Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/27/13

27 de ago. de 2013

Califórnia da Canção é destacada na Expointer 2013.



Na segunda-feira, dia 26 de agosto, a 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul foi apresentada ao Estado no cenário da maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer. Estiveram presentes no Parque Assis Brasil, em Esteio, autoridades, convidados, artistas e tradicionalistas para participar do coquetel de lançamento promovido pela Assembleia Legislativa e CTG Sinuelo do Pago, entidade promotora do evento. O festival, a ser realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, planeja oferecer ao público um evento cultural de qualidade, valorizando e difundindo, por meio da música, a identidade gaúcha, construída contemporaneamente sobre as tradições do povo gaúcho, segundo o patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Colpo. A Califórnia tem planejada em sua estrutura feira de artesanato, exposição de arte, telões com transmissão ao vivo do evento em frente ao Teatro e praça de alimentação para receber o público. 
O presidente da 37ª edição, Maurício Castanho Vidal, destacou a grandeza do festival para a preservação do nativismo no Estado. Inspirada em suas origens, a Califórnia projeta o futuro firmando-se como o maior festival poético e musical do Rio Grande do Sul. Artistas que fazem parte da história da Califórnia cantaram temas que marcaram as diversas fases do evento considerado “Patrimônio Cultural do Estado”, entre os presentes Chico Alves, Cesar Santos, Ênio Rodrigues, Valdir Santana, Mauro Moraes, Pedrinho Figueiredo, Victor Hugo e Demétrio Xavier.  A Califórnia teve sua última edição realizada em 2009. Agora, em 2013, retorna ao calendário com as apresentações de 06 a 08 de dezembro, em Uruguaiana. “Esta é uma das mais tradicionais festas culturais do Estado. Portanto, é fundamental prestigiarmos e darmos apoio a todas as iniciativas que dignificam e orgulham a nossa terra”, destacou o deputado Frederico Antunes (PP), organizador do evento de divulgação da Califórnia na Expointer 2013. 
O prefeito Luiz Augusto Schneider, presente na solenidade, reafirmou o apoio total da Prefeitura Municipal para realização e sucesso do maior festival de música nativista do Rio Grande do Sul, patrimônio cultural do povo gaúcho e orgulho de todos os uruguaianenses que respeitam e amam suas tradições, sem ódios e sem ressentimentos. O evento contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; do prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, do Procurador-Geral de Justiça do RS, Eduardo de Lima Veiga, secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola; dos deputados estaduais Frederico Antunes e Ernani Polo; presidente do MTG, Erival Bertolini; presidente do IGTF, Rodi Borghetti, representando a Câmara Federal, deputado Giovani Cherini; a Câmara de Vereadores de Uruguaiana, o vereador Ronnie Mello; além de prefeitos e parlamentares da região, músicos e tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

Marques Acunha - 70 anos - Uruguaiana.


Marques Acunha
Marques Acunha partiu como chegou. Sem medos ou receios. Sem dramas ou ressentimentos. Sem queixas ou reclamações. Foi ao encontro do Criador quem tanto por Ele falou. Era o pai dos pobres. Era – como dizia minha mãe- a quem o pobrerio recorria. Sua voz acalentava corações nas manhãs desta terra. Como ninguém conseguia tirar leite de pedra. Numa hora estava contando uma piada. Daí a pouco contava um drama. Quem se socorria do “microfone da solidariedade” geralmente eram mães em busca de remédios e alimentos ou roupas para os pequenos. Às vezes eram desempregados em busca de trabalho. Nunca vi ninguém sair sem nada.
Quem não lembra do projeto Anjos da Guarda. Projeto totalmente voluntário, sem nenhum tipo de apoio oficial, quando ainda nem se falava em bolsa família, liderado pelo Marques que buscava produtos descartados em supermercados, ele mesmo cozinhava e ele mesmo ia as vilas distribuir sopão aos pobres, que por algum motivo, doença às vezes, não podiam irem apanhar o alimento.
Esse era o Marques Acunha. Um Anjo da Guarda. E Anjos não morrem.
Marques fez da sua vida algo maior que a própria vida: A solidariedade. O corpo se foi. Seus ensinamentos e o que aqui deixou não passarão jamais. Em nome dos desamparados abriu mão de cuidar da sua saúde. Desistiu impoluto do luxo e do conforto. Na catarse que vivia com o povo seus pequenos prazeres se resumiram a um cigarrinho, vicio que lhe acompanhou até o final, e uma cervejinha eventualmente.  Alem de futebol, colorado fanático que era, daqueles de se jogar no chão no meio da rua quando o Inter ganhava tinha mais um hobbie. Colecionava rádios velhos.
Marques Acunha era briguento. Com a coragem dos fortes e a bravura dos heróis travou muitas batalhas. Venceu algumas. Perdeu outras. Mas sempre foi honesto. Sempre lutou o bom combate.
Assim era o Marques. Era um homem simples mas não era um homem comum.
Enfim Marques silenciou. Entregou-se aos braços da história. Isso sim. Mas só isso. Porque ele podia não ter nada material, nenhum bem de alto valor.  Mas sua voz e sua conduta nortearam o caminho de muitos outros homens de bem que o conheceram. Mesmo que com ele não simpatizasse, até porque santo ele não era, era impossível desconhecer sua ligação umbilical com os menos favorecidos. Sim seu corpo partiu. Mas só o corpo. Sua voz, sua risada ainda podem ser ouvidas. As marcas que aqui deixou são indeléveis em mentes e corações.
Seu particular e peculiar jeito de comunicar é difícil de ser encontrado. Algumas pessoas falam e algumas ouvem. Com Marques era diferente. Ele falava e todos ouviam. Suas manifestações eram motivos para outras discussões.
Me faltam palavras para definir como Marques se comunicava. Mas sinto como se ele falasse de coração para coração. Assim diretamente. Sem outras interferências. Como ele fazia isso? Não sei. Não consigo entender e menos ainda explicar.
É claro que é doloroso perder um amigo, um familiar, um conhecido. Mas no caso do Marques Acunha penso que a gente tem que agradecer a Deus por ter permitido tê-lo tanto tempo conosco. Acho que tivemos muita sorte ter cruzado com ele nesta dimensão. Na gaveta de nossa memória ele ficará guardado para sempre.
Marques é uma daquelas pessoas que deveriam ser eternas.
Querido Marques, saudade é uma palavra que Deus criou, não para dizer que estamos longe, mas para lembrar que um dia estivemos juntos.
Na mais absoluta certeza de que nosso adeus não é para sempre, querido amigo, vá com Deus.
Obrigado por tudo.
Lauro Farias
Coordenador Sistema 3411-1000

Obs.: Marques Acunha, faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 21 de agosto de 2013, aos 69 anos de idade, em Uruguaiana. Ex-vice-prefeito, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana e ex-secretário municipal de Ação Social, Hildebrando Marques Acunha  foi quem implantou o Projeto Anjos da Guarda, beneficiando milhares de pessoas carentes. Foi duramente perseguido pelo ex-prefeito Sanchotene Felice e teve que trabalhar em uma rádio de Paso de los Libres. TODAS as rádios de Uruguaiana fecharam-lhe as portas.

Cidadão encontrado morto nas imediações do Aeroporto - Uruguaiana.




Um homem usando roupas de mulher foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, dia 27/08, por volta das 7h30min, nas margens da BR 472, próximo ao Aeroporto. De acordo com informações, o travesti, conhecido como Luciana, tinha 35 anos e se chamava M.A.S. A vítima já era conhecida por fazer programas na avenida Setembrino de Carvalho. A vítima foi estrangulada e agredida. A pericia esteve no local e as causas do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil.