Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Dudu Colombo em Uruguaiana

11 de abr. de 2009

Dudu Colombo em Uruguaiana

Após 15 dias de visitas aos dois maiores produtores de azeite e azeitona de mesa do mundo, Itália e Espanha, o Prefeito de Bagé, Dudu Colombo, acompanhado da esposa, irmãs e cunhados, aproveita o feriado de páscoa para realizar seu lazer favorito, pescaria. O local escolhido foi a estância Santa Carmem em Uruguaiana, propriedade de Faeco Lagreca.
A viagem a Europa teve como objetivo obter informações que possam ser adaptadas à cultura da oliveira na região da Campanha. A agenda internacional representa uma continuidade às pesquisas de olivicultura, que vem sendo realizadas pela Embrapa Clima Temperado há cerca de quatro anos. No Rio Grande do Sul existem, plantios comerciais de aproximadamente 200 hectares de oliveiras, localizados nos municípios de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul e Bagé. Ações de pesquisa e desenvolvimento com a cultura da oliveira estão sendo realizadas pela Embrapa, através do projeto “Introdução e desempenho agronômico de diferentes cultivares de oliveiras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.” Os países visitados, possuem destacados avanços tecnológicos em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de olivicultura (poda, adubação, tratamentos fitossanitários, colheita mecanizada, avaliação da qualidade física, química e sensorial de azeites e azeitonas de mesa, entre outros).
Entre uma traíra fisgada e um chimarrão, Dudu fez uma explanação da viagem e falou do projeto para Bagé. Durante a campanha eleitoral, Dudu colocou como um dos pilares do seu governo o desenvolvimento econômico do município, e nesse contexto está inserido o cultivo de oliveiras. Destacou que a produção de oliveiras e azeitonas formam um mercado em expansão na América Latina. “Trabalhamos com a expectativa de que o cultivo de oliveiras venha a ser implantado em Bagé”, afirmou Dudu.
Pelo estudo realizado pela Embrapa Clima Temperado, a região de Bagé apresenta clima, solo e potencialidades próprias para o cultivo de oliveiras. Cauteloso, o prefeito observou que o governo municipal, não vai agir de forma irresponsável. Tanto que já está agendada para a primeira quinzena de maio uma audiência pública em Bagé os integrantes da comitiva a fim de discutir o tema.

2 comentários:

debora_m_p@yahoo.com.br disse...

debora moura paz moura bagé rs tampo
sol água bagé

Anônimo disse...

Dá-lhe Dudu!
Nós nos orgulhamos de te-lo como nosso Prefeito, um cidadão com a devida paciência que sempre reconhecemos em ti.
É bom ve-lo visitando a nossa cidade mãe, embora a vida tenha nos trazido para Bagé que nos adotou.

Zé, Lúcia, Marcela, Bruna.