Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: A RUMO quer desalfandegar o Porto Seco de Uruguaiana

27 de dez. de 2016

A RUMO quer desalfandegar o Porto Seco de Uruguaiana

A Rumo ALL pertencente ao Grupo Cosan - um dos maiores do país atuando em setores como infraestrutura, logística e energia está devolvendo os portos ferroviários aduaneiros e demitindo o quadro funcional nas cidades de Uruguaiana e Santana do Livramento. Na última semana, os 17 funcionários restantes, há dois anos eram 250, receberam aviso prévio trabalhado. 

A Rumo, que incorporou a ALL, em fevereiro de 2015, hoje detém a concessão de boa parte da malha ferroviária brasileira, incluindo o Rio Grande do Sul, e administra os Portos Secos Ferroviários de Uruguaiana e Santana do Livramento. 

Em comunicado à mídia, a concessionária informou que no próximo dia 31 de janeiro de 2017 devolverá a permissão dos portos secos à Receita Federal do Brasil, porque a operação alfandegada não faz parte de sua estratégia empresarial, que tem foco apenas transporte ferroviário de cargas. 

Já a RFB, que recebeu o pedido de desalfandegamento, deverá a partir da devolução desenvolver uma nova licitação que, de acordo com especialistas, levaria pelo menos um ano para ser definida. 

Segundo a Rumo, as operações ferroviárias na região seguem normalmente e, a empresa vem mantendo diálogo com os órgãos responsáveis para construir um caminho sustentável para a ferrovia.  
Aos demitidos foram ofertados cursos de capacitação e consultoria para realocação no mercado de trabalho. Fonte CP

Nenhum comentário: