Com o objetivo de divulgar a arte contemporânea e a poesia que é produzida no estado, a exposição A imagem da palavra foi inaugurada dia 10 de maio, às 19h, no Centro de Exposiciones SUBTE, em Montevidéu, no Uruguai, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. A mostra tem organização do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e do Instituto Estadual do Livro (IEL). Com curadoria de Vera Pellin (artistas visuais) e Laís Chaffe (poetas), quinze artistas visuais contemporâneos criaram a partir de textos de quinze poetas gaúchos. O período de visitação vai de 11 de maio a 17 de junho. Dia 31 de maio, será lançado, também no SUBTE, o catálogo A imagem da palavra, a patir das 19h, com performances da artista visual Rosane Morais e dos poetas Paulo Seben e Escobar Nogueira.
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), a convite do IEAVi, acompanha a exposição apresentando a artista Glaucis de Morais com o vídeo Sem Saída, que ocupará a Sala XXS do Subte. Um carro de brinquedo, dentro de uma caixa, debate-se contra suas paredes. Este veículo apresenta a imagem de um sistema estruturado em círculos viciosos. São ações repetidas e não questionadas, lançando-nos em uma situação de confinamento.
Entre os 15 poetas gaúchos com textos selecionados, dois são uruguaianenses: Nei Duclós e Luiz de Miranda. Outro destaque na exposição é a participação do artista plástico alagoano Walter Karwatzki, colaborador da – também uruguaianense – editora Proa.
https://twitter.com/jtribuna10
Nenhum comentário:
Postar um comentário