Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Colmar Duarte expulso do CTG Sinuelo do Pago - as criaturas se voltando contra o criador?

7 de mai. de 2010

Colmar Duarte expulso do CTG Sinuelo do Pago - as criaturas se voltando contra o criador?

35 comentários:

Corregedor dos Pagos disse...

Pois é, trata-se de mais uma barbaridade que traz em seu bojo o que já se tem como comprovado por outros acontecimentos semelhantes.Nossa cidade vive um período de patologia endêmica que grassa nos grupos sociais mais diversos, uma espécie de “vaidosismo raivoso”.Qualquer substituição em diretorias ou chefias traz junto queixumes e críticas dos que entram em relação aos que saem.Um pouco talvez, por insegurança, e muito por estratégia de se estabelecer de maneira forte na direção ou nos cargos que noviçamente passam a ocupar.Aliás, esses noviços aparecidos não se limitam ao ponto técnico das questões;preferem as pessoais, e mal.Nos clubes sociais, por exemplo, não se animam a falar da escassez de receita que está a inviabilizar qualquer ação mantenedora.Logo logo, tratam de detratar os que estavam, tentando encilhá-los com pesadas e infundadas ofensas.Agora, foi a vez de acontecer num CTG.Tão logo lá, onde as tradições, os costumes, se desmancham bem mais devagar e mais tarde.Pois é, mas infelizmente um nome que sustenta o conceito forte de que goza nossa cidade no meio das tradições gaúchas, sofre um agravo de tal tamanho que só pode ser adjetivado como fruto de um pedantismo sem par.Mas não adianta porque com o Colmar, o que se fez perene foi Criação e não Invenção ou Remendo; o que se perpetuou por ele, foi OBRA, a sua obra, e não planilhas numéricas destituídas de qualquer sensibilidade humana e artística.Mãs não liga Colmar que te expulsaram sem terem um estádio, sem jogo, e o pior de tudo, sem JUÍZ.

Anônimo disse...

Tenho a satisfação de conhecer Colmar há alguns anos,não privo de sua intimidade,mas como a maioria não só dos Uruguaianenses mas dos gaúchos que tiveram a grata felicidade de conhece-lo é unanime a admiração pelo seu caráter,retidão,exemplo de cidadão,cultura,inteligência e um destacado currículo como HOMEM.Sou apenas um grande admirador - amigo.Nessa hora de ingratidão não poderia deixar de manifestar-me,segue em frente companheiro,seguiras sendo um exemplo para todos.Um fraterno e afetuoso abraço amigo.

Benhur Bortolotto disse...

"Livre agora dos temores/ que vivem com os mortais,/ tem a paz da borboleta/ que vaga sobre os trevais./ Depois de haver sido larva/ e pelo chão se arrastar;/ Depois de ir/ terra adentro/ para, de treva e silêncio,/ fazer asas e voar."

O trecho é do amigo Colmar Duarte, expulso esta semana do CTG Sinuelo do Pago. Colmar é uma das mais respeitadas autoridades do folclore gaúcho e na patronagem do CTG criou a Califórnia da Canção Nativa. Ficam aqui registrados minha admiração e meu apreço ao amigo, e meu repúdio a esta atitude estúpida, violenta e injustificável.

Anônimo disse...

o colmar ficar na historia do nativisno gaucho . ja outros pasarao ;

Anônimo disse...

depois desta , quetal trocar a [calhiandra] pelo [chupim] o vira-bosta como é mais popular

CIDADÃO DE URUGUAIANA disse...

aos amigos da terra:
aproveito para lembrar que pelo CPC qualquer associado só pode ser excluido após o devido processo administrativo em que haja a ampla defesa e o contraditório, o que este grupo que ora dirige o CTG, com apoio integral do Jose e trupe, certamente não propiciou ao Imortal Colmar Duarte. Cabe danos morais e reintegração até dois anos após o ocorrido, quando já não terão o guardachuva imperial a apoiá-los... todo apoio contra a injustiça.

Anônimo disse...

É de lamentar a decisão da patronagem do Sinuelo,por toda a histótia do Sr. Colmar, acho que foi exagerada, poderiam suspende-lo, mas não expulsa-lo, mas por outro lado regras são regras e devem valer para todos os associados, perde a entidade e o movimento tradicionalista, mas pelo que conheço do senhor Colmar essas pétalas não lhe atingirão, é um homem de valor que orgulha nossa terra.

GAUCHO SINCERO disse...

