Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Dia Mundial do Pão - 16 de outubro. Parabéns Brites e a todos os panificadores da região!

16 de out de 2017

Dia Mundial do Pão - 16 de outubro. Parabéns Brites e a todos os panificadores da região!


A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.
Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária. Por vezes como entrada, outras como prato principal ou mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido. De custo baixo, o pão é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde. Quanto às variedades mais saudáveis de pão encontram-se o pão de espelta, o pão de milho, o pão de alfarroba, e o pão de malte, por exemplo.

História do pão

O primeiro registro do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.
Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento.
Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

Como comemorar

Para comemorar o Dia Mundial do Pão pode visitar as melhores padarias e provar as suas especialidades de pão.

Studio na Colab55

Nenhum comentário: