Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Instituto de Cardiologia desembarca em Uruguaiana

22 de set. de 2009

Instituto de Cardiologia desembarca em Uruguaiana


O Instituto de Cardiologia de Uruguaiana está há dois meses de abrir suas portas na Santa Casa de Caridade. O médico, especialista em cardiologia intervencionista, Fábio Mota veio este ano de Porto Alegre, onde atuava desde 2004 no Instituto de Cardiologia do RS, especialmente para dirigir a área de hemodinâmica do novo empreendimento em Uruguaiana. O Tribuna conversou nesta semana com Fábio Mota, para saber tudo sobre o que o próprio doutor denomina de futuro pólo de cardiologia da Fronteira Oeste.

Entrevista

Tribuna – Como está o processo de implantação do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana?
Fábio Mota - A área física está nos processos finais de conclusão, será junto à Santa Casa, ao lado do Banco de Sangue. Os equipamentos estão sendo comprados, tem o equipamento de hemodinâmica para fazer o cateterismo que está vindo do Japão. A sala de cirurgia cardíaca está toda pronta e será ao lado da hemodinâ-mica. Todos os equipamentos necessários para a cirurgia estão em processo licitatório. Além disso, a UTI cardíaca está sendo construída, para que possam ir para uma UTI especializada, ao lado da já existente. Profissionais uruguaianenses e de fora estão sendo treinados no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Tribuna - Que tipos de equipamentos estão chegando?
Mota
- São 10 monitores, 10 ventiladores para ventilação mecânica de alto desempenho, três aparelhos de hemodinâmica, dois carros de anestesia especializada em cirurgia cardíaca, entre outros. São mais de 30 equipamentos.

Tribuna – Qual o investimento da Prefeitura e do Instituto de Cardiologia? Mota - A Prefeitura entrou com a área física e o Instituto com a parte de hemodinâmica. O Hospital vai administrar a UTI Cardíaca e a cirurgia cardíaca e os demais serviços. A Prefeitura investiu R$ 2 milhões e o Instituto R$ 1,5 milhão.

Tribuna - Vai ser a primeira vez que Uruguaiana irá realizar a cirurgia cardiovascular?
Mota
- Na verdade, existem relatos de que uma cirurgia foi feita há bastante tempo por um cirurgião que morou em Uruguaiana. Dizem que ele teria feito um tratamento de uma estenose da válvula mitral. Não posso dizer ao certo, é apenas um relato, não sei se o paciente viveu ou não, como o trataram.

Tribuna - O senhor realizará as cirurgias?
Mota
- Quem vai fazer as cirurgias é o Dr. Lucas Martins. Eu faço cateterismo e angioplastia.

Tribuna - Qual será o horário de funcionamento?
Mota
– Para a cirurgia e hemodinâmica, nós teremos uma cobertura de 24 horas. Já estamos nos preparando para isso.

Tribuna – Quando pretendem abrir as portas do Instituto?
Mota
- Acredito que no início de novembro. Estávamos com a intenção de abrir antes, mas não deu. É demorado mesmo.

Tribuna – Qual é sua expectativa em relação ao Instituto?
Mota
- É muito boa, vai ser um serviço que vai mudar a rotina da cardiologia da fronteira. Penso que daqui dois anos acontecerá o grande boom. Irá atrair mais profissionais, inclusive de outras áreas, isso vai desenvolver o município. Toda a fronteira nunca teve nada parecido. Quem tem um infarto aqui hoje está ferrado, só ganha medicação pra tomar. O tratamento é feito de uma forma conservadora, pois não tem outros meios de tratar. O fato de ter UTI especializada em Uruguaiana vai trazer muito paciente de fora para tratamento de infarto agudo. Para fazer um cateterismo hoje as pessoas vão a Rio Grande, Porto Alegre ou Passo Fundo.
O mais próximo é cerca de 500 quilômetros. Não é de admirar que a fronteira leste da Argentina e Uruguai também se beneficie, pois eles não têm nada disso por perto e existe um acordo de cooperação entre estes países e o Brasil. Queremos que aqui seja um pólo do setor, queremos alcançar a alta complexidade em cardiologia. Porém, isso dependerá muito de influência política.

Tribuna - Por que influência política?
Mota
- Porque quem dá o credenciamento é Brasília. E o credenciamento é um passo muito importante. Por isso, demandará força política, senão eles não darão o credenciamento. Sem o credenciamento, o SUS fica desassistido, ou seja, a maioria da população. A Prefeitura está visando o credenciamento de alta complexidade cardiovascular no SUS. Mas para pleitear temos que estar com a estrutura pronta e depois, encaminhar todos os processos, que levará de três a seis meses para acontecer. Até lá, tem meios de atendermos à população de forma mais contida. A autorização da alta complexidade de procedimentos pelo SUS, depende de Brasília.

32 comentários:

Anônimo disse...

Não sou da corte imperial e nem amigo do Zé Francisco, mas estranho porque ningué falou nada aqui à respeito da obra em questão?

Anônimo disse...

A idéia de implantar o Instituto de Cardilogia em Uruguaiana foi do Dr. Sidnei Campodônico e não do prefeito.

