Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Ministério Público ingressa na Justiça contra o BIG

7 de jun. de 2010

Ministério Público ingressa na Justiça contra o BIG

COMUNICADO À IMPRENSA DE URUGUAIANA

1. O Ministério Público Estadual ajuizou ação civil pública contra a empresa WMS. Supermercados do Brasil Ltda., proprietária do Hipermercado BIG de Uruguaiana, visando a obter do Poder Judiciário a condenação da empresa a adotar medidas para melhorar o atendimento aos consumidores. A ação foi baseada em Inquérito Civil instaurado a partir de reclamações da população com relação à excessiva demora no atendimento dos caixas.
2. Durante a investigação o Ministério Público concluiu que o atendimento do Hipermercado possui diversos problemas, dentre os quais se destacam: 1) a insuficiência crônica de operadores de caixa; 2) a ausência completa de empacotadores nos caixas; 3) o uso de todos os caixas para pagamento de contas dos consumidores; 4) ausência de controle do uso correto dos caixas dedicados a deficientes, idosos e gestantes; 5) preenchimento dos corredores com inúmeras gôndolas de produtos, o que dificulta sobremaneira o fluxo das filas; 6) uso inadequado do espaço físico do estabelecimento, com a ocupação de áreas que poderiam servir para colocação de novos caixas para a prestação de outros serviços que poderiam ser deslocados para áreas menos sensíveis, como ocorre com o setor de crédito e a farmácia; 7) uso do espaço estacionamento para instalação de tenda para venda de produtos, limitando ainda mais o já reduzido espaço de estacionamento de veículos.
3. Na ação judicial, o Ministério Público requereu a concessão de medida liminar para determinar ao Hipermercado BIG a adoção das seguintes providências: 1) manutenção de um número mínimo de 60% dos caixas em funcionamento permanente, com a ampliação imediata para a totalidade dos caixas disponíveis no estabelecimento comercial em horários e dias de maior movimento, como entre 18 e 21h de dias úteis e entre 16h e 22h de sábados, bem como nos dias de promoções especiais; 2) colocação de um empacotador para cada dois caixas, de qualquer modalidade (expressas, comuns e dedicadas a atendimento prioritário); 3) manutenção permanente de um funcionário controlando o uso dos caixas dedicados a atendimento prioritário apenas por pessoas portadoras das características que autorizam o uso desses caixas (por exemplo, idosos, gestantes e deficientes); 4) criação de caixas específicos para o pagamento de contas; 5) remoção imediatamente do pátio de estacionamento a tenda para vendas de qualquer tipo de produtos.
4. O Juiz substituto da 3ª Vara Cível de Uruguaiana, Dr. Cássio Benvenutti de Castro, concedeu a medida liminar, de modo que o Hipermercado BIG está obrigado a adotar as providências exigidas pelo Ministério Público no prazo de 10 dias. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor solicita que a população controle o cumprimento da decisão judicial.

Uruguaiana, 07 de junho de 2010.


Cláudio Ari Mello,
Promotor de Justiça de Defesa Comunitária.

18 comentários:

Anônimo disse...

QUE BOBAGEM.
ÉCLARO QUE NÃOÃOPAGARNADA.
VÃO RECORRER E GANHAR.
ABSURDO.
QUEREMDETERMINAR OQUEPODE E OQUENÃO PODE NO ESTACIONAMENTODE UMAEMPRESA?
AH.FALASERIO.
A QUEM QUEREM ENGANAR?
BOTAPALHAÇADA

Anônimo disse...

Que bom se isso fosse alem mercados, e partissem pr agilizar os Bancos, e orgãos Públicos.

Anônimo disse...

Maravilhoso seria, se outros processos andassem nesta velocidade, tem um que nasceu virado para a lua, pois tudo que é contra ele é uma eternidade, e sempre dá positivo.Apesar que é outro departamento............

Anônimo disse...

só bobageira é só trocar de super
tem coisa mais importante para se preocupar
exemplo os assaltos praticados por motoqueiros ah mas isso é dificel né? dá trabalho né?
dá medinho né?

Ckiente Feliz disse...

Aplaudo este juiz e convido-o para ir no Supermercado Rispoli no forte do verão de janeiro e obrigar este mercado a colocar ventiladores circulando para todos seus clientes pois muitos já desmaiaram lá.
Adorei as medidas tomadas contra o BIG pois considero uma falta de respeito com seus clientes esperarmos nas longas filas e não só aqui em nossa cidade, em todos as lojas.

Anônimo disse...

Isso esta mais para persegui ação!
O Rispoli é um inferno na torre!
Aquela garaagem fechada entao não dá pra querer...

Anônimo disse...

Pessoal, é assim que voces patrocinam empregos?
Emprego tem q ser criado, mas nao deste jeito!
Cada empresa sabe qtos pode empregar.
Querem botar o mercado a correr?Mandem aqui pro Alegrete.

Cliente Feliz disse...

Anônimo do Alegrete, deixa de ser bobo em querer defender os americanos donos da Walmart, eles ganham demais e nem se preocupam com nosso bem estar, seus clientes.
Fui no BIG Cristal em POA no inicio de dezembro e tinha 50 caixas, porem menos de 20 funcionando e tinha 100 m de fila, no calorão daquela época. Ainda bem que a justiça se alertou.

Anônimo disse...

Mas 21:44 tu queres comparar o BIG de PoA com o Mini Big daqui?
Nao me faça rir...

Marian Brites disse...

Mas quanto a esta estória de que "ganham demais e nem se preocupam com nosso bem estar"...
Quero falar que tenho uma amiga que a mãe dela precisa de remedios e nao consegue no Posto. Isso não é mais grave do que ir no mercado e ter que ficar na fila?quem vai no mercado não tem pressa e quem tá doente tem pressa e muita. voces politicos ja pararam para pensar?

Alegretense sem olho grande disse...

Bom, voces podem ver que aqui nós nao temos um grande BIG.
O maior mercado é o boteco do Liloló.
Se o Big viesse pra cá, teriamos um Alegrete mais Alegre, mais Big.
A uns cinco ou seis anos atras, tinhamos inveja de vocês.Hj nao temos mais. Sim, desde o momento que um certo conterrâneo de voces voltou e a coisa só pretiou por estas bandas daí. Correto?

Ana Clara disse...

Que tal s preocuparem com a saúde, verificarem os postões, postinhos a Santa Casa, que engana bobo, mandam a pessoa passar pr outro local, pr que não vejam a quantidade de gente esperando, isto sim eu aplaudiria se fizesses, agora se preocupar com o andamento do mercado, antes disso primeiro vcs teriam qu verificar é os bancos que é LEI e não são cumpridas.No BIG vai quem quer, tem outros mercados se a pessoa se achar encomodada.Realmente os valores estão todos retorcidos nesta cidade.

Anônimo disse...

Gente, vocês são tipo assim:

- Descobriram a cura do câncer!!!
- Ah, mas tu leste a reportagem de ontem sobre o homem que torturava a bisavó na República Tcheca?? Pessoas com câncer vivem bem, agora para a coitada da velhinha ninguém vai achar cura!!! Os valores estão distorcidos neste mundo!!!

O entendimento das pessoas sobre essas questões coletivas é que é distorcido (não que eu não goste disso...)

Anônimo disse...

Eu nunca vi nenhum amigo meu dizer : Vou naquele mercado porque não tem fila. Mas dizem: vou naquele porque está mais barato.
Talvez seja porque somos pobres?

Anônimo disse...

fiquei feliz pelos magistrados que conseguiram ver nosso povo sendo explorados
pelos yankes.parabens aos autores da açao
fazem as pessoas valorizarem a cidadania.uruguaiana esta melhorando porque esta sendo administrada por um homem serio.raridade!o coitadismo que notei em comentarios nao leva a nada !

Anônimo disse...

Eu continuo com o meu pensamento, a LEI É PR UNS NÃO PR TODOS.

Anônimo disse...

MAS TÁ LOUCO?
NINGUEM MERECE ESSE POVINHO.
BANDO DE TROUXAS.
VOCE AÍ QUE ESTÁ APLAUDINDO ISSO SABE QUEM VAI PAGAR O CUSTO DA CONTRATAÇÃO EXTRA DE FUNCIONÁRIOS?
É VOCE MESMO BOBALHÃO.
É OBVIO QUE O EMPRESÁRIO VAI EMBUTIR NO CUSTO DOS PRODUTOS.
SEM FALAR QUE É CLARO QUE ISSO NAO VAI SER CUMPRIDO.
É CLARO QUE O BIG VAI GANHAR EM RECURSO.
A "JUSTIÇA" NAO PODE ADMINISTRAR SUPERMERCADO.
RISIVEL CHEGA A SER DIZER COMO O SUPER DEVE UTILIZAR O SEU ESTACIONAMENTO.
PORQUE NÃO VÃO ATRAS DE PEDÓFILOS, CRIMINOSOS, TRAFICANTES DE DROGAS QUE TEM AOS MONTES NA CIDADE????????

Anônimo disse...

Tem tanta coisa pr se preocupar, agora eles querem se meter com quem gera emprego!!!!!, e paga impostos, tem tantos e tantos sonegadores nesta cidade isso eles não veem ou fazem vistas grossas .