Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Binacional quer saber onde estão os recursos do saneamento

14 de mai. de 2010

Binacional quer saber onde estão os recursos do saneamento

A Comissão Binacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Paso de los Libres (AR) – Uruguaiana (BR) realizou reunião nesta sexta-feira, às 14h, na Câmara de Vereadores, abrindo oficialmente os trabalhos de 2010.
Conforme o presidente da entidade, Juraci Luques Jacques, estiveram na pauta matérias vinculadas ao meio ambiente e os gestores das esferas federal, estadual e municipal. Na área de competência federal foi reiterada a solicitação para criação do Fundo Nacional do Bioma Pampa visando preservar a fauna e flora do Bioma, gradualmente dizimadas pelo plantio de espécies exóticas. Os animais quando à noite se deslocam a procura de lugar seguro são atropelados por veículos que trafegam pelas terras afetadas.
O encontro definiu ainda reiterar à Governadora Yeda Crusius, a necessidade de criação da Reserva Estadual do Cerro do Jarau localizada em área entre Uruguaiana e Quaraí.
Retomar as reivindicações para que a Corporação de Bombeiros de Uruguaiana seja contemplada com um caminhão especial destinado ao atendimento de acidentes envolvendo o transporte de cargas perigosas. Hoje, trafegam pelo município 85 caminhões/dia com produtos de alto risco.
Foi elaborado o plano de ação a ser adotado na Semana Municipal do Rio Uruguai, em parceria com a 10ª. Coordenadoria Regional de Educação que acontecerá em outubro de 2010, oportunidade em que toda a rede de ensino de Uruguaiana e da vizinha cidade argentina de Paso de los Libres, [promovendo a integração por meio da preservação], estarão apresentando à comunidade os resultados obtidos dos projetos desenvolvidos ao longo do ano dos dois lados da Ponte.
E, junto a Marinha, IBAMA, clubes de caça e pesca, além do Naval, a visita programada para o ano de 2009 de 30 professores multiplicadores na área de educação ambiental, biologia, estudos sociais, ciências, que já deveriam ter conhecido o rio Uruguai de dentro para fora. Com a visita de estudo elaborar um documento com a avaliação completa do que está acontecendo na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, que abastece a quatro milhões de gaúchos e catarinenses, e ainda dois milhões de argentinos e uruguaios, conclui.

Nenhum comentário: