Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/09/11

9 de mai. de 2011

Unidade Saúde e Educação = melhores condições à comunidade - Uruguaiana



*Na próxima quarta-feira, 11/05, às 10h45min, está prevista ampla mobilização da APEMU - Magistério Municipal que luta pela adoção do Piso Nacional da categoria. Conjuntamente estarão presentes os diversos segmentos da Saúde que também lutam por reconhecimento e melhoria profissional. A esquina democrática experimentará um movimento até então inédito.

JOÃO LUIS MINUZZI VIDOTTO volta à presidência do Marduque

Por 7 x 5 Vidotto vence Oliveira e retona à direção da Unidos da Marduque.

A equipe é formada por:



*Gilberto Neri Juliani; Daniela Sytia Carús; Joni Jonas Freitas Wernez; Soraya Salomão; Gislaine da Silvaira Vidotto; Maicon Silva e Luciano Neri Juliani


*Segundo informações oficiosas Vidotto levará o casal Conte de volta à Ilha como foi prometido pelo então candidato Oliveira. Será que o sangue azul do Conte vai correr em veias do Marduque?

Dois depoimentos técnicos encerraram os depoimentos desta 2ª.f 09.05 CPI Uruguaiana

Encerrando as oitivas da tarde, prestou depoimento à CPI, o funcionário público municipal Elias Silva Pinto, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da equipe da Diretoria de Projetos. O depoente participou do processo que culminou com o credenciamento do Complexo de Cardiologia da Santa Casa, esclarecendo à CPI, que o procedimento foi solicitado e realizado em nome da Secretaria de Saúde e não em nome de algum médico ou empresa privada. Não soube responder como ficará o credenciamento ao SUS do serviço de cardiologia, caso não sejam mantidos os médicos responsáveis técnicos inscritos quando da apresentação do projeto para credenciamento.
O último depoente, o bioquímico Alexandre Tarragó Carvalho, que é funcionário da Santa Casa pela manhã e da Secretaria de Saúde à tarde, responde pelos serviços de análises clínicas do hospital e do programa DST/AIDS, relatou suas atividades, respondeu a questionamentos dos vereadores e afirmou que seu contrato possui cláusulas que impedem a interferência administrativa no setor, não tendo conhecimento de situações adversas.

CPI ouve depoimentos de três enfermeiras - Uruguaiana 09.05

As enfermeiras Ana Cristina da Silva e Andrieli Mallmann, funcionárias da Santa Casa foram ouvidas na CPI da Saúde, nesta segunda-feira. Ambas as enfermeiras foram admitidas pela drª Ana Maria Del'Ito, administradora da instituição, e trabalharam por poucos dias na UTI Coronariana, sem terem passado por treinamento prévio. Disseram não ter conhecimento sobre questões como as atribuições do senhor Luiz Felipe da Silva, sobre os constrangimentos de funcionários, sobre assédio moral e outros pontos levantados pela Comissão nesse período de trabalhos.
Num segundo momento, foi depoente a enfermeira Gianna Etchepare, funcionária da Hemodinâmica do Instituto de Cardiologia, que realizou treinamento específico de 60 dias em Porto Alegre para trabalhar no INCAR. Dentre outras declarações, relatou que muitas correspondências do Instituto chegam violadas, sob o argumento de terem sido abertas por equívoco, geralmente entregues pelo administrador do Serviço de Cardiologia, Luiz Felipe da Silva.
A enfermeira Gianna narrou o fato que lhe gerou constrangimento ao ser barrada na saída do INCAR com alguns materiais que, segundo disse, eram de sua propriedade. Sobre esse fato, foi chamado, de forma extraordinária, o guarda municipal Jéferson Adriano Marques Guimarães a fim de que prestasse alguns esclarecimentos. O servidor municipal disse que tomou as atitudes que julgava condizentes com suas atribuições, mediante determinação de seus superiores e negou ter tentado impedir a saída da enfermeira do local.

A homenagem do Tribuna a Veludo.

 
Vai, Veludo, fazer carnaval no céu!
* foto de Valéria del Cueto

Dr. Marco Aurélio da Costa - opinião. Uruguaiana

"Li muitas coisas que fogem ao compo até da própria CPI. Acho que estamos em condições de que, diante de tantas provas materias, expostas, que a Polícia Judiciária abra, de ofício, inquérito destas duas mortes [um adulto por falta de um cateter e uma criança por falta de plaquetas]. Ademais, no mesmo caminho existem elementos probatórios que se pense numa campanha para afastar o Prefeito do cargo, pois, desmandos, na saúde, nas obras do município questionáveis, e também, uma análise apurada de como estão sendo efetivadas as desapropriações, pois, sei de um imóvel que foi desapropriado pelo dobro do preço de avaliação da Justiça. São coisas que deveriam ser examinadas com mais profundidade". MAC.

Silencia-se o pandeiro do - Veludo - morre Manoel Conceição.



O querido Manoel Conceição Silva, “Veludo”, 81 anos, era Fuzileiro Naval reformado. Nascido na Bahia era o baiano mais carioca do "mundo". Chegou a Uruguaiana em 1954. Fez parte das primeiras escolas de samba de Uruguaiana. Em 18 de Maio de 1999 recebeu o título de Cidadão Honorário de Uruguaiana. Foi destaque nos Rouxinóis – a sua escola do coração. O velório acontece na Santa Clara, da XV de Novembro, frente aos quartéis – e o sepultamento do corpo será às 17h.


* Foto Valéria del Cueto.

*O pesar da equipe TRIBUNA.

Gatão de Meia Idade - Quando o silêncio DIZ tudo