Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Jorge Ribeiro depondo na Câmara - Uruguaiana

27 de abr. de 2011

Jorge Ribeiro depondo na Câmara - Uruguaiana

Há cartas dirigidas ao médico José Maria Argemi, enviadas pela pediatra Ana Maria Clausell e o responsável técnico pela UTI Pediátrica, Dr. Luiz Menegaz, que nunca obtiveram respostas. Ocorreram óbitos de crianças enquanto aguardavam as plaquetas. A falta delas foi explicada por razões financeiras. Os pediatras denunciaram também que o Banco de Sangue não segue as recomendações da ANVISA. Um óbito de criança ocorreu no dia 23/4/2011. Paulo Alves é farmacêutico e bioquímico e os gestores municipais o tratam como se fosse o responsável pelo Banco de Sangue. O Diretor Técnico desse setor é o Dr. José Maria Argemi, mas quem está à frente do setor é Paulo Alves, com um marketing muito bem sucedido. No tempo que o Dr. Jorge Ribeiro era o diretor ele era chamado pelos médicos para discutir procedimentos. Ele diz que um farmacêutico não está capacitado para tal tarefa.
Ribeiro ratificou todas as denúncias anteriores e falou também dos graves problemas do serviço de Hemodiálise, que tem um aparelho que o médico responsável não sabe manejar. Atualmente há apenas um nefrologista e profissionais da área técnica. É uma unidade sucateada, onde os pacientes estão sendo vítimas de grandes problemas técnicos. Muitas vezes a máquina não funciona direito, o filtro é usado além de sua expectativa de vida. Salienta o médico que o serviço de Hemodiálise é muito bem pago pelo SUS, o valor é quase equivalente ao da UNIMED, para usar um exemplo.


Por Vera Molina

18 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus!!!!, isso é muito sério, não precisaria nem de CPI.Vidas estão em jogo.

Anônimo disse...

Horripilanteeeeeeeeeee!

Anônimo disse...

BRINCADEIRA!!!!VIDAS E VIDAS SERVINDO INTERESSES PARTICULARES E POLÍTICOS.NÃO EXISTE NEM ÉTICA E MUITO MENOS MORAL !!!

Jorge disse...

O Dr. Jorge está muito enganado quanto à falta de capacidade do FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO ser responsável por Banco de Sangue...Este profissional está muito mais capacitado que o médico para desempenhar atividades em Banco de Sangue.... Basta ver a matriz curricular dos Cursos de Medicina e Farmácia... Nesta área o farmacêutico está muito capacitado, tanto é que a legislação o permite....Srs. médicos vamos parar com esta soberba... Saúde NÃO é mais exclusiviadde de médicos, isto era na Idade Média.

Anônimo disse...

barbaridade! que insanidade tratar vidas como se lixo fossem!

Anônimo disse...

A professora Vera deixou o Jornal Momento???

Anônimo disse...

Anônimo das 21:11 bó o gordo não disse que ele era incompetente. Disse que o cara não é o responsável pelo banco. E não é mesmo. Nos todos aqui de dentro sambemos bem, aliás ele mais do que ninguém sabe disso.

Jorge disse...

Disse SIM que não era competente para tal tarefa...Veja TEXTO ACIMA.

Anônimo disse...

tem gente que nao consegue passar no vestibular de medicina e depois fica com um requalque do tamanho do Rio Grande!!

Anônimo disse...

Qdo acontecesse este tipo de jogo politico, brincando de entregar a chave, esta na hora de outros orgãos competentes entrarem e acabar com esta POUCA VERGONHA DE POLITICAGEM BARATA, NA SAÚDE DE URUGUAIANA.

Anônimo disse...

O DR Jorge disse no texto que o cara não está capacitado, competência é outra coisa, ele até deve ter. Mas as indicações de uso de hemoderivados são médicas, isso vale aqui em Uruguaiana e em qualquer parte do mundo. A indicação do uso é médica, agora toda parte técnica compete ao Bioquímico e não ao médico. Cada um tem sua função, entendeu?

Anônimo disse...

Com saúde não se brinca. Temos uma excelente equipe de cardiologia,que foi preparda para trabalhar aqui e com eles veio uma pediatra dedicada as pessoas de poucos recursos e uma profissão que esta em extinsão. Achar que pode substituilos é utopia. A cidade vai ficar conhecida por correr com seus medicos. O radiologista saiu daqui empregado em outra cidade. E qd tempo Uruguaiana ficou sem radiologista? Compramos aparelho e não tinha quem interpretase.
Creio que é hora de deixar as vaidades, conversar e se unir pelo bem do povo.
Não sei como se sustenta o banco de sangue é uma incognita. Verbas aprovadas somente quando foi para faze-lo.

Jorge disse...

Novamente sobre o assunto Bioquímico X Médico X Banco de Sangue. Nao estamos falando em PRESCRIÇÃO e sim Responsabilidade Técnica. É obvio que prescrição é prerrogativa médica, mas DIREÇÃO E RESPONSABILIDADE TÉCNICA não é prescrição de sangue ou hemoderivados. Nada a ver com isto. Nesta área o Farm. Bioquímico é mais competente, preparado e capacitado que o médico.... que dificuldade para entenderem.... vamos ler com atenção as postagens para não falar insanidades...

CONTINUEM VOTANDO. disse...

Infelizmente nossa cidade se transformou em um CABIDE DE EMPREGOS, E PARA SATISFAZE LOS É A LEI DO VALE TUDO.O QUE MENOS IMPORTA É O POVO HUMILDE, E É ESTE MESMO QUE DÁ O VOTO AO HOMEM SÓ PORQUE ELE USA TERNO, GRAVATA E FALA BONITO.

Anônimo disse...

Nao se rata de embate entre Bioquimico x Medicos, pois CADA UM TEM SUA FUNCAO!!!! apenas isso, cada macaco no seu galho. Nao eh so a prescricao, a indicacao do uso DE HEMODERIVADOS E MEDICA. To falando da INDICACAO meu amigo. Fica calmo senao tu vai enfartar e nao vai ter atendimento pra ti!

Vanessa disse...

21,54
nem pra ti., nem pra mim, nem para o prefeito.
Nesta cidade esta PROIBIDO SE INFARTAR.
muito Enalapril nesta hora...

Jorge disse...

Anônimo das 21:54, você não sabe o que é prescrição. (É o conjunto de todas as medidas não cirúrgicas (medicamentos, dietas, cuidados outros, etc.) ordenadas por médico em relação a um doente, e que visa ao tratamento deste). A indicação, em clínica médica, possui o mesmo conceito... Não vou continuar esta conversa pois, como dizia o Jô Soares, "com leigo eu não falo"...Dê uma olhadinha em um livro da área que, na próxima, não falarás bobagem...

Anônimo disse...

Cade o post sobre o depoimento do Schinaider?