reação. Tiraram-nos o título e a vaga na Libertadores. Culpa total do “trio”. Os vermelhos “choram” o pênalti no Tinga, contra o Corinthians, em 2005.
Enquanto a tecnologia não estiver ao lado da arbitragem no futebol, assessorando as decisões, colaborando com as posições tomadas, certamente, que continuaremos a ver trabalhos perdidos, jogadores prejudicados, torcedores inconformados.
URUGUAIANA, 12 DE AGOSTO DE 2009.

6 comentários:

Anônimo disse...

Maia,só falastes do pênalti no Tinga, e no título que roubaram do Inter.? Não sejas tendencioso e diminui o tamanho do texto.

Anônimo disse...

O Corinthians roubou um campeonato brasileiro do Inter, e vc nem falou nada.

Anônimo disse...

O que esse Maia é do Maia de Medeiros.Indago por que os dois são apaixonados pelos esportes.Nem sei por que o prefeito não põe o Maia de secretario de esportes.

Anônimo disse...

Mas o Imperador ofereceu, prometeu - o cara aceitou e ficou de fora pq não criaram a tal secretaria.

Anônimo disse...

Com a paixão que o Maia tem pela fórmula 1 e o megalomaníaco do Felice em breve teremos o Grand Prix da Fronteira Oeste. Aguardamos a nomeação.

Anônimo disse...

Mas amigo então tu não sabe que o Felice foi professor do Massa? Ele disse que o Rubinho RODAVA muito, mas que também foi seu aluno por pouco tempo.Nosso prefeito é exímio em muitos golpes, especialista que é em Judô.Em relação ao carate não se dá muito bem.O prefeito também é bom em, tenis e basquete.Ele também é bom em tocar piano.Toca muito bem e sua esposa canta bem.Agora o Maia caminha muito todo dia.