NÃO SE RENEGA O QUE COLMAR FEZ PELA CALIFORNIA, HISTORIA É HISTORIA, O QUE NÃO PODEMOS É EMITIR OPIUNIÃO SEM CONHECIMENTO DE CAUSA, COLMAR, POR TER FUNDADO A CALIFORNIA NÃO É DEUS, A CALIFORNIA VEM AGONIZANDO A ANOS, E EM MUITOS NÃO FOI REALIZADA, IDOLATRAR OS FUNDADOSRES É LEGITIMO, O QUE NÃO PODE O COLMAR FAZER É SAIR ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS QUANDO ALQGUEM QUE NÃO É DE SEU LADO VENCEU UMA ELEIÇÃO LEGITIMA JÁ RECONHECIDA PELO PODER JUDICIÁRIO, SABER PERDER FAZ PÁRTE DA VIDA, AGORA ACUSAR QUEM ESTA CHEGANDO PARA RECUPERAR O PATRIMONIO DELAPIDADO DO CTG, QUE JÁ ESTAVA TUDO INDO A LEILÃO PARA PAGAR DIVIDAS TRABALHISTAS, E PREVIDENCIÁRIAS É QUE DEVEMOIS ANALISAR, DE QUE NADA VALE CRIAR AS COISAS E DEPOIS ABANDONAR A PROPRIA SORTE, E ISSO VEM SE REPETIUNDO EM TODOS OS CLUBES DE NOSSA CIDADE, QUEM CHEGA TENTA JUNTAR OS CACOS DO QUE SOBROU, QUEM SAI NÃO PRESTA CONTAS DO QUE DEIXOU E OS PORQUES CHEGOU A ESTE PONTO, O CTG SINUELO DO PAGO, NÃO PODE VIVER DE IDOLATRIAS DO PASSADO, TEMOS QUE SER REALISTAS, POIS ESTAVA CHEGANDO AO ABANDONO E ONDE ESTAVAM ESTES ARAUTOS DA DIGNIDADE QUE NADA AJUDAVAM A RECUPERAR A ENTIDADE, DEVEMOS POIS OUVIR A OUTRA PARTE, PARA FORMARMOS OPINIÃO, JÁ QUE DIZEM TER SIDO EXPULSO TEMOS QUE SABER OS MOTIVOS, SANTO O COLMAR NÃO É ISSO EU POSSO AFIRMAR E TER CERTEZA, AGORA DESRESPEITAR AS PESSOAS E NÃO ENTENDER QUE ELEIÇÃO SE GANHA NO VOTO E SEMPRE QUE HOUVER A DEMOCRACIA FALA MAIS ALTO, E O RESULTADO DAS URNAS DEVEMOS RESPEITAR, QUEM LÁ ESTÁ, SALVANDO O QUE RESTOU, DE PASSADO MAL ACABADO QUEM VIVE É MUSEU, E OS HISTORIADORES SEM SOMBRA DE DÚVIDA FARÃO JUS A CPONTAR A HISTORIA, MAS A RELAIDADE É NUA E CRUA, E NÃO PERDOA, O TEMPO URGE E AS DECISÕES TEM QUE SER RÁPIDAS, PARABENS QA QUEM ESTÁ SALVANDO O CTG SINUELO DO PAGO DE FICAR SÓ NAS PAGINAS DOS LIVROS.

Jayme del Cueto disse...

Surpresa é pouco para definir meus sentimentos com a notícia da expulsão do Colmar Duarte do CTG. Dos motivos, não sei nada, já da covardia só posso atribui-la à inveja e ao revanchismo, ou à revolta da criatura contra o criador.
Colmar, índio velho, não te preocupes com isso, o Tradicionalismo Gaúcho jamais negará teu valor, nem teus amigos sua amizade.

Anônimo disse...

O emocionado anônimo das 12:19 que escreve em Caixa Alta(Letras Maiúsculas)para idéias tão minúsculas.Ainda bem que até aqui é minoria, e mais, solitária.

Anônimo disse...

Colmar não é Santo, aliás ninguém é...

Anônimo disse...

Expulsar o COLMAR DUARTE do CTG Sinuelo do Pago, equivale a Uruguaiana expulsa de sua históriaDomingos José de Almeida, seu fundador é lamentável que em um Centro de Tradições Gaúchas, seus atuais mandatários não conheçam a tradição de um COLMAR DUARTE para a entidade e para a história da cidade. Lamentável

Bacudo Honesto disse...

12:19. Ou tu fazes parte da camarilha, ou pertences aquela famosa confraria que inicia com M. A eleição legítima a que te referes, foi totalmente irregular pois O Sr. Camargo e o Sr. Tukano Greco não poderiam ter votado. Procura averiguar quantos cheques o Julio Machado largou por aí em nome da Califórnia. Pela defesa veemente e pela letra grande, acho que te pesquei.

Anônimo disse...

QUEM ESTÁ SALVANDO O CTG SINUELO DO PAGO? Salvando?????? Donde conheço este verbete?

GAUCHO DE CTG disse...

o Colmar fundou a california não o CTG SINUELO DO PAGO, ora e pelo que sei a california tinha dividas impagáveis, os que se inflamam a tecer elogios, são os que nunca deram um centavo para pagar as dividas que deixaram, se o Julinho Machado deixou cheques sem fundos por ai, eu não sei, quem sabe é o BACUDO HONESTO, que de Honesto não tem nada, pois se fosse honesto ajudaria a pagar as dividas deixadas pelos seus, sou sócio do CTG e agora estou confiante que nosso patrimônio não será mais delapidado, se o TUKANO e o Camargo votaram eu não sei, e a diferença não foi dois votos foi mais, e a Justiça está ai, para averiquar a verdade, palavras se perdem ao vento, o COLMAR foi, e ultimanete estava vivendo do passdo eu FIZ, e este passsdo não paga as contas, e os terrenos estavam indo a leilão, e ele nada fazia para barrar esta sangria que lá ocorria, não confundam galhos com bugalhos, CTG é mais antigo que o COLMAR podem crer, e a California foi criada por ele, mas ele não soube cuidar do filho que criou abandonou a propria sorte, mas ela surgirá forte e coesa sem dividas para o bem dos Uruguaianenses, o JULIO BENITES, pretsou contas do que fez eu até hoje não vi nenhuma prestação de contas das antigas Californiuas, posso estar errado, mas não vi,

Anônimo disse...

Colmar Duarte é um símbolo deste estado e deveria ser respeitado como tal... fica aqui o nobre pensamento de Platão "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz".

Para finalizar caro amigo Colmar Duarte faça uma pequena reflexão sobre a celebre frase do grande pensador Oscar Wilde "Não deixe de perdoar os seus inimigos - nada os aborrece tanto.

Anônimo disse...

Caro Gaucho de CTG. Falastes em venda de terrenos pelo ctg, mas aquela area não poderia ser vendida uma vez que foi doada pelo municipio para um centro de tradições, e se não cumprir a finalidade tem que retornar ao patrimonio do municipio,se venderem venderam mal é o que diz a lei, já quanto ao Colmar não ter cuidado da filha california, sabes como é quando filha se torna bela todos querem ser o pai, mas não um quer ter o cuidado para que ela não tropece nos caminhos da vida, o senhor Colmar nessa história merece nosso respeito, e admiração.

Anônimo disse...

Colmar nao vive do passado, Colmar faz, continua escrevendo, e trabalhando em filmes do Rio Grande do Sul, quem não sabe é porque deve fazer parte desta pseuda patronagem do Sinuelo.

Anônimo disse...

Colmar Duarte - poeta, escritor, compositor; livros publicados: Sesmaria dos
ventos (1979), Cancha reta (1986), Cardo (1993), Tempo de viver (2000),
Califórnia da Canção Nativa – Marco de mudanças na cultura gaúcha (2001,
co-autoria: José Edil de Lima Alves), Romanceiro da Salamanca (2002), O
jardineiro cego & Mamboretá (2004), O Correntino e Outros causos (2006),
Centauros de Taquara (2007), Corações de arame (2008); consultor da série
Contos gauchescos.

Anônimo disse...

Sou católico praticante. Realmente nunca vi em qualquer das várias Igrejas que conheço a imagem de Santo Colmar ou em espanhol San Colmar. Mas também é verdade que Colmar nunca passou cheque frio, nem roubou dinheiro, nem fraudou eleição, nem plagiou livros etc...

Anônimo disse...

ANÔNIMO das 09.12, uma pessoa faz uma coisa e vcs se apaixonam, este senhor não é esta perfeição que vcs estão querendo fazer dele.Ele quiz fazer dos outros chinelo, se achando superior coisa que ele passa longe.

Anônimo disse...

A pessoa pode fazer Historia a vida inteira, mas tem que saber repeitar as pessoas que se somam.Ninguem é proprietario de nada neste mundo, e muito menos este senhor, ele não era dono do CTG, pr chegar lá e querer roncar grosso, uma vez que esta tudo vindo a pique.Não quer ajudar NÃO ATRAPALHARUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

minhas considerações ao Sr. Colmar, meu reconhecimento pela sua luta e sua participação efetiva no movimento tradicionalista, apenas quero usar esse espaço para dizer que assuntos internos de uma entidade devem ser resolvidas na entidade, ou no máximo pelos seus membros, porque um assunto interno vir para mídia ? porque expor uma entidade tão fragilizada com um assunto grave, assim dificilmente o CTG e o Tradicionalismo em nossa cidade retomará os caminhos antes trilhados... se acertem senhores, são homens inteligentes, adultos e com plena capacidade de entendimento...

