Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Dia Nacional do Pescador - São Pedro & Paulo

28 de jun. de 2017

Dia Nacional do Pescador - São Pedro & Paulo



Nesta quinta-feira (29/06), os pescadores celebram o Dia Nacional do Pescador. A data foi escolhida porque 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores. Para comemorar, várias atividades são realizadas no Litoral gaúcho, nas lagoas e nos rios.
Em Rio Grande acontece a 281ª Festa de São Pedro e 4ª Festa da Anchova, com missa na Catedral de São Pedro, saindo em procissão às 9h30 até as Docas do Mercado. As festividades iniciaram no dia 20, com atividades artísticas, culturais e mateada, e encerram hoje, com missa às 18h, cujo tema é Ser comunidade solidária: a dimensão social da fé.
Em parceria com a Colônia de Pescadores Z1 e a Associação de Pescadores, entre outras instituições, a equipe da Emater/RS-Ascar de Rio Grande participa da Festa nesta quinta-feira no Largo do Mercado Público, apresentando a diversidade dos produtos das agroindústrias e artesanatos produzidos pelas famílias de agricultores e pescadores assistidos.
Em Tramandaí, o Dia do Pescador será comemorado no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 9h. As atividades serão realizadas numa parceria entre Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Pescadores de Tramandaí e Colônia dos Pescadores Z40.
Entre as demandas reivindicadas pelos pescadores de Tramandaí, estão um maior envolvimento dos pescadores nas tomadas de decisão junto ao Estado e municípios e o compartilhamento de experiências, objetivos e responsabilidades. Os pescadores e suas organizações citam ainda a importância de fortalecer a Secretaria Municipal da Pesca e reativar o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Pesca, construir o Plano Municipal de Desenvolvimento da Pesca Profissional, com a criação de um Fundo, o fortalecimento da Emater/RS-Ascar nas execução de diversas ações de assessoramento aos pescadores, o ordenamento da pesca e dos locais próprios para a atividade e o fim da poluição nas lagoas, nos rios e no mar.
Studio na Colab55

Nenhum comentário: