Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Morre o poeta Biratuxo - Uruguaiana.

9 de jan. de 2013

Morre o poeta Biratuxo - Uruguaiana.

O poeta Biratuxo com os filhos Rafael e Felipe Moreira Constant.



Nesta quarta-feira, dia 09/01, em Uruguaiana, no final da tarde, foi encontrado morto em sua residência, o artista plástico, poeta, romancista, escritor e radialista Ubirajara Raffo Constant, o Biratuxo.
Nascido em Uruguaiana, em 14 de novembro de 1938, Biratuxo tinha 74 anos e foi vítima de insuficiência respiratória. Deixa os filhos Rafael e Felipe Moreira Constant de sua união com Maria Teresa Moreira. É autor de “Pago Xucro” (poesia, 1966), "Retorno Bravo" (poesia, 2003); "Pampa em 23" (romance, 2004); e "Sepé Tiaraju, uma Farsa Em Nossa História" (história, 2006). Foi membro da Academia Uruguaianense de Letras (AUL).
Em 1966, Ubirajara Raffo Constant foi para Porto Alegre, onde estudou artes plásticas e escultura com Vasco Prado; pintura com Paulo Porcella e xilogravura com Danúbio Gonçalves e Zorávia Bettiol. Em 1979, foi contratado pelo diretor Carlos Hugo Christensen, sendo responsável pela cenografia e indumentária do filme “A Intrusa”, baseado em conto do escritor argentino Jorge Luis Borges. Para o mesmo filme, elaborou a letra da canção de abertura, com música de Astor Piazzolla. Em 1981, elaborou um painel em bronze para o Lanifício Valuruguai, tendo por tema o gaúcho e a ovinocultura. Também, elaborou o troféu Roberto Bastos Tellechea para premiar o campeão do Freio de Ouro na Exposição de Esteio. Este troféu foi entregue até o ano de 1992. Realizou o troféu Cezar Passarinho par a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, festival do qual participou várias vezes como compositor e duas como jurado. Em 2003, a convite do diretor Jayme Monjardim, escreveu poemas, tendo por tema “A Casa das Sete Mulheres”. Estes poemas foram editados e lançados junto com o DVD da minissérie da TV Globo, baseada em obra homônima, de autoria da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski.
Biratuxo é autor da letra das canções Ave Maria Pampena, Rua da Minha Infância, Mocito, e do poema épico Retorno Bravo. Durante anos, na Rádio São Miguel AM880, em Uruguaiana, apresentou aos domingos das 9h às 10h, o programa Poesia e Canto Querência.  
Ubirajara Raffo Constant está sendo velado na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. O sepultamento será realizado às 11h, desta quinta-feira, dia 10/01, em Uruguaiana, no Cemitério Público Municipal Senhora Santana. Aos familiares os votos de pesar da equipe Tribuna.

Um comentário:

Unknown disse...

"Eu me apeguei a imagem!!! Eu sabia que não iria morrer!!!! Não morro bem assim!!!!" Que Deus receba o Biratuxo sem frescuras.
Seco, orgulhaste de teu pai.
De longe um abraço! Leandro Lunardini Cardoso