Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/14/11

14 de jul. de 2011

Tentativa de homicídio na Barragem Sanchuri - Uruguaiana

Ferido a bala o jovem DJ Henrique Lucas - Japa [que atua em Rádio Comunitária daquela localidade], agora há pouco na Barragem Sanchuri. A primeira hipótese aponta para crime passional.

Colisão entre dois ônibus escolares fere alunos e motoristas - Uruguaiana

No início da tarde desta quinta-feira [14] dois ônibus que fazem o transporte escolar - no interior do município, entre Vila do Açude e João Arregui, se chocaram. No acidente, os dois motoristas e 14 crianças passageiras dos dos ônibus sofreram escoriações. Atendidos na Santa Casa de Caridade foram liberadas. Segundo a assessoria, os ferimentos não teriam sido graves. Os condutores responsabilizaram as condições da estrada vicinal pelo choque.

Atendendo a pedidos de quem ensina e de quem não aprende!

Câmara contraria professores e acata veto do Executivo ao projeto do Magistério

Foi votado e acatado, nesta manhã, o veto parcial do Poder Executivo aposto ao ato legislativo que concede reajuste salarial aos professores integrantes do quadro do magistério público municipal. Foi alegada a inconstitucionalidade e foram vetados os §§ 1 º e 2º do artigo 1º do ato legislativo, os quais dispõem sobre a obrigatoriedade de o Poder Executivo integralizar, até o final do ano, o pagamento do piso salarial do magistério, estabelecido por lei federal e que possui a ratificação do STF, bem como, fazer, no próximo exercício, o pagamento da diferença apurada entre o efetivamente pago e o valor integral do piso devido nesse período.
O plenário contou com a presença de professores que manifestaram seu descontentamento com a decisão. Com o acatamento, o projeto original permanece concedendo apenas o reajuste de 10,91% sobre os vencimentos básicos da classe que buscava a rejeição do veto.

SANTA CASA DEVERÁ SER TRANSFERIDA PARA A UNIPAMPA

A ideia é do Provedor do HSCC - advogado Lauro Delgado e as articulações já se encontram em avançado estágio de encaminhamento. Foram realizadas conversações e reuniões preparatórias para a reunião da Mesa Diretora, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 18, às 18h na CDL. Nesta reunião serão definidos os trâmites e encaminhamentos da ASSEMBLEIA GERAL ESPECIAL que gerará a autorização final, para que o encaminhamento junto à UNIPAMPA seja realizad o. Os contatos iniciais com a Universidade também já foram realizados pelo provedor e restam poucos acertos para que este sonho se torne realidade. A reitora da UNIPAMPA, Maria Beatriz Luce, foi contatada e marcou reunião com a Provedoria para aprofundar as negociações.
A iniciativa do Provedor visa garantir a assistência de saúde a todos, algo que começa a se inviabilizar através do atual modelo, onde a população precisa apelar para a Justiça para receber muitos dos atendimentos essenciais à vida.
Segundo o Provedor Lauro, “a lógica torna real esta ação, pois a UNIPAMPA possui seu polo de saúde estabelecido em Uruguaiana e, nada mais natural, que este polo seja complementado pela estrutura de um hospital, o que permitirá o atendimento de todos os interesses envolvidos, sobretudo, o da população, que vê os serviços de saúde cada vez mais distantes de seu alcance, além de servir para a formação de profissionais de saúde e, também, viabilizar a criação de uma universidade de medicina em Uruguaiana”.
A transferência para a UNIPAMPA nos coloca a um passo de possuirmos um HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL, um status que irá garantir, se não a solução de todos os problemas, ao menos recursos federais e profissionais para atendimento dos nossos pleitos de saúde.
Ainda segundo o Provedor, “é responsabilidade da Mesa Diretora garantir que a Instituição cumpra seus princípios, que são basicamente os de garantir o atendimento qualificado para as necessidades da população de Uruguaiana e região, algo que está cada vez mais distante de acontecer pelo atual modelo, que politizou a instituição e transformou o hospital em ferramenta de atendimento de interesses políticos, antes dos interesses da sociedade”. Lauro Delgado completa: “as necessidades de saúde de uma população inteira não podem ficar mais ao cargo de gestões amadoras e comprometidas com interesses que não são públicos, por isso vamos dar à Santa Casa, a possibilidade de evoluir e se expandir na mesma velocidade com que a população aumenta em número e em necessidades.”
Agora é aguardar os próximos acontecimentos. Na segunda-feira a reunião da Mesa Diretora, no CDL, onde deverá estar sendo escrito o início de uma nova era para a Saúde Pública de Uruguaiana e região.