Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/28/13

28 de jul. de 2013

Médicos param dias 30 e 31 de julho – Rio Grande do Sul.



Médicos e estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul vão parar nos dias 30 e 31 de julho (próximas terça e quarta). O protesto é contra as medidas do governo federal que não atacam os reais problemas da saúde brasileira. A mobilização atingirá diversas regiões do Estado e todas as  áreas de trabalho - pública e privada. Não serão afetados serviços de urgência e emergência. Apenas parte dos atendimentos agendados (chamados de eletivos) será transferida. As entidades médicas (SIMERS, Cremers e Amrigs) estão comunicando os locais de assistência desde quarta-feira, um dia após a assembleia lotada, em Porto Alegre, que aprovou a paralisação.
O movimento integra calendário nacional, com foco na derrubada da Medida Provisória (MP) 621/2013, que criou o programa Mais Médicos, e dos vetos da presidente Dilma à Lei do Ato Médico. No Estado, atuam mais de 25 mil médicos. No país, são 400 mil profissionais registrados, mais que o dobro do que preconiza o Ministério da Saúde. “Os médicos estão profundamente indignados com os governos federal e municipal (no caso de Porto Alegre) por estarem sendo usados para propósitos absolutamente eleitoreiros e demagógicos", afirmou o presidente do Sindicato Médico do RS (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes. Além da Capital, a paralisação atingirá os serviços eletivos de saúde de outras nove cidades gaúchas: Erechim, Bagé, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Rio Grande,  Santana do Livramento, Uruguaiana, Santa Maria e Ijuí.
Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente. Casos graves não deixarão de ser atendidos em nenhum lugar. “Os pacientes podem ficar tranquilos. Apenas serviços não urgentes sofrerão alguma alteração. O que puder ser transferido, será reagendado para outros dias", adiantou o dirigente médico. Os médicos e estudantes montarão comitês para discutir como será a atuação, com ampla divulgação. "As entidades médicas enviarão comunicado aos responsáveis pelos serviços para que possam fazer a devida orientação à população com toda a clareza e antecedência", frisou o presidente do SIMERS. Quem estiver de plantão em serviços de urgência e emergência estará fora da paralisação, mas apoiará integralmente o movimento. "Os profissionais atenderão 100% do tempo e das suas tarefas. Nas horas em que não estiverem no trabalho, entregarão panfletos esclarecendo as pessoas sobre as deficiências. "Queremos gerar o menor transtorno possível. Até porque a vitória nesta luta beneficiará todos os brasileiros", motivou o presidente do SIMERS.  
A categoria reforçará a luta por mais investimentos na saúde. Hoje o governo investe em assistência menos que a área privada. As famílias estão tendo de pagar pelo que teriam direito de receber de graça. Argollo destacou que faltam mais investimentos da União na saúde e mostrou grande preocupação com a vinda de médicos formados no estrangeiro, cuja atuação será "facilitada" sem nenhuma garantia de qualidade da formação. Além disso, adverte para o desrespeito à Constituição Federal e às leis. "A presidente disse que não queria aplicar 10% do orçamento da União no SUS ao vetar a proposta do Congresso Nacional na regulamentação da Emenda 29. Em vez de seguir a decisão do Legislativo, Dilma manteve valores insuficientes, que este ano representam 4,4% da receita bruta", esclareceu o dirigente. Argollo destacou que faltam mais investimentos da União na saúde e mostrou grande preocupação com a vinda de médicos formados no estrangeiro, cuja atuação será "facilitada" sem nenhuma garantia de qualidade da formação. Além disso, adverte para o desrespeito à Constituição Federal e às leis. "A presidente disse que não queria aplicar 10% do orçamento da União no SUS ao vetar a proposta do Congresso Nacional na regulamentação da Emenda 29. Em vez de seguir a decisão do Legislativo, Dilma manteve valores insuficientes, que este ano representam 4,4% da receita bruta", esclareceu o dirigente.

Diretoria do Sindimercosul é reeleita – Uruguaiana.




Nas eleições para a diretoria do Sindimercosul – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do Rio Grande do Sul, realizadas  de 17 de julho a 21 de julho, compareceram às urnas 530 associados. A única chapa inscrita encabeçada pelo atual presidente da entidade, Jorge Luiz Frizzo,  foi reeleita para o quadriênio 2013-2017. Frizzo continua à frente da entidade que tem como objetivo principal representar em todos os seus anseios e necessidades, a classe dos trabalhadores em transporte internacional de cargas no estado. Além da sede do Sindicato, a comissão eleitoral dispôs outras quatro urnas de votação que foram distribuídas no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana, no Centro Unificado de Fronteira em São Borja, e também duas itinerantes que recorreram as empresas no Município e outras cidades no estado. A apuração foi realizada pela comissão com o apoio da Força Sindical do RS. As cinco urnas totalizaram um percentual de 97% dos votos. A Chapa única foi eleita com um pleito tranquilo, sem nenhuma contestação de seu resultado, e a administração do próximo mandato, segundo o Presidente, terá como foco principal ampliar o treinamento da mão de obra, através de parcerias na realização de cursos, como também continuar auxiliando os representados. Diretoria: Presidente - Jorge Luiz Frizzo; Vice- Presidente - Antonio Cesar Silva Fresinghelli; 2º Vice-Presidente - Felisberto Soares;  Secretário - Paulo Roberto Pereira Teixeira;  Tesoureiro - Milto Cardoso;  Tesoureiro Adjunto - Marcio Miotto; Diretor de Formação - Plinio Carlos Ferreira Fontella; Diretor de Patrimônio - Ademir Luques Barreiro; Diretor de Divulgação - Jesus Goulart dos Santos; Diretor de Aposentados - João Alberto França da Motta;  Diretor de Saúde e Higiene - Valdemir Goulart dos Santos. Conselho Fiscal Efetivo: Carlos Antonio Coelho de Almeida; Nilson Astrana Soares; e Elvio Dionei Teixeira dos Santos. Delegados Representantes junto à Federação: Jorge Luiz Frizzo; e Milto Cardoso. Suplentes: Jesus Homero Ortiz; Ilton George Caracioli Nunes; Carlos Henrique Fernandes Machado; Daniel Mombach de Souza; Antonio Vanderlei Velasques Soares;  Dilson José Cogorni; Roberto Arce da Rosa; Paulo Roberto Machado de Souza; Carlos Cezar Trindade; Luciano Altamiranda Paz; e João Egidio da Silva Machado. Suplentes Conselho Fiscal:  Alfredo Ivan dos Santos Silva; Francisco Lopes Martins Filho; e Luciano Gonçalves Rodrigues.

Notícias Policiais – Uruguaiana.



A Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), em Uruguaiana, bairro Tabajara Brites, quadra C, prendeu em flagrante L.C.T., de 49 anos, que comprou duas mesas de escritório que haviam sido furtadas de uma residência. O homem preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia para ser lavrado o flagrante.
A Brigada Militar, por meio  do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), no domingo (28/7), às 06h45min, em Uruguaiana, bairro Centro, avenida Presidente Vargas, prendeu em flagrante J.I.F.B.J., de 18 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos, que, juntos, haviam roubado o telefone celular de um pedestre. O homem preso e o adolescente apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia para ser lavrado o flagrante.
A