Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/01/10

1 de set. de 2010

02 de Setembro

Dia do Repórter Fotográfico & Dia do Florista!
Saudações Tribuneiras!
* Abraço aos colaboradores Jairo de Souza, Miguel Castanini, Priscila de Almeida e tantos outros que de forma anônima contribuem no registro das imagens que ficarão.

PMU inventa um novo Canil -

A editoria do TRIBUNA fica - realmente - satisfeita em saber que a Prefeitura, nas últimas 72 horas, está laborando e reinventando um novo Canil Municipal. Sacos de ração posando para fotos, pratos cheios aos animais [arroz e outros alimentos], higiene e cuidados esmerados. Quem ganha com isso são os 98 cães sobreviventes, os cidadãos que não suportam covardia com animais indefesos e a reitarada força de mudança que os meios de comunicação exercem na inércia administrativa.
Parabéns pela resposta dada: com trabalho, afinal.
* PS. Nunca esquecer do importante papel do Dr. Cláudio Ari Mello que esteve há oito dias no Canil e de lá saiu deprimido e horrorizado com o que viu - conforme suas próprias palavras à edição 100 TRIBUNA.
* Também da ação dos vereadores Ronnie Mello [PP] e Clemente Correa [PT] e uma dezena de anônimos indignados. Vale agregar a pergunta de Clemente: Onde estão R$ 160 mil repassados ao Canil?
*PS II - o vídeo que chegou a editoria é de abril de 2010. Novo, integro e atualizado.
* E, novamente, Uruguaiana + uma vez vencerá - desta vez por meio de recursos do MP [R$ 15 mil] e da ONG Associação Rio-Grandense de Proteção aos Animais.

Cancelada a coletiva de Imprensa sobre o Canil

Coletiva na Prefeitura -

O médico veterinário Júlio Machado da Silva Filho concederá entrevista coletiva, às 17h desta quarta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura, à imprensa e comunidade interessada sobre o Canil Municipal.

Nem que venda jornal

Benhur Bortolotto Edição de 20|08|2010

Tenho visto que em jornalismo qualquer coisa pode virar notícia. Algumas notícias podem vender jornal, e algumas podem causar certo interesse público; o que é um tanto curioso, já que há muito tempo não acontece nada de novo no mundo. Às vezes nos deparamos com feitos que nos impressionam não pela originalidade ou pela real importância que podem ter no desenrolar da história, mas por sua escala. Atentados terroristas já haviam acontecido aos milhares, e os incontáveis mortos dilacerados indiscriminadamente por bombas já eram um exército absurdo de cadáveres estropiados quando as torres do World Trade Center foram abaixo e o exército americano invadiu um Afeganistão de resistentes já mortos e que não poderiam jamais fazer frente aos aparatos de tecnologia insondável de que vinham munidos os seus inimigos. A insensibilidade, a fé e a loucura já haviam promovido inúmeras perseguições quando crianças católicas foram impedidas de entrar em uma escola em Belfast, sendo apedrejadas por protestantes. E os escândalos de corrupção dos políticos atuais não encontram narrador tão elegante quanto aquele padre jesuíta, António Vieira, morto há mais de 300 anos.
Desde que sou editor-executivo deste jornal, apenas duas matérias me causaram interesse. A primeira foi uma feita no brete do Imbaá, a segunda, veiculada na última sexta-feira, sobre um sepultamento realizado às escuras após um festival de inoperância e insensibilidade que fez uma mãe trazer o corpo da filha de Santa Maria até aqui com os pés de fora do caixão, pequeno demais para o corpo da jovenzinha. O medo e o desamparo não são novidade nenhuma, mas contemplá-los com respeito é o mínimo de dignidade que se deve esperar de um ser humano. Os mortos não sentem frio, e a fome, como já se sabe, acostuma. Mas quando se leva a filha ao túmulo com os pés de fora, e quando a fome é a realidade de uma criança que brinca num brete por onde passam valiosíssimas cargas que são a riqueza para as praças, os pisos novos, os prédios desnecessários e todas as outras inaugurações alegóricas de que se tem – e muita, porque, como foi dito, tu pode virar – notícia, não há mais caminho possível. Nem que venda jornal, nem que cause algum interesse público. Mas que vire, sim, notícia e não passe em branco nossa culpa.



______________________________________________________________________________________________

para mais resmungos, acesse

Gatão de Meia Idade - Algumas razões para casar