Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/28/13

28 de mai. de 2013

Medalha Mérito Municipal – Uruguaiana.



Nesta quarta-feira, dia 29/05, às 10h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider entregará a Medalha Mérito Municipal ao professor de Educação Física, Nélson Rodrigues Pereira que há 50 anos leciona no município.

Exposição no Teatro Municipal – Uruguaiana.




Nesta terça-feira, dia 28/05, às 16h, no saguão do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o prefeito Luiz Augusto Schneider participou da solenidade de abertura da exposição “Asas da Liberdade”, que mostrou trabalhos dos alunos do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, e de pinturas a óleo da artista plástica Nilza Mazetti Dornelles.

Doação para Campanha do Agasalho - Uruguaiana.




Na terça-feira, dia 28/05, a primeira-dama Maria Rita Carvalho Schneider recebeu doação entregue pela Diretora do SENAC/Uruguaiana, Oni Maria Cezimbra Dias, para Campanha do Agasalho 2013. O material foi coletado por meio de uma Gincana que envolveu os alunos do Programa Jovem Aprendiz. Nesta Gincana, mais de 2000 unidades de agasalho foram recolhidas e doadas a Prefeitura Municipal para serem distribuídas. Além disso, também foram arrecadadas fraldas geriátricas que serão destinadas ao Lar da Velhice e, também alimentos, já entregues no Banco de Alimentos, para posterior distribuição. A primeira-dama Maria Rita Schneider agradeceu a doação e parabenizou os alunos e a direção do SENAC pelo nobre gesto de solidariedade.

Lançamento - Biblioteca - Uruguaiana.




Na segunda-feira, dia 27/05, às 19h30min, na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, após apresentação da Banda Municipal de Uruguaiana, houve o lançamento do livro “Retrato de uma Rendição”, do escritor, historiador e artista plástico, Carlos Fonttes. O livro teve apoio cultural da empresa CAUL - Cooperativa Agrícola Uruguaiana Ltda, representada na solenidade pelo diretor José Manoel Blanco. A obra de Carlos Fonttes foi referenciada pelo advogado e professor Luiz Machado Stabile, integrante da Academia Uruguaianense de Letras (AUL). Ainda, o prefeito Luiz Augusto Schneider formalizou a integração do acervo da Biblioteca General Valentin Benício da Silva, que pertenceu ao Clube Caixeiral ao patrimônio municipal, sendo acondicionada em sala especial no prédio da Biblioteca Pública Prado Veppo.

AMFRO reunida em Uruguaiana.




Na terça-feira, dia 28/05, das 9h às 12h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, presidiu reunião da AMFRO – Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, que contou com a participação de dirigentes de Itaqui, São Borja, Alegrete, Uruguaiana, Quarai, Maçambará, São Gabriel, Barra do Quaraí e Rosário do Sul. Na oportunidade, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider agradeceu ao presidente Erasmo Guterres Silva pela realização da reunião em homenagem aos 167 anos de Emancipação Política do Município.


Show de Mano Lima leva 12,8 mil pessoas ao Parcão - Uruguaiana.





No domingo, dia 26/05, das 18h às 19h, dentro das comemorações da Semana de Uruguaiana, o músico e cantor gaúcho Mano Lima levou um público estimado em 12,8 mil pessoas até Concha Acústica do Parque D. Pedro II. Antes, a Banda Municipal de Uruguaiana fez sua apresentação que também caiu no agrado popular. O prefeito Luiz Augusto Schneider agradeceu a presença da população que assistiu gratuitamente a apresentação de um dos artistas gaúchos mais populares. Ainda, o prefeito Schneider reiterou seu agradecimento às empresas Urban – Serviços de Transporte, responsável pela coleta do lixo em Uruguaiana e que pagou o cachê do artista; e Elias Grassi (responsável pela varrição) que distribuiu pipoca gratuitamente ao público. O único gasto do município foi com a energia elétrica.

Uruguaiana - Dia do Desafio – 29 de Maio



Este ano, o Dia do Desafio será realizado na quarta-feira, dia 29 de maio. A já tradicional data ocorre na última quarta-feira do mês de maio e Uruguaiana vai para sua 12ª. participação ao enfrentar a cidade de Talcahuano, do Chile. A expectativa é vencer pelo sexto ano seguido, já que desde 2007, Uruguaiana tem êxito na saudável competição entre cidades consideradas do mesmo porte. A expectativa do SESC e da Prefeitura Municipal é de superar a marca de 2012, quando os uruguaianenses contabilizaram 58.612 participantes, ficando um pouco abaixo da metade da população total, segundo o Censo 2010.
O Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA) e começou em uma pequena cidade do Canadá, em 1983, quando os termômetros marcavam -20° e o então prefeito sugeriu uma ação que necessitaria a ajuda de todos: propôs que todos os moradores apagassem as luzes, saíssem de suas casas e caminhassem durante 15 minutos nos quarteirões mais próximos. Além de estimular o exercício físico e combater o dominante sedentarismo, o gesto acarretou em uma economia de energia ainda não vista na história do país. A ideia teve sequência no ano seguinte e mobilizou as cidades vizinhas fomentando ainda mais o espírito. Hoje em dia é uma data mundial que ano-após-ano quebra recordes de participantes. Aos que tiverem interesse, em Uruguaiana, as bases de exercícios serão no Parque Dom Pedro II, Parcão; e no Calçadão da cidade. 
Além disso, o SESC e a Prefeitura montarão uma equipe que percorrerá as principais ruas da cidade convocando pedestres, motoristas, comerciantes, ciclistas, moradores, enfim, todos. O objetivo, além da vitória “do bem” contra os chilenos, é mobilizar as pessoas para que se movimentem e reconheçam a importância do exercício físico diário. Informações: 3412-4233/34124751 na CDL ou diretamente no SESC, 3412-2482/3411-2433.

Metas fiscais são avaliadas pela Câmara – Uruguaiana.



Na terça-feira, dia 28/05,  a Comissão de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo realizou audiência pública para a demonstração dos gastos e os investimentos do Poder Executivo realizados no primeiro quadrimestre de 2013 (janeiro a abril/2013). A audiência pública é promovida, conforme prevê a legislação, para tornar público o cumprimento das metas fiscais do município, oportunizar o debate sobre a execução do planejamento das finanças e garantir o papel fiscalizador do Poder Legislativo. A reunião aconteceu no Plenário da Câmara.

Arroz: entidades querem suspensão de decreto - Uruguaiana.



O líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, participou nas cidades de Uruguaiana e Itaqui, de uma série de reuniões com representantes da Associação dos Arrozeiros dos municípios da Fronteira Oeste do Estado. O foco dos encontros foi o debate sobre o Decreto Estadual nº 50.297/13, que propõe alterações no sistema de tributação do arroz gaúcho vendido a outros Estados. Conforme Frederico, após analisar minuciosamente o conteúdo da proposta do governo gaúcho, as entidades do setor exigiram a suspensão imediata do decreto, cujos efeitos passam a valer a partir de 1º de junho de 2013. Conforme o líder progressista, o entendimento é que a norma traz mais prejuízos do que benefícios aos produtores.
“O governo gaúcho apresentou uma proposição que traz muitas incertezas e, por isso, deve ser revista”, afirmou o parlamentar. Farsul e Federarroz ficaram encarregadas de encaminhar ainda esta semana documento ao Poder Executivo solicitando a adoção da medida suspensiva. De acordo com o economista da Farsul, Antonio Luz, embora em tese o decreto estimule a competitividade do arroz gaúcho em relação ao importado, algumas condicionantes presentes no documento dificultam a concretização dos benefícios. O economista cita, por exemplo, a exigência de que a concessão aos produtores de créditos presumidos de 3,5 % a 7% só seja efetivada caso tanto arrozeiros quanto indústrias firmem Termo de Acordo com a Receita Estadual. As que não subscreverem o termo estariam obrigadas a continuar pagando a atual tarifa na venda interestadual, que varia entre 7% e 12%. “O problema é que a safra já está sendo entregue este mês a muitas empresas que não estão vinculadas a este acordo. Está muito claro que o governo quer dar benefícios sem perder arrecadação, o que só prejudica os setor orizícola e não resolve o impasse”, resumiu o economista.

