O Plano de Mobilidade Urbana, elaborado Poder Executivo,
é considerado a solução mais concreta para a estruturação da mobilidade em Uruguaiana. Neste
processo, destaca-se a real possibilidade de resolver definitivamente a
precariedade do transporte coletivo urbano de Uruguaiana. Reunido durante
este final de semana com o Engenheiro de Planejamento de Transportes, Francisco
Horbe, coordenador do Plano de Mobilidade Urbana no Município, o Prefeito
Schneider deu um importante passo rumo à inserção de um sistema de transporte
coletivo adequado para a cidade. Durante a reunião foi apresentado ao prefeito
o Sistema Integrado de Transporte – SIT, que consiste em uma nova dinâmica de
funcionamento do transporte urbano, baseado em modelos inovadores, modernos,
que irá priorizar um melhor atendimento ao usuário.
O SISTEMA DE INTEGRADO DE TRANSPORTE - Com o intuito de levar ao usuário maior aceleridade no
trajeto percorrido pelos ônibus urbanos, a primeira mudança visível no projeto
é a Redistribuição das linhas, ou seja, não haverá mais linhas que vão de um
extremo ao outro da cidade, causando uma demorada demasiada ao usuário em
chegar ao seu destino. Ao invés disso, será inserida uma frota maior de
veículos, sendo que cada conjunto de bairros identificados por sua aproximidade
um do outro, irá receber uma troncal. Ao todo serão 7 troncais espalhadas pela
cidade. Além disso, o novo sistema de transporte urbano contará com uma
inovação. A inserção de uma circular, uma linha expressa, abrangendo a área
central da cidade. Essa linha também estará conectada as troncais. Tanto
as linhas troncais, como a circular, estarão interligadas através do Terminal
de Ônibus e o tempo médio estimado de viagem entre o bairro centro e vice-versa
será de 20 min. Hoje o tempo do trajeto das linhas atuantes é de 50 minutos.
O QUE É UMA TRONCAL? Linha que opera onde há grande
concentração de demanda com a função principal de realizar a distribuição dessa
demanda. O Sistema Integrado de Transporte de Uruguaiana será composto por 7
troncais, ligando o bairro ao centro (parada final: terminal de ônibus), em um
trajeto que levará o tempo médio de 20 min. O diferencial é o aumento da
frequência que o ônibus estará passando nas paradas do seu bairro.
EXEMPLO: A linha 1003 leva em torno de 50min para fazer
todo o seu trajeto, quer dizer o usuário que entra no ônibus no Bairro
Profilurb e tem como destino o Bairro João Paulo II, levará esse tempo estimado
dentro do veículo. A substituição dessa linha por uma troncal irá reduzir esse
tempo/percurso.
O QUE É UMA CIRCULAR? Linha que liga várias regiões da
cidade, formando um circuito fechado, no caso mais comum, com a zona central
localizada mais ou menos no centro do círculo. Algumas vezes se utilizam linhas
circulares passando pela área central. Em geral, são utilizados pares de linhas
circulares girando em sentidos opostos para reduzir a distância entre as
regiões.
EXEMPLO: Essa modalidade é inédita na cidade e irá
possibilitar o usuário se deslocar de forma rápida dentro da área envolvida
pela circular.
O QUE É O CARTÃO DO USUÁRIO? Outra inovação é a criação
do cartão de embarque, que nada mais é, que a disponibilidade de um cartão para
a compra de créditos (passagens), para o uso do sistema. Com esse cartão, você
poderá, por exemplo, pagar uma única viagem e poder pegar dois ônibus ou mais,
caso for necessário para chegar ao seu destino final.
EXEMPLO - Um usuário, morador do Bairro Mascarenhas de
Moraes, utiliza o transporte pública tendo como destino o Bairro Cabo Luiz
Quevedo. Ao embarcar no ônibus, o usuário com uma única tarifa irá até o
Terminal Central e lá embarca em outro ônibus que o leve até o seu destino
final sem a necessidade de pagar novamente, ou seja, você paga uma única vez
para chegar onde deseja. O Sistema Integrado de Transporte é uma proposta
ramificada no Plano de Mobilidade Urbana que vêm sendo elaborado pelo Município
sob a coordenação do Engenheiro Francisco Horbe. Com a elaboração do Plano,
aprovação por parte da Câmara e posterior criação da Lei Municipal de
Mobilidade Urbana, o Poder Executivo poderá, enfim, elaborar um edital para
contratação das novas empresas para prestar o serviço, baseado nas diretrizes
dispostas em Lei. Dessa
forma o tramite correrá sem o risco de impugnações ou liminares judiciais que
impossibilite o andamento do certame.
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