Anônimo disse...

A ta.

Anônimo disse...

Parabéns aos Doutores que estão envolvidos no projeto do IC de Uruguaiana.
Realmente será um marco pra cidade e região!

Anônimo disse...

Quando temos uma notícia FANTÁSTICA como essa, temos que aplaudir e tirar o chapéu para o Prefeito e Vice, que se empenharam MUITO para que isso se tornasse REALIDADE!

Anônimo disse...

Oh!!!!Como diz o Cláudio.Esperem..que...Vou Chorar

Anônimo disse...

A verdade faz bem a saúde. Ao anônimo das 21.18 do dia 22/09 digo que a idéia de implantar o Instituto de Cardiologia é sim do prefeito Felice, que é muito amigo do Dr. Ivo Nesralla. Depois, bem depois, em matéria paga pela UNIMED, saiu no jornal Momento de Uruguaiana que o autor do projeto e da ideia era o cardiologista Sidnei Campodônico. Usaram o Campodônico para tentar irritar o Prefeito.

Anônimo disse...

Eu acho engraçado, O ALCAIDE É O GRANDE COMANDANTE DE TUDO.ELE É O DEUS EM URUGUAIANA, A MENTE DELE É INCRIVEL, E ATÉ AGORA NADA VEJO QUE ELE. SÓ ELE TENHA FEITO, ALGO INTERESSANTE NESTA CIDADE, ALEM DE PRACINHAS,BIBLIOTECAS E CINEMA(pr moscas é claro!!!!!!).AGORA VI SIM, UMA CPI SENDO ARQUIVADA POR FALTA DE PROVAS, A MANDO DELE.COMISSÕES E MAIS SENDO CRIADA POR ELE.GERADORES COMPRADO POR ELE,ALFALTO FEITO EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO*(casquinha é logico, tudo esburacado, dinheiro jogado no lixo).MAMOGRAFIAS FEITAS PELO HGU EM ÉPOCA DE LEIÇÃO, QUATROCENTAS E TRINTA E UMA.EXATAMENTE 17 FLS SULFITES.ESTE É O HOMEM, URUGUAIANA VENCERÁ.TUDO ESTA NO SEU LUGAR, GRAÇAS A DEUS, GRAÇAS A DEUS.......E O PROGRAMA COMPRADO, QUE NÓS POVO NÃO PODEMOS PARTICIPAR, VC LIGA, PASSAM A LIGAÇÃO, E CAI.SENHOR TENTE PIEDADE DE NÓS.

Anônimo disse...

Se as coisas fossem mais rápidas, tudo estaria solucionado.Mas existe falta de vontade, pois toda a cidade sabe.

Anônimo disse...

E a verdade é que Dizer que toda a cidade sabe, nao é exagero mesmo. O boca em boca corre mais que um carro da fórmula 1.

Anônimo disse...

Atenção anônimo das 10:43: és o clássico puxa-saco mal informado. Procura conversar com os médicos de Uruguaiana que fazem parte do IC. Te informa depois depois fala.

Anônimo disse...

Sou cliente da UNIMED e o Dr. Sidnei Campodônico não consta na relação de médicos . Por quê pagariam matéria em jornal para ele. Qual seria o sentido de irritar o prefeito? Todo mundo sabe da amizade do prefeito com Dr. Nesrala, e que isso foi muito importante.

Anônimo disse...

Por que todas as idéia tem que ser do prefeito ou do Chico Alves? Só eles tem CABEÇÃO?

Anônimo disse...

Como é bom ver a concretização de uma idéia, com vários padrinos, não procuro o pai da criança "instituto de cardiologista",percebo que a concretização deste projeto em Uruguaiana levará nossa cidade a ser referência em tratamentos cardiacos na região e além fronteiras. Trazendo masi tranquilidade a quem necessitar e a seus familiares. E parabêns a esses médicos que irão investirem em suas atividades profissionais em e por Uruguaiana.
SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE.

Anônimo disse...

Menos mal que temos gente de qualidade na UTI. Ezxperimenta cair enfartado no Pronto Socorro?

Anônimo disse...

Independente de quem foi a "cria", temos que comemorar!!!

Um Instituto com o respaldo técnico do IC do Dr. Nesralla = excelência + pioneirismo em cardiologia!

E esses Doutores, que estudaram uma vida inteira para nos bem tratar, muito obrigado por terem aceitado esse desafio, desde antes da própria implantação do IC - Uruguaiana.

Quem disser algo CONTRA, é porque não passa de ignorante...

Mas no momento que precisar (ou até mesmo um familiar), da estrutura e dos aparelhos deste Instituto de Cardiologia, e tb da competência e dedicação destes Doutores, lembrará de como estava enganado...

Que Deus lhes abençoe!

Anônimo disse...

Não há como rejeitar antes de ver funcionar. Seria insano.

Anônimo disse...

É bom esperar e não começar a falar muito, e pedir ao Alcaide, QUE PENSE ANTES DE FALAR NO PROGRAMA uRUGUAIANA vencerá, pois as pessoas que estão indo a POA se tratar, estão escutando coisas que não merecem ouvir.

Unknown disse...

Olá, tenho um relato a fazer....
A gente só pode falar de alguma coisa quando sente na pele.
Sempre achei a idéia de abrir um instituto de cardiologia em Uruguaiana muito interessante, porque além de beneficiar várias pessoas, Uruguaiana irá crescer com a vinda de melhores profissionais na área da saúde.
MINHA MÃE SOFREU UM INFARTO FULMINANTE A UMA SEMANA ATRÁS...
GRAÇAS A DEUS ELA TEVE A SORTE DE SER ATENDIDA PELO DOUTOR (FÁBIO MOTA), UM EXCELENTE PROFISSIONAL...
Além de salvar a vida da minha mãe, ele é super atencioso,conversa calmamente com a família do paciente e explica as condições de maneira clara, não sai correndo como a maioria dos médicos!
ACREDITO QUE O INSTITUTO DE CARDIOLOGIA ESTÁ EM ÓTIMAS MÃOS...
Já estava na hora de termos profissionais qualificados e interessados...
E PRINCIPALMENTE...
QUE ATENDAM O POVO, NÃO SÓ EM CLINICAS PARTICULARES E NÃO NA SANTA CASA DE CARIDADE DE URUGUAIANA..
Meu nome é JENIFFER Taviane Amaral

Anônimo disse...

Muito Bom!!! pq já estava mais do que na hora de nosso municipio contar com o apoio de profissionais da saúde mais "humanizados" capazes de prestar um atendimento integral e ao mesmo tempo ter a capacidade de acolher a família,e ainda ser dotados da arte da conversa!
Parabéns!!!!

Anônimo disse...

A todos os interessados: a montagem do equipamento de hemodinâmica foi concluída com sucesso em 13/06/10.

Anônimo disse...

não só ao prefeito, mas temos que agradecer primeiramente aos médicos , e tambem aos participantes das cirurgias que nunca são citados como instrumentadores, circulantes, enfermeiros ,que largaram suas familias para se irem se especializar em poa .... sem tda essa equipe por tras nao acontece ato cirurgico!

Anônimo disse...

Eu pensei que o pessoal de Uruguaiana tivesse mudado e evoluido. O que se le aqui são verdadeiros absurdos. Idiotíces que não merecem ser publicadas. Essa gente não sabe que através da internet, nós que estmos longe da terra natal, lemos tudo e não conseguimos entender como é possível que um sujeito é contra, se irrita com o progresso para toda a população, só doente mental faz isso. Prefeito Felice e Comunidade de Uruguaiana, Parabéns pelo feito extraordinariamente importante para todos nós.

Anônimo disse...

que engraçado, muito engraçado 08:22!!!!!
kkkk!
És mais um "de longe"...
Vem pra cá mano, acompanhar de perto os absurdos do comandante!
Aqui tu sabe né? Emprego é o q não falta!
Por sorte tenho o meu.

Anônimo disse...

Não vem não fanático.Não tem nada de engraçado ANONIMO DE 22/10/10 às 18:19.
Não vem com essa que sou mais um de longe.
Sou da Vila Julia.
Me respeita.
O fato de estar trabalhando noutra comarca não me descredencia em nada.Qualquer dia estarei voltando sim.

Anônimo disse...

Empregos?
Nesta cidade que está vencendo( não sei ate agora o que-aqui em casa vencemos todos os dias, porque acordamos vivos)...

Aqui em Uruguaiana 08:22, os médicos da capital é que estão se dando bem; com um salario diferenciado, maravilhoso.
Para os médicos daqui, salario básico de R$ 700,00. Tá aí no edital do concurso para todos verem!!!
Não tô mentindo.
Chega a ser uma afronta um edital com um salário destes.

Anônimo disse...

Vila Julia ????
Onde fica?`
É um bairro?
Estarás voltando´pra onde?
No compreendi 00:05

Anônimo disse...

Jeniffer ,
Dizem das fontes mais variadas que os DOUTORES de POrto Alegre ganham 20 mil reais pra trabaliar aki pelo SUS. E que os doutores de Uruguaiana 700,00 pra trabalhar no SUS.Sertamente aqueles sentaram em bancos escolares de Ouro.E os nossos em pau de galinheiro.

Anônimo disse...

dr fabio mota nós pacientes do atendimento do sus pedimos por sua volta a policlinica.nós lhe aguardamos,pois o senhor é dedicado aos seus pacientes por isso as vezes os bons não prevalecem,mas aguardamos a sua volta, uruguaiana merece um bom médico

Anônimo disse...

precisamos do dr fabio na policlinica ele sim é médico competente e dedicado mas o prefeito precisa saber valorizar e lhe dar retorno ao atendimento para o sus. elisiane

Varlei disse...

Eu tenho pena do povo de Uruguaiana,deixar ir pro ralo um serviço de saúde que ia beneficiar todo mundo,ainda bem que não moro aí! acho que devem re-avaliar os políticos que votam. Boa Sorte!

Anônimo disse...

muito bom me ajudou a fazer um trabalho gostei ^^