Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Prefeito se engana na avaliação e médicos pararam de fazer partos em Uruguaiana

14 de nov. de 2010

Prefeito se engana na avaliação e médicos pararam de fazer partos em Uruguaiana


Os 10 médicos obstetras que atuam no município deixaram de fazer partos em pacientes do SUS na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana desde a meia noite de do sábado. O Sindicato Médico do RS (SIMERS) pediu, na última sexta-feira, em documento ao Conselho Regional de Medicina, o reconhecimento ético da mobilização dos profissionais informando sobre as reivindicações dos dez médicos e a suspensão do atendimento. Segundo o SIMERS “Os médicos estão trabalhando há 20 anos no hospital sem contrato, férias ou décimo terceiro”, afirma o diretor do SIMERS, Nauro Aguiar. Além da formalização do vínculo de trabalho, o grupo busca melhores condições para o atendimento e a valorização profissional, com o pagamento por produção, que representa o volume de atendimentos realizados. Na pauta, também está a necessidade de suporte especializado durante os plantões, pois os obstetras enfrentam a ausência de pediatras e até mesmo de anestesistas durante os partos. Hoje, são atendidas pacientes vindas até mesmo da Argentina, com mais de 160 nascimentos por mês no hospital. Segundo o médico Pedro Foster duas pacientes foram encaminhadas para Alegrete e outros casos podem estar sendo transferidos a outras localidades. O prefeito Sanchotene Felice havia informado à população que a situação estava sob controle e que os médicos concederiam mais duas semanas para negociações, o que não ocorreu. Após a conclusão do plantão a zero hora do domingo não houve substituição desde então. Há um sobreaviso apenas para casos considerados urgentes e graves.

24 comentários:

Anônimo disse...

tamu povoando alegrete.

Indignado disse...

SE ALGUÉM MORRER QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO?

Adir Neves disse...

Profundamente L A M E N T Á V E L ! E as prejudicadas são exatamente as pessoas dependentes do SUS, aquelas com menor possibilidades econômicas. Vale o antigo ditado "a corda estoura sempre no lado mais fraco". Assim, " Uruguaiana Perderá !"

Anônimo disse...

nnão se preocupem chamna a vanessa que aposto que ela faz partos tamnbem.
faz né vanessa?!
aprovveitae conta onde tu pinta o cabelo!

Anônimo disse...

Alegrete tá nos vencendo!

Anônimo disse...

Paguem tudo que os médicos estão exigindo. Mas exijam que eles (OS MÉDICOS) cumpram a jornada de trabalho integralmente (8 horas) como todos os trabalhadores brasileiros, e de bom humor, educadamente, sem grosserias. Tomem por exemplo as Forças Armadas brasileiras que exigem que os médicos cumpram a jornada de trabalho integralmente e ainda são obrigados a dar serviço nos finaias de semana e feriados.

Anônimo disse...

Uma pergunta a esses médicos: "A SanTA Casa de Uruguaiana funciona com Dinheiro Público ou é uma instituição Exclusivamente Privada? Os médicos que não são vinculados aos SUS pagam quanto para a Santa Casa quando atendem seus clientes particulares e/ou conveniados com outras empresas comerciais que não o SUS? o LUCRO É DOS MÉDICOS E AS DESPESAS DA SANTA CASA? OBS/ médico não atende de graça.

Anônimo disse...

Vejam bem Uruguaianenses o que diz esta notícia: "10 médicos obstetras que atuam no municipio deixaram de fazer partos pelo "SUS". Certamente deixarão também de usar as dependencias da Santa para fazer partos pelos demais convenios particulares uma vez que o desiderato primeiro da Santa Casa é atender a previdência pública que lhe rendem muitos valores dos cofres públicos.

Anônimo disse...

Anônimo das 07:19 disseste tudo!!Pague-se e exija-se.

Anônimo disse...

POBRES mulheres ou mulheres POBRES? Quem está sob abalo emocional?

Anônimo disse...

Senhores médicos, deixem a medicina e sigam carreira política. Com certeza o salário irá melhorar e as responsabilidades diminuir.

Anônimo disse...

Estamos enfrentando a realidade de nossa cidade,este gestor apenas engana com o poder da propaganda em radios e frases de impacto,a qual as pessoas não refletem que estamos sim a perder a cada dia desta mal administração publica pois as dividas a cada dia só aumentam, e processos trabalhistas e de dividas,até quando vamos esperar os orgãos competentes a julgarem este gestor pelos seus mandos e desmandos , por muito menos alguns já perderam o mandato , refletirmos faz bem para todos, e estes medicos somente estão pedindo o que e seu de direito e parabenizo os mesmos.

Anônimo disse...

Agora com nossa Uruguaiana é assim.Temos asfalto, mas também estamos no noticiário nacional da Globo com contrabando de drogas e medicamentos não permitidos,inclusive abortivos.Temos asfalto, mas não temos obstetras atendendo pelo SUS na Santa Casa.Temos praças limpas e bonitas, mas temos lixão incendiando e poluindo o ar desta cidade.Temos dívidas trabalhistas na prefeitura que chegam a muitos milhões, mas arrotam grandeza e gastam como nunca verbas do orçamento.Rádios, Televisão, jornais, fotos, luzes e ele, sempre ele, como o centro das atenções.O melhor das galáxias, o escoteiro mor, o mais corajoso, o que tudo criou e o que a todos ensinou.Ele nos governa e por isso somos imensamente gratos.Nós acreditamos em tudo o que ele faz e em tudo o que ele diz.Por isso mesmo,às favas com esses opositores de meia tigela que criticam.Nós estamos certos que temos o melhor e por isso mesmo venceremos.

Anônimo disse...

As gravidas de uruguaiana que dependem do SUS, que que tem como gestor o Sr. Prefeito, devem pedir internação no nosso milionario instituto de cardiologia , que esta as moscas e que tem dois medicos muito bem pagos,la no instituto certamente as vidas serão salvas....

Anônimo disse...

anônimo 13:36
Tenho certeza que a Policia Federal, Receita Federal, Marinha do Brasil, Exercito Brasileiro, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Federal, irão receber suas críticas e certamente intimá-lo para ouvir suas sugestões. A razão do trabalho deles todos é exatamente correr atraz desses disturbios que foram culpa o Prefeito Municipal e assim sendo, pela ironia que o Senhor sintetiza há muita incompetência desses setores pois ganham para fiscalizarem as falhas que o senhor denuncia com tanta clareza.

PALADINO disse...

Quando um paciente baixa de forma particular, o médico cobra seus honorários e a Santa Casa a hotelaria, UTI, medicmantos com tabela própria etc... A Santa Casa lucra assim, e também com so convênios. Não se vive só do SUS. Vide Santa Casa de Porto Alegre, exêmplo de gestão.

Anônimo disse...

Vários médicos pediram demissão da Prefeitura. O prefeito quer atropelar todo mundo. Tem que conhecer mangueira de pedra.

Anônimo disse...

Essa ironia de que "não se vive só de SUS é tipica de quem menospreza o convênio SUS que é a FINALIDADE existencial da Santa Casa tanto que se beneficia de muitas isenções fiscais que beneficiam inclusive o atendimento particular. Nenhum hospital sobrevive somente com clientes sem convenio público. Também conheço como funciona um Hospital, não venha gargantear pois muitos médicos atendem e usam UTI, Salas Cirurgicas e pagam um valor simbólico. O instrumental por exemplo não se tem noticia de que haja pagamento por parte dos médicos, bem como os Equipamentos disponíveis. Não querem atender o SUS tenham coragem e digam que nós, povo, tomaremos nossas decisões. Mas as Santa Casa vai perder de receber muitos benefícios fiscais, financeiros, benemerentes, etc... Médico tem que pagar o uso de todos os serviços da Santa Casa Sim.

Enfermeiro recalcado disse...

O rigor das instituições miltares na questão horário foi no passado. Atualmente tem médico da marinha que bate ponto no PSF, volta para atender na marinha e assim tem um dia de 35 horas, e ganha uma nota sem concurso, mas tem a proteção do prefeito.

Gislaine Cogo disse...

Apesar de todos os horrendos inconvenientes que esta situação está provocando,(e ainda provocará) finalmente aconteceu (até acho que demorou...)algo de extremo conhecimento público, que "poderá" fazer com que a população acorde e perceba que colocando "asfalto" em ruas não preparadas para recebê-lo,(entre muitos outros absurdos...) nossa cidade certamente não é a melhor "governada" da região, mas sim a que tem o governante que consegue manipular as informações, de modo que a população não saiba o que realmente está acontecendo. Gislaine Cogo

Anônimo disse...

Enfermeiro das 22:07
Sua informação é extremamente comprometedora e não pode ser verdadeira. Se o Comando da Marinha tiver conhecimento desta situação de que um médico não cumpre horário este médico será punido conforme o RDM (regulamento disciplinar da marinha). Lhe afirmo nenhum prefeito jamais teve ingerencia alguma nos expedientes da Marinha. Portanto com a palavra a Seção de Informações da Marinha.

Anônimo disse...

Está na hora de acordar Uruguaiana! Médicos vão a PSF e ficam 30 minutos, mal-humorados, fazem atendimentos "em série" e voltam para seus consultórios sem amassar seus jalecos, como se tivessem trabalhado o turno para o qual é contratado! Médico tem de trabalhar como todo mundo! Precisa cumprir horários. É cultural endeusar médicos. Médico não é Deus! Médico estuda, sim! Aliás, como todas as pessoas que um dia decidiram especializar-se. Nada de receber mais que a categoria! Médico do P.S então, então? Quanto iria receber! Tá na hora, tá na hora, Uruguaiana! Vamos acordar!

Vanessa disse...

e o que esta acontecendo, virou noticia a nivel nacional.. em todos os jornais..

Anônimo disse...

Valleu anoônimo 08:52
Em qualquer empresa privada médico cumpre horário como qualquer trabalhador mortal. Chega de nos atenderem com mau humor; de chegarem a hora que bem entendem; de se fazerem de imortais quando passam em não são capazes de dizer "bom dia", mas se tiver um figurão eles param para abraça-lo. Chega de escreverem aquelas receitas com aqueles garranchos ridiculos que só eles entendem e quando perguntamos mal respondem entre os dentes que o farmaceutico entenderá. Chega de alegarem que os livros custam caro, cursou medicina por que quiz. Porque não fazem greve contra a Unimede?