Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: SIMERS pede a interdição ética de uma das unidades da Santa Casa de Uruguaiana

4 de mai. de 2011

SIMERS pede a interdição ética de uma das unidades da Santa Casa de Uruguaiana

O Sindicato Médico do RS (SIMERS) solicitou ao Conselho Regional de Medicina (Cremers), nesta terça, 3 de maio, a interdição ética de uma das unidades da Santa Casa de Uruguaiana, na fronteira oeste. A autarquia é responsável por instaurar este tipo de procedimento.

O pedido foi protocolado pelo Sindicato, na sede do Conselho em Porto Alegre, e atinge o funcionamento da UTI Cardiológica. A categoria reforça a preocupação com atos dos administradores do hospital, todos nomeados pela prefeitura, e que têm prejudicado o trabalho do corpo clínico.

O representante do SIMERS, Edson Prado Machado, explica que a interdição se justifica devido à ausência de diretor técnico da unidade, exigência legal para a assistência a pacientes, e à ingerência na conduta dos médicos. No documento, o Sindicato aponta irregularidades que precisam ser alvo de processo do Cremers. "É necessário investigar a prática dos administradores, pois está em jogo a continuidade do atendimento prestado em um serviço de alta complexidade", salienta Machado.

O dirigente sindical estará nesta quarta (4) no município, quando terá, durante a tarde, um novo encontro com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Matheus Gama. Serão entregues ao MPT cópias de ações movidas na Justiça do Trabalho para cobrar direitos e formalização dos contratos de um grupo de médicos que atuam no estabelecimento. As informações devem subsidiar o inquérito civil público que Gama abrirá para apurar as denúncias contra os gestores da casa de saúde.

O SIMERS também ingressará nos próximos dias com novas medidas judiciais, desta vez envolvendo os intensivistas das três UTIs da Santa Casa. O quadro, com cerca de 20 especialistas, enfrentou recentemente atrasos de mais de dois meses no pagamento das remunerações, mas não interrompeu a assistência aos doentes.

23 comentários:

Anônimo disse...

A Santa Casa funcionou "100 anos" com os mesmos problemas, até alguns mais graves. Nunca ninguém reclamou. O Sindicato Médico nunca veio contestar algo, nem o CREMERS..... Mas um dia.... tocaram no BOLSO dos médicos..... alguém teve a ousadia de enfrentá-los... Aí veio a "carga de cavalaria"... acharam que tudo estava errado.... Certamente existem muitos fatores a melhorar, mas nós "leigos", não somos tão tolos quanto os nobres "senhores de branco" pensam que somos. Alguns leigos, apesar de seres inferiores, possuem cérebro.

Anônimo disse...

Prefiro acreditar nos senhores de branco que sempre tentaram ajudar a populaçao, mesmo com os meios precarios q possuem, do que em Políticos ladroes e sem escrupulo como estes q temos em Uruguaiana...Este anonimo anterior ou é um destes ou mama nas tetas que eles proporcionam para dar razao a seus desmandos !

Anônimo disse...

Mas que o raciocínio do anônimo da 11:03 está correto ESTÁ. Porque somente AGORA acharam todos os problemas da Santa Casa. E antes.... era Hospital de 1º mundo? Onde estava o Sindicato e o CREMERS..... "Santo Cartel".....

Alfredo L. Muller Gomes disse...

Médicos especialistas nao podem admitir o abandono e o desleixo, PORQUE abandono significa Infecçao, morte e descredito...

Se nao reclamarem, solicitarem o que é digno para o atendimento ao paciente, será o fim.
O fim... É o que a autotoridade maior do municipio quer?

Quero pensar que nao, mas as noticias levam a crer que sim.

Só resta ao povo, pedir socorro, Ou ir embora...

Sou uruguainense mas moro em Cachoeira do Sul. Aqui isso nunca aconteceu. Temos hospital que atende o que pode. Os procedimentos que nao pode atender, manda para os grandes centros.

Anônimo disse...

Um roubo não justifica outro roubo.
Um ladrão não justifica outro ladrão.
Não sou beneficiado e nunca pratiquei o enriquecimento sem causa, ou seja, receber além do que tenho direito, como fizeram muitos que por muitos anos receberam grandes lucros nas costas da sobrecarregada santa casa de uruguaiana.

a mim nenhum senhor de branco fez favor ou quiz me AJUDAR, sou população e sempre fui atendido com muita falta de profissionalismo nas filas desgraçadas desses maus atendimentos que somos vítimas.

