Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/23/09

23 de fev. de 2009

Coluna BALAIO, de Rubens Montardo Junior.

Uvas
O prefeito Sanchotene Felice; acompanhado do presidente da Cooperativa dos Vitivinicultores de Uruguaiana (Vinoeste), Fábio Sangbush Gallarreta; e do vice-prefeito e secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Luiz Augusto Schneider; participou da solenidade que marcou o início da colheita de uvas no município de Uruguaiana. A estimada da safra deste ano é a colheita de 100 toneladas de uvas. Em 2008, a Vinoeste, que tem 25 associados, produziu 45 mil litros de vinho. Em 2009, está prevista a produção de 75 mil litros de vinho, sendo 10 mil litros de vinho branco e 65 mil litros de vinho tinto.

Data
Em jantar de adesão, no dia 26 de fevereiro, no Tênis Clube Rio Branco, com show de Sérgio Rojas, a secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Brettas Felice comemorará seu aniversário.

Olha o jabuti...
Quando vejo políticos de pouquíssima afinidade juntos lembro do jornalista pernambucano, que fez política no estado do Maranhão, o senador Vitorino Freire (1908-1977), que dizia “jabuti não sobe em árvore. Quando aparece no alto de um tronco, é porque alguém o colocou lá”.

Tarefa
Ao assumir a presidência da AMFRO – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, terá a incumbência de recuperar o prestígio político da entidade.

Paim
O senador gaúcho Paulo Paim se apresentou como pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, no pleito de 2010. Para quem pensa que é piada, não é.

Esperteza
Para quem gosta de aparecer a qualquer preço, adora um holofote e vive se autopromovendo, vale lembrar a famosa frase atribuída ao político mineiro Tancredo de Almeida Neves: “A esperteza quando é muita, come o dono”.

Escolas
O prédio construído no bairro Cabo Luiz Quevedo, em terreno doado pelo Município, que sediaria a Unipampa, deverá abrigar a Escola Técnica Federal. Por sua vez, na antiga Destilaria de Petróleo, poderá ser implantado o Colégio Industrial.

Produtores
Apresente seu talão de produtor com operações do exercício 2008 e os em branco, no Setor de ICMS da Prefeitura Municipal de Uruguaiana até o dia 15 de março de 2009, no horário das 8h15min às 12h, e das 14h15min às 17h. Fique atento aos prazos para apresentação dos Talões de Produtor e das Guias Informativas Anuais para fins de levantamento da Produção do Município, ano base 2008.

Praças
O Governo Municipal, por determinação do prefeito Felice, implantará praças infantis no interior do Município: Barragem Sanchuri, São Marcos, Plano Alto e João Arregui.

Credenciamento
O presidente da Comissão Municipal do Carnaval, engenheiro Osmar Saldanha Filho, informa que estão no site o formulário para o credenciamento da imprensa para o Carnaval Fora de Época 2009. Veja no endereço www.uruguaiana.rs.gov.br

Ambientalista
Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 11/02, a anistia política do ex-líder seringueiro Chico Mendes, assassinado no Acre, em 1988. A viúva do ambientalista, Ilzamar Mendes, receberá um indenização retroativa de R$ 377,8 mil, além de R$ 3.000,00 mensais. Chico Mendes foi considerado anistiado político por decisão unânime da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Diretor
O poeta, compositor e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), Armando Vasques dos Santos, foi nomeado pelo prefeito Sanchotene Felice para ocupar o cargo de Diretor do Centro Cultural, Dr. Pedro Marini. (Decreto nº. 054/2009)

Secretarias
Na reforma administrativa, que deverá ser apreciada em março pela Câmara Municipal, constará a criação de duas secretarias: Esportes e Meio Ambiente.

Deputados
O deputado estadual Berfran Rosado (PPS) assumiu o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente. Na sua vaga, no parlamento gaúcho, assumiu o tucano Jorge Gobbi. Agora, a bancada do PSDB terá sete deputados.

Curiosidades
Quatro coisas que ninguém nunca viu: portenho modesto, palhaço de preto, tartaruga rápida e aquela prestação de contas.

Funrural
Dia 17/02, a Câmara Federal aprovou destaque à medida provisória 447, que revoga a cobrança de 2% sobre as vendas de produtos agropecuários realizadas entre produtores rurais, o antigo Funrural.

Presidente
A vereadora Josefina Soares assumiu, interinamente, a presidência da Câmara Municipal de Uruguaiana, em razão de férias da titular, professora Neraí Kaufmann.

Líder
O vereador José Fernando Tarragó (PSDB) continuará exercendo o cargo de líder do Governo, no Poder Legislativo.

Barragem
O prefeito Sanchotene Felice empossou a nova subprefeita da vila da Barragem Sanchuri, Maria de Lourdes Vargas dos Santos. A nomeação da líder comunitária Maria de Lourdes Vargas do Santos, atende uma indicação do vereador Adalberto Silva.

Quem lembra...
- Do fotógrafo Palma,
- Do gaiteiro João Damásio,
- Do Cinema Variedades,
- Da MUC – Marchanteria Uruguaianense de Carnes.

Em alta: a cidade do Rio de Janeiro no Carnaval 2009.

Em baixa: os programas de domingos nas Tvs.

Morre o conhecido "Corbachito"

Nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro, às 11h, foi sepultado em Uruguaiana, o corpo de Eduardo Santacana Corbacho, 70 anos. O sobrenome Corbacho se confunde com a história do cinema moderno no município (Cine Corbacho, posteriormente Cine Pampa) . O colecionador de soldadinhos de chumbo deixou um exército de amigos na cidade.

Saúde tem novo Secretário em Uruguaiana

Schneider é o novo Secretário de Saúde
Na última sexta-feira, dia 20/02, às 11h, o prefeito Sanchotene Felice, na presença do médico José Maria Argemi Filho, empossou o vice-prefeito Luiz Augusto Furhmann Schneider para exercer interina e cumulativamente o cargo de Secretário Municipal de Saúde e Meio Ambiente. Na ocasião, o prefeito Felice agradeceu ao ex-secretário Argemi Filho pela sua colaboração e desempenho nos últimos 4 anos como titular da pasta.