Vereador quer escolas de turno integral no município – Uruguaiana.



A Câmara Municipal aprovou o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município para oferecer aos alunos de escolas públicas o horário de turno integral de atividades. A proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) visa manter as crianças e adolescentes no ambiente escolar, com a intenção de melhorar o rendimento, garantir a assistência aos estudantes com dificuldades socioeconômicas e estimular a construção dos conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Além de dar suporte aos pais que precisam trabalhar, a proposição favorece um melhor aproveitamento do tempo ocioso dos estudantes, desenvolvendo hábitos de leitura, de higiene, de alimentação e de prática de esportes, entre outros, com a assistência de profissionais capacitados. O vereador esclareceu que os investimentos necessários podem ter o suporte de verbas oferecidas em diversos programas dos Governos Federal e Estadual.

Ponte Internacional é pauta de audiência pública – Uruguaiana.



A realização de audiência pública para avaliação das condições de trafegabilidade e conservação da Ponte Internacional Agustín P. Justo-Getúlio Vargas foi debatida no dia 28/05, pelos parlamentares na Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposta do vereador Rafael Alves (PSDB) é debater o futuro da ponte. Na oportunidade serão elencadas as possibilidades de reformas, de manutenção e de construção de nova via que liga o município a Paso de Los Libres, considerando a necessidade de interdição do tráfego registrada na última semana por problemas estruturais. O vereador explanou sobre o tempo de existência da ponte, 68 anos, e a inexistência de reformas consideradas no local. “O comércio exterior representa uma das maiores economias de Uruguaiana e gerador de empregos, dimensionar, por exemplo, a interdição da Ponte Internacional por um mês significa enorme prejuízo para o município”, afirmou o edil.

Parlamentares mobilizados por nova ponte do Ibicuí.



Nesta semana, o deputado federal, Luis Carlos Heinze (PP), a pedido do deputado estadual Frederico Antunes (PP/RS), protocolou junto a coordenação da bancada federal do RS, pedido de audiência com a ministra do Planejamento Miriam Belchior. O objetivo da reunião é a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) visando a liberação de recursos para a construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí - BR 472, Itaqui - Uruguaiana. Frederico destacou que a obra da nova ponte é uma antiga demanda encaminhada pela Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural de Uruguaiana e Itaqui e da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI). "É uma obra fundamental para o desenvolvimento da região que começam a sair do papel", destacou o deputado progressista. A senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) também deverá acompanhar o encontro, assim como lideranças de Uruguaiana, Itaqui e Alegrete.

Olimpíadas 2016 – Legislativo quer incentivar os novos talentos.



A descoberta de novos talentos no esporte é estimulada pelo Governo Federal por meio da destinação de recursos financeiros às escolas públicas. Nesse sentido, a Câmara Municipal aprovou o requerimento do vereador Ronnie Mello (PP) solicitando ao Poder Executivo informações sobre a participação do município no Programa de Formação Esportiva Escolar, criado para favorecer a disseminação da prática esportiva, entre jovens e adolescentes, e o desenvolvimento de valores olímpicos e paralímpicos, visando os eventos de 2016. Também foi destacada a importância desta iniciativa na formação educativa integral que eleva o desempenho escolar do aluno. A proposta corresponde ao elencado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que tem o objetivo de encaminhar verbas para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das instituições de ensino público. “Esta oportunidade de democratizar o acesso ao esporte através de recursos federais deve ser considerada pela administração municipal, considerando sua importância para incentivar jovens talentos”, considerou Ronnie.

Gatão de Meia Idade - típicos