Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Euclides da Cunha: o centenário da tragédia da Piedade (Especial por Valéria Surreaux).

15 de ago. de 2009

Euclides da Cunha: o centenário da tragédia da Piedade (Especial por Valéria Surreaux).

Euclides Rodrigues da Cunha nasceu em Cantagalo, 20/01/1866. Foi escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador e engenheiro brasileiro. Órfão de mãe desde os três anos de idade, foi educado pelas tias. Euclides casou-se com Ana Emília Ribeiro, filha do major Frederico Solon de Sampaio Ribeiro, um dos líderes da República.
Ciclo de Canudos - Quando surgiu a insurreição de Canudos, em 1897, escreveu dois artigos pioneiros “A nossa Vendéia” que lhe valeram um convite d’O Estado de S. Paulo para presenciar o final do conflito. Isso porque ele considerava que o movimento de Antonio Conselheiro tinha a pretensão de restaurar a monarquia.
“Tragédia da Piedade” - Morreu em 15 de agosto de 1909. Ao saber que sua esposa Ana, o abandonara pelo jovem tenente Dilermando de Assis, que aparentemente já tinha sido ou era seu amante há tempos - e a quem Euclides atribuía a paternidade de um dos filhos, “a espiga de milho no meio do cafezal” (querendo dizer que era o único louro numa família de tez morena) -, saiu armado na direção da casa do militar, disposto a matar ou morrer. Dilermando era campeão de tiro e matou-o. Tudo indica que o matou lealmente, tanto que foi absolvido na Justiça Militar. Ana casou-se com ele. . O corpo de Euclides foi examinado pelo médico e escritor Afrânio Peixoto, que também assinou o laudo e viria mais tarde a ocupar a sua cadeira na Academia Brasileira de Letras. (Anos depois, Dilermando também mata Euclides Filho).

Nenhum comentário: