Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/29/12

29 de out. de 2012

Comissão de Ética escolhe Presidente, Vice e Relator – Uruguaiana.


A Comissão de Ética Parlamentar esteve reunida na manhã de segunda-feira, dia 29/10, e escolheu como presidente o vereador José Fernando Tarragó; vice-presidente, vereador Rafael Alves; e relator, o vereador Rogério de Moraes. Também fazem parte os vereadores Mauro Brum e Ronnie Mello. A instalação da Comissão centraliza-se na certidão de prisão provisória da Polícia Civil encaminhada à Câmara e na análise dos últimos fatos relatados pela imprensa sobre o afastamento do presidente e vereador Francisco Azambuja Barbará. Cabe ao Poder Legislativo refletir sobre a existência de conduta incompatível com o decoro parlamentar ou se houve ofensa à imagem da Câmara Municipal de Uruguaiana na qualidade de Poder constituído.
Serão considerados os dispositivos do Código de Ética Parlamentar da Casa e a documentação oficial que será buscada junto ao Poder Judiciário, Polícia Civil e Ministério Público para apreciação e certificação dos fatos que possam ter gerado ofensa aos princípios que norteiam as atividades da Câmara.
A Comissão inicia os trabalhos buscando informações com o MP, os juízes e delegados envolvidos no processo criminal. Com esta ação, pretende-se formalizar as informações, uma vez que o Poder Legislativo ainda não tem o embasamento necessário para qualquer providência efetiva. Inicialmente, são estes os encaminhamentos ao alcance do Poder Legislativo, sendo necessário esclarecer que, conforme a legislação, somente ao vereador cabe o pedido de licença do cargo até que o Poder Judiciário conclua o processo.

Audiência Pública sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Uruguaiana.


A Prefeitura Municipal de Uruguaiana convida para Audiência  Pública de apresentação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, que ocorrerá no Prédio Administrativo II da PMU, na rua Santana nº. 2467 (Antigo Fórum), nesta quarta-feira, dia 31 de outubro de 2012, às 14h.

Jornada de Biossegurança - Uruguaiana.


A farmacêutica bioquímica Raqueli Bittencourt, Chefe do Setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Uruguaiana, informa que a  I Jornada de Biossegurança para Manicures, Tatuadores, Esteticistas e Auxiliares em Saúde Bucal", evento promovido pelo Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, realizar-se-á nos dias 31/10 e 01/11 às 19h, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. Os temas que serão abordados são de extrema relevância para as categorias para o qual se destina, entre eles: higienização de ambientes, DST/AIDS, hepatites virais, doenças dermatológicas e processos de esterilização. Informações em horário comercial, pelo fone: 3411-0689 ou na avenida Presidente Vargas, 2990.

Gatão de Meia Idade - quase

Polícia Federal prende três coiotes e um chinês – Uruguaiana.



A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, prendeu em flagrante dois brasileiros e um chinês naturalizado argentino, por ocultação de sete chineses irregulares. Eles foram flagrados na noite de domingo, dia 28/10, no Posto Conesul, na BR 290, quando chegavam em um ônibus de Porto Alegre. A suspeita é de que tentariam passar irregularmente para a Argentina com destino a Buenos Aires. Apesar de ter visto e entradas regulares no Brasil, o grupo havia saído, de forma irregular, para Cuba, e retornou ao Brasil de forma ainda desconhecida.
Um dos chineses, que estava com o passaporte adulterado também foi preso. Os demais, como não cometeram crime, foram multados e notificados a deixar o país em 3 dias. Foram apreendidos documentos, um notebook, pen drives, celulares e R$ 6 mil. As penas variam de 1 a 6 anos de reclusão. Um dos presos pagou fiança e os demais foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.
A PF permanece investigando as rotas e os motivos da presença de chineses na região. A realização da prisão faz parte das ações da Operação Sentinela, que é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos.

Realizada no Ginásio Municipal a 25ª. Califórnia Petiça Internacional – Uruguaiana.




Com a presença de um bom público foi realizada na sexta-feira, dia 26/10, e no sábado, dia 27/10, a 25ª. Califórnia Petiça Internacional, promovida pelo Rotary Club Uruguaiana Leste.  Na sexta-feira foram realizadas eliminatórias de Uruguaiana para os não inscritos com os CDs, representando Escolas ou o "Soltando a Voz", onde os três primeiros lugares masculinos e femininos disputaram também no sábado.
Os resultados foram: Cantores Masculinos: 1º. lugar. - Felipe Adornes Aguiar,  2º. Andrew Mendes Machado 3º. Cristian Leonardo de Oliveira Melo;  Cantores Femininos: 1º. Flávia Renata de Sá Gimendez, 2º. Eliza Mossi Utzig, 3º. Isabelle Madeira Melo; Gaita Piano Mirim - 1º. Felipe Adornes Aguiar – Uruguaiana, 2º.  Wilian Eduardo Eninger – Dois Irmãos, 3º. Cleverson Carlos Pereira Alfaro – Uruguaiana; Gaita Ponto Mirim - 1º .Cleverson Carlos Pereira Alfaro – Uruguaiana, 2º. Wilian Eduardo Eninger – Dois Irmãos, 3º. Vitor Hugo Muniz Barreto da Silveira – Uruguaiana; Gaita Piano Juvenil - 1º. Mairon Andrei Pimentel – Uruguaiana, 2º. Gabriel de Souza Augustin - Porto Alegre, 3º. Marcos Adrian de Liz – Uruguaiana; Gaita Ponto Juvenil - 1º. Renato Fagundes – Uruguaiana, 2º Marcos Adrian de Liz – Uruguaiana, 3º. Gabriel de Souza Augustin - Porto Alegre; Intérprete Solista Pré-Mirim Masculino - 1º. - Cássio Castilhos de Oliveira – Porto Alegre, 2º. - Vitor Custório Henriques (este com 4 anos) – Sapucaia do Sul, 3º. - Arthur de Oliveira Lima – Sapucaia do Sul - Todos da Academia de Música Silvio Costa, de Sapucaia do Sul; Intérprete Solista Pré-Mirim Feminino - 1º - Camila Dipaoli – Livramento, 2º - Brenda Luisa Dupon Sauthier – Sapucaia do Sul; Intérprete Solista Mirim Feminino - 1º. lugar - Maria Eduarda Moraes - Sapucaia do Sul, 2º Luiza Casanova - Sapucaia do Sul,  3º - Roberta Pereira - Sapucaia do Sul; Intérprete Solista Mirim Masculino - 1º Felipe Adornes Aguiar – Uruguaiana, 2º Gabriel Fagan de Vargas Lins – São Leopoldo, 3º Juan Vitor Borges Winz – Livramento; Intérprete Solista Juvenil Feminino - 1º Daniela Correia Silva - Sapucaia do Sul,  2º Nicole Carrion – Sant’Ana do Livramento, 3º Flávia Renata de Sá – Uruguaiana; Intérprete Solista Juvenil Masculino - 1º Guilherme Oliveira - Porto Alegre, 2º Kristopher Pires da Silva - Santana do Livramento, 3º Luiz Alberto Leas Junior – Alegrete; Intérprete Solista Grupo Especial Feminino - 1º Tália Saray – Sapucaia do Sul; Intérprete Solista Grupo Especial Masculino - 1º Eduardo Batista Martins – Uruguaiana; 2º Marciano Reis Filho  - Livramento; 3º Vinicius Oliveira Leal – Livramento.

Polícia Federal apreende droga na BR 290 - Uruguaiana.



Em Uruguaiana, Policiais Rodoviários Federais flagraram 1 quilo e meio de maconha sendo transportado no compartimento do motor de um Fiat Pálio. O veículo estava saindo de Uruguaiana e dirigia-se  a Quarai,  quando foi abordado em frente ao Posto da PRF, na BR-290, no km 714. Na fiscalização, os PRFs  encontraram a droga e uma peteca de cocaína, que estava com o caroneiro. O condutor, de 41 anos, e seu acompanhante, 28 anos, foram presos e encaminhados à Polícia Civil local.


Policia Civil recebe doação do CONSEPRO – Uruguaiana.




O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Uruguaiana, que é presidido pelo Diretor da CDL, Clarindo Martins Barbosa, doou para Policia Civil de Uruguaiana, uma impressora a laser. Na oportunidade, representou a Policia Civil o Delegado Gustavo Rodrigues Arais. “Essa é a função do CONSEPRO, auxiliar na medida do possível, o belo trabalho que vem sendo realizado pela Policia Civil de Uruguaiana”, declarou o presidente do Conselho, Clarindo Barbosa. Os recursos do CONSEPRO, em grande parte, são oriundos das taxas recolhidas na emissão de documentos pelo IGP, em Uruguaiana. Valores estes que até pouco tempo estavam sendo destinados à Cachoeira do Sul, e que por denúncia do CONSEPRO foram trazidos de volta para investimento em Uruguaiana. “Esses recursos pertencem à comunidade de Uruguaiana e devem ficar aqui, fazer os valores ficarem aqui foi o primeiro passo, agora queremos a devolução do que foi enviado para fora”, finaliza o presidente Clarindo.

Inaugurado hangar da Base Aeropolicial de Fronteiras – Uruguaiana.



Dia 26/10, sexta-feira, aconteceu a solenidade de entrega das instalações do hangar do 2º. Esquadrão de Aviação da Brigada Militar. O local pertencia ao Aeroclube de Uruguaiana e foi doado à Brigada Militar para auxiliar nos serviços de segurança pública, o prédio que foi reformado tem, em torno de 600m2 de área construída, e está localizado na BR 290, KM 717. Na ocasião foi realizada a entrega da medalha “Grande Mérito da Aviação Policial” a seis homenageados que se destacaram na luta pela criação do batalhão aéreo e por trabalhos desempenhados em prol do Esquadrão. Diversas autoridades civis e militares prestigiaram o evento que foi coordenado pelo TCel. Carlos Alberto Selistre, Comandante do Batalhão de Aviação, e pelo Major Márcio Galdino, Comandante do 2º Esquadrão de Aviação. O presidente da CDL, Jorge Urquiza, e o diretor Clarindo Barbosa, participaram do ato. 

Festival Internacional de Cinema da Fronteira - Bagé.


Evento acontecerá na cidade de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, entre os dias 20 e 25 de novembro. Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do IV Festival de Cinema da Fronteira, previsto para acontecer de 20 a 25 de novembro de 2012 na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. 
A programação deste ano contará com uma mostra competitiva de curtas-metragens nacionais, além de uma seleção internacional e da mostra Cinema na Escola. Mais detalhes sobre o regulamento e sobre como se inscrever podem ser conferidos no site oficial do evento, no endereço http://www.festivaldafronteira.com/inscricoes/. Território de intercâmbio cultural, onde se visualiza uma identidade própria, observada nos ritos, nos mitos, na fala, nas festas populares, nas expressões corporais e na religiosidade, a cidade de Bagé, na fronteira Brasil – Uruguai, é palco anual do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. O potencial econômico de um polo de cinema na região confirmou-se com a escolha da cidade como principal locação do longa-metragem O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, promovendo uma movimentação econômica e turística sem precedentes na cidade. Em 2012 a Associação Pró-Santa Thereza assina a realização do evento ampliando e redimensionando as potencialidades do Festival.