A Santa Casa tem que ser profissional sim.
Nós sempre fomos tratados como indigentes e cobais.
E, os médicos sempre receberam da previdencia pública, se acham pouco então que larguem tudo mas não fiquem recebendo, reclamando e atendendo de má votade.

Felice, continua com essa moralização que o povo que não pode ir a PA, Santa Maria, Estados Unidos ou Europa, te agradece muito.
Esse pessoal que vai fazer turismo nas clínicas particulares, no Hospital MÃE DE DEUS, MOINHOS DE VENTO, etc... esse é claro, são eles mesmos, que quando adoecem não se tratam em Uruguaiana pois sempre souberam do perigo e do mau atendimento que hoje o Felice corajosamente tenta melhor.

Obrigado Felice e Parabéns pela tua coragem.

Anônimo disse...

Uruguaiana já tem um novo cardiologista para assumir o Instituto. Dizem que é um nome ligado à politica.

Anônimo disse...

Por isso que Uruguaiana está cada vez mais atrasada!!Com pensamentos brilhantes como o anonimo 11:03 e 13:50 !!

Maria Lurdes disse...

MORALIZAÇÃO!!!!!!, esta palavra não cabe nestas paginas e muito menos nesta cidade, onde anda o dinheiro do Canil?????????, dos medicamentos???????????? e outros mais, que devem ficr escondidos,mas que logo logo apareceram.ou não??????????.

Anônimo disse...

Tem uma contemporânea minha que sempre me achou brilhante, tivemos muitos momentos brilhantes, acho muita coincidencia tu também me achar brilhante, será existe uma razão que explique isso. com certreza é mera coincidência. não deve ser sua mãe a pessoa que também me chamava de brilhante.

Anônimo disse...

Ele diz que médicos se enriqueceram com a Santa Casa, se houve, um dos primeiros é cooparente Dele, foi secretário da saúde e responde a processos.
E médico ligado à política ou políticos da nisso...

Vanessa disse...

h sim.... sim... agora vamos a culpar aos medicos que estam faz pouco tempo na cidade pelos erros da santa casa que são de aaaaaaaaaaaaaaaaaaanos atrás..
perai..tudo tem o seu lugar.

ana del lito..a senhora viaja pra POA todas as quintas feiras e com que dinheiro a senhora paga as pasajems? Nao quero pensar que a senhora pega as pasajems da Planalto,.. ne..


e.. temos uma administradora que admite ter problemas na sau saude mental e gosta de fazer turismo em POA.


a proposito..
por que e que em POA ela era conhecida com o apelido de "aninha 10%"?

en agora sai que o IRMão do RAFAEL ALVES, o nosso novo e brilhantissimo secretario de Industria, comercio e Turismo...que é casado com uma pessoa de sobrenome Sanchotene, senhora que trabalhou...nao sei se continua trabalhando, na prefeitura de Uruguaina..
e o dono da empresa que fez as obras na santa casa...
(vai, anonimo 11,03 13,50...continuem colocando a culpa nos medicos)

miercole........quantos novos podres vamos conhecer nos proximos dias?

Anônimo disse...

Tudo isso só chegou a esse ponto pela unidade da classe médica. Sempre foi assim e sempre será.
Nem pela maior desgraça do mundo soltam as mãos, morrem todos abraçados. Por isso fazem o que querem, trabalham do jeito que querem, quando querem e apenas quando convém reinvidicam pela saúde da população! E todos aplaudem, acham lindo. Se fosse sempre assim, pela força que a classe tem, a saúde pública não estaria hoje do jeito que está. O que Uruguaiana vive hoje é um episódio isolado. Há algo por trás disso. Nós, "leigos", um dia haveremos de saber o que é... Que não demore muito!
Não estou generalizando, mas falo da imensa maioria, que astuciamente consegue usar as raras excessões como massa de manobra e ainda usam a desgraça alheia para isso. Palmas à classe! Usem toda essa força para o bem coletivo e não apenas quando apertam-lhe os calos.

Anônimo disse...

Eu concordo com o anônimo das 11:03.
Para os que estão contra, deixo a lucidez do texto do Fernando Alves, lá do blog Paralelo 29 e os convido a visitar o blog de vez em quando, ler e refletir sobre o que leram.

"O diagnóstico, já antigo, embora pouco falado: ao longo de décadas, a Santa Casa se sucateou por falta de capacidade de investimento. Isso se revelou uma boa oportunidade de negócio, para alguns.
Com toda a receita indo para a folha de pagamento e despesas correntes e o passivo (FGTS, principalmente) só crescendo, donde a Santa Casa tiraria dinheiro para investir num aparelho de raio x que fosse? Não tiraria.
Os médicos, individualmente ou em pequenas sociedades, vislumbraram a oportunidade de equipar o hospital. E o fizeram com fino faro financeiro. Setores inteiros, lá dentro, pertenciam (pertencem?) aos terceirizados.
A centenária Santa Casa virou um grande condomínio, em que o atendimento pelo SUS e as responsabilidades civil (por erro médico) e trabalhista, tocavam à entidade, e as moedas que caíam nas maquininhas, ficavam com os médicos.
Essa situação foi aceita e tolerada durante anos, décadas, até. Títulos de nobreza da alta sociedade uruguanense foram comprados com sacos dessas moedinhas ....
Quando perigava faltar para o 13º do funcionalismo, entidades e clubes de serviço se prestavam a fazer a rifa de um carro, e tudo se resolvia. Todos contentes."

Anônimo disse...

Prefeito Sanchotene Felice.
Um divisor de águas.
O povo está com o senhor.
Querem apostar?
Coragem, decencia e honradez não se acha em qualquer um.
Força prefeito.

Anônimo disse...

Existe sim anonimo 18:09 ...há muitos anos tu és motivo de deboche!!Mas só podia né,és muito chato e trouxa!!

Anônimo disse...

Maria Lurdes, esqueceu do ROMBO deixado pela outra administração??? A Santa Casa antiga DEMOLIRAM e esta outra quase foi a LEILÂO, porque ninguém questionava NADA? E o "simers e cremers", quem não esta vendo que essa "cpi" é totalmente política? Mas o povo não esquece, na hora ele responderá, como da outra vez.

Anônimo disse...

bom, então sou obrigado a reconhecer mesmo sedo vítima de deboches e trouxa,não se ganha todas mas desta vez o perdedor és tu, ou melhor, o fornecedor es tu. nÃO me resta outra saida, pois não precisa nem de dna. de que adianta ter carro na garagem se o dono nÃO consegue acelerar, não PODE aproveitar há muito tempo e a máquina tá pedindo oleo. deixa comigo que eu abasteço a carente.

Maria de Lurdes. disse...

Não concordo que CPI seja politica, e sim, outros orgãos responsáveis.Os vereadores fazem sua parte, apontam erros, mostram provas, se outros são cegos, o problema não é deles.Parabéns A TODOS VEREADORES, pela CORAGEM de MOSTRAR A VERDADE, PR ISSO FORAM ELEITOS.

Anônimo disse...

Olha a hora que esse CC ta no computador evitando o encontro matrimonial. e pelas magoadas palavras escritas ele conhece o Ricardo e tenta se vingar. é um analista que sabe mas não desiste pra não pagar a pensão. ele demonstra que encherga mas prefere não ver pra não sofrer mais. ele sabe que ela é atraente e que tem necessidades imediatas.

Anônimo disse...

Viu Maria de Lurdes???Só pode lembrar dos erros dos outros prefeitos ...agora...???só pode elogiar o perfeito viu???Este blog ta ficando chato!!Só tem puxa-sacos do Felice postando hahahah
Ainda bem que existem Marias de Lurdes que estão enxergando as mentiras deste governo atual!!

Vanessa disse...

pergunto..
quantos ALVES e SANCHOTENES estão na Prefeitura mamando? ooooooooopsss.;... digo.. trabalhando? (???????6$↑6┬34♥5+5ÂÌW£1♂2▬Ñ♠«y⌂☻☻├Ù×ÑúÞÜ¢┌?_)


uuuuuuuuuuuuuufaaaaaa;........

Anônimo disse...

Não sei o que é melhor, ser trouxa ou dividir a trouxa. Por outro lado, noto que voces dialogam , ela te conta tudo,inclusive que sou 'CHATO', sim porque é uma caracteristica que só ela conhece bem e tu pelo que vejo só ouviu ela falar. Não tem problema. se melhorar estraga,(NÉ) solidário voce inteligente.

Anônimo disse...

e ai CC?

confirmou com ela? ela negou algo?

tu ta num beco sem saida CC.

quem manda cutucar a cobra com vara de sipó.

assina: "o trouxa"