Anônimo disse...

Brigas de colegas. Ambos são feirantes. Oferecem seus produtos na Feira das Vaidades. Não entrem nessa. Eles se entendem.

Anônimo disse...

Acho que essa novela da expulsão do Sr. Colmar é muito mais uma coisa interna de uma entidade isso é como casamento só quem vive o problema é que sabe os problemas internos, mas me preocupou o que postou o anonimo das 9.12, ouve ou não ouve venda de terrenos? qem autorizou? podia ou não? pois éra area doada e nõ poderia ser vendida isso é um fato, quem pode responder?????????

Anônimo disse...

As instituições, agremiações, clubes, ctgs, desta cidade estão indo a pique!!!
Existe uma tendência ao desprestígio geral destas entidades em todos os sentidos. A nossa cidade está cada vez pior de viver. Aqui tudo tem seu tempo (tempo curto) e a California já fez o seu papel. Os Festivais em todos os lugares também estam em declínio e outros nem sequer existem mais.
Quem vive de passado é museu.
Para quem conhece o Sr. Comar Duarte e sua capacidade deve saber que ele não precisa de tantos defensores.

Anônimo disse...

Gaucho que é Gaucho, não frequenta CTG!!!!!!!
Isso é coisa pra Turista ver!!!!
O gauchismo e a tradição, estão muito além de um CTG, ou um simples Galpão!!!!!

Anônimo disse...

EXISTE UM ENGANO,NESSA HISTÓRIA.
QUEM CRIOU O SINUELO DO PAGO FOI O SR: MILTOM SOUZA.
E DE MAIS A MAIS ESSE SR JÁ FEZ ISSO COM OUTROS ASSOCIADOS, OU SEJA JÁ CORREU PESSOAS QUE MUITO CONTRIBUIRAM PARA O SINUELO, AGORA CHEGOU A VEZ DELE.
A VOLTA VEM E OS CALAVERAS SE SECAM!!!!!!!!!

Bacudo honesto. disse...

Acho que o Colmar não quis fazer ninguem de chinelo. Alguns já nascem CHINELÃO.

Anônimo disse...

A expulsão de Colmar daquele CTG, arremedo e caricatura do gauchismo, só mostra o nível, rente ao chão a que chegaram seus diretores.Salvaram o que? Seriam seus bolsos? Fizeram uma Califórnia de merda, puxando o saco de políticos. Uma vergonha para Uruguaiana

Anônimo disse...

Quem é Colmar, nunca ouvi falar, e nem sabia que a Califa tinha dono e muito menos o CTG, agora a cidade pegou a doença do mediocre tudo é cria dele........ME ABANE que eu gosto..................

Anônimo disse...

NOS DIAS SE PODE ESPERAR TUDO DE UM CTG/ QUANDO O PATRÃO DA 4ºREGIAÕ TRADICIONALISTA EM UMA OCASIÃO FOI UM PAULISTA!!!!!!!!

Rafael Bán Jacobsen disse...

Não conheço esse moço chamado Colmar Duarte; todavia, uma coisa eu posso assegurar: seja lá quem for, ser expulso de um CTG (antro de uma tradição tão caduca quanto inventada, tão tosca quanto postiça, tão grosseira quanto boba, tão homofóbica quanto machista), é algo que deve ser encarado como uma bênção

Anônimo disse...

Que lamentável! Tanto quanto...seja no desmerecimento da real tradição,seja no "suposto nível"em que colocam questão/pessoas/problema.
Não conheço as partes envolvidas/pessoas,não conheço o CTG,nem o problema em si,pois nem sou de Uruguaiana,mas Sou Gaúcha,como vocês.
O que lamento,comento e com o que entristeço-me,ao ler todos esses comentários,é encontrar "Visível" o que podemos entender como "Fogueira das Vaidades"sendo mais importante do que tudo que aqui escrevem,enquanto o verdadeiro cerne da questão,deveria ser discutido -tratado exaustivamente- buscada a solução necessária,sim,mas"em família"/em casa/no tal CTG,com os Únicos e Maiores Interessados,com base na razão e nos fatos, propriamente dito.
Esta forma de (des)tratamento público do assunto,especialmente e inclusive em tão baixo nível,só faz denegrir imagens,sobretudo "das coisas"das raízes e tradições culturais,aqui meras vítimas,como se motivos fossem...
Veronica de Nazareth - Jornalista