Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/31/09

31 de ago. de 2009

Proposta da LIESU é recusada pelo Prefeito

Proposta da LIESU é recusada pelo Prefeito
Na solenidade de posse do novo presidente da Comissão Municipal de Uruguaiana, o prefeito Sanchotene Felice declarou que o Executivo recebeu proposta de acordo da LIESU, por meio de seu presidente Jair Rodrigues, datada de 27/08, a qual foi rejeitada. Informa o prefeito Felice que a Prefeitura Municipal de Uruguaiana fará o Carnaval, sem a presença da Liesu. Questionado pelo radialista, Vilson Vogado, na rádio São Miguel, o prefeito Sanchotene Felice reiterou que o Governo Municipal fará o Carnaval 2010.

Motoristas "borrachos"

Pela 5h desta madrugada, dia 31/08, o motorista Eduardo F. M., que conduzia o veículo Corsa, placas HRM 0507, destruiu um poste, na esquina da Duque de Caxias com Monte Caseros, na entrada do Shopping da Baixada. Foi realizado o teste do bafômetro e confirmada a embriaguez do motorista, que sofreu pequenos arranhões. Também, outro motorista embriagado passeava de caminhão truck pelo centro da cidade, sendo detido e se negado a realizar o teste do bafômetro. Mas, testemunhas afirmam que era visível sua embriaguez. A informação foi veiculada na rádio Charrua AM, no programa Grande Jornal da Manhã.

Bicicletas no Parcão



A Diretoria de Esportes, realizou o 1°. Encontro de BMX (bike), no Parque D. Pedro II, no último domingo, (30/08), com ciclistas das cidades de Alegrete, Quaraí, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Itaqui e de Paso de Los Libres (Argentina). Origem do BMX: BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 polegadas. Surgiram no estado da Califórnia nos Estados Unidos no final da década de 1960. Origem As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo desporto. Algum tempo depois, as crianças começaram a criar manobras com suas bicicletas que não precisavam das pistas de terra, eram feitas nas ruas. Eram manobras somente com a bicicleta, ou ainda em pistas de skate, febre da época. Surgia o Estilo Livre, ou Freestyle. As primeiras manobras foram inventadas por pilotos mundialmente famosos como Bob Haro, Júlio Machado, Matt Hoffman e R.L. Osbourn. O BMX chegou com toda a sua força no Brasil em 1978, sendo chamado de bicicross.

Formada 1ª. Turma de Educação Especial do Brasil


No sábado, dia 29/08, a partir das 18h30min, no Clube Comercial, foi realizada a formatura da Primeira Turma do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial – Licenciatura Plena, Polo de Uruguaiana do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O polo foi implantado em agosto de 2005, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e a Universidade Federal de Santa Maria, sendo a primeira turma no Brasil nesta modalidade. Participaram da solenidade: professor Felipe Martins Muller, vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); professor José Francisco Sanchotene Felice, prefeito de Uruguaiana e patrono da turma; professora Maria Alcione Munhoz, diretora do Centro de Educação (UFSM); professora Cleusa Alonso, coordenadora de Educação à Distância da UFSM; professor José Luiz Padilha Damilano, coordenador do Curso (UFSM); professora da UFSM, Eliana da Costa Pereira de Menezes, paraninfa da turma; professora Andréa Tonini, coordenação do Curso (UFSM); professora Vera Lúcia Marostega, coordenação do Curso (UFSM); e o professor Juarez Boscacci Hernandez, coordenador do Polo Regional de Uruguaiana. Foram homenageados os professores José Luiz Padilha Damilano, Vera Lúcia Marostega, Andréa Tonini e Juarez Boscacci Hernandez; e o funcionário técnico-administrativo, Fabrício Barreto Ortiz, do Polo de Uruguaiana. Os novos professores em Educação Especial são: Cassiana Descovi Soares, Eliana Bene Martins, Estela Almada Coelho Martins, Fabiane Duarte, Fátima Cristina Samurio da Silva, Isabel Cristina Medeiros Borges, Laura Elisa Landerdahl de Oliveira, Leandro Daniel Carvalho Cardoso, Leopoldo Nereo Romero Filho, Lídia de Lima Devitte, Liliane Oliveira Medeiros, Luciana Migotto Simonetti, Maria Cecília Dinarte Gomes, Maria do Horto Alves Barreto, Mariele Pereira Silva, Michele Leguiça de Paula (juramentista), Rosane Souza de Souza, Rose Cristina Alves Nunes (oradora), Roselei da Silva Witt, Tânia Regina Mendes Dias, Tatiane Matter e Vanessa Fim.

Programação Semana da Pátria 2009

Amanhã, dia 1º. de setembro, às 9h, saída do Fogo Simbólico do Aeroporto Rubem Berta, conduzido pela ACORU e comunidade até a Pira da Pátria. Após, às 10h, acendimento do Fogo Simbólico, pelo Sr. Robson Marco Barbosa, superintendente do Aeroporto, e hasteamento das bandeiras: do Brasil, pelo general-de-brigada, Celso Leite Rodrigues, comandante da 2ª. BCMec-Brigada Charrua; do Rio Grande do Sul pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Neraí Kaufmann; e de Uruguaiana, pelo Bispo Diocesano, D. Aloísio Alberto Dilli. A Alocução à Pátria será proferida pelo prefeito Sanchotene Felice.
Na quinta-feira, dia 03/09, às 20h, Sessão Solene na Câmara Municipal de Uruguaiana, alusiva aos 187 anos da Independência do Brasil, com entrega de honrarias e homenagens. Na ocasião serão homenageados com Diplomas de Honra ao Mérito o professor Nelson Rodrigues Pereira e o soldado PM Roberto Cabrera dos Santos. Os dois homenageados foram indicados pelos vereadores José Fernando Tarragó e José Clemente da Silva Corrêa, respectivamente. A Câmara Municipal também homenageará, com a Grande Condecoração Municipal Medalha de Ouro, a professora Marisa Albertina Crivelaro da Silva e o administrador Sadi da Silveira Martins. Os dois foram indicados, respectivamente, pelos vereadores Neraí Kaufmann e Luis Gilberto de Almeida Risso.
Na sexta-feira, dia 04/09, às 10h, no Parque D. Pedro II, inauguração do Marco do Centenário da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Horto. No domingo, dia 06/09, às 9h30min, rústica Verde e Amarela, promoção da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), Colégio Metodista União e Liga da Defesa Nacional, com largada e chegada no Colégio Metodista União. Na segunda-feira, dia 07/09, às 17h, arriamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice; do Rio Grande do Sul, pelo juiz federal, Guilherme Beltrami, diretor do Fórum Federal; e de Uruguaiana, pelo professor Delmar Kaufmann, secretário municipal de Educação e presidente da Comissão Organizadora dos Atos Comemorativos à Pátria. A alocução à Pátria a cargo do general-de-brigada, Celso Leite Rodrigues, e a extinção do Fogo Simbólico pela Srª. Irmã Valdete Piroca, diretora da Escola Nossa Senhora do Horto.

Deputado Frederico luta e garante recursos para Escola Agrícola de Uruguaiana


A implantação da escola técnica agrícola de Uruguaiana começa a ganhar contorno de realidade. No último final de semana, o deputado Frederico Antunes (PP) com o apoio do prefeito Sanchotene Felice (PSDB) estiveram em audiência com o secretário de Ciência e Tecnologia Artur Lorentz, para agilizar a implementação do projeto e acertar as próximas etapas. Acompanhados do vereador Ronnie Mello (PP), Frederico e Felice discutiram a participação do Governo do Estado para a viabilização da escola. O prefeito se comprometeu a remeter projeto de lei à Câmara Municipal para a criação da instituição para permitir o início das aulas teóricas no antigo prédio da Faculdade de Filosofia de Uruguaiana. Ronnie Mello afirmou que vai trabalhar pela a aprovação do projeto por tratar-se de uma melhoria muito importante para o futuro município. “Os jovens com vocação para a produção primária terão oportunidade de permanecer no campo, sem a necessidade de ir para outra cidade estudar como ocorre atualmente”, acrescentou.
Frederico Antunes confirmou a destinação de R$ 500 mil para viabilizar o projeto, através de emenda ao Orçamento do Estado, aprovada no ano passado. Em audiência com o secretário Mateus Bandeira, do Planejamento e Gestão foi assegurada a manutenção dos recursos para a futura escola. “O momento é de união de todas as forças para que finalmente a idéia saia do papel e se torne uma realidade que promoverá transformações para toda a Fronteira Oeste”, afirmou o deputado. Durante os encontros foi definido ainda que, a partir da aprovação do projeto do prefeito Felice por parte dos vereadores será firmado convênio que reunirá o Governo do Estado – através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) e da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) – e do Governo Federal, através da participação da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).
A etapa seguinte prevê o repasse de parte do terreno de 700 hectares da antiga Estação Experimental do Governo do Estado para a realização de aulas práticas e construção de uma nova sede, através de convênio. (texto e foto: Cristiano Guerra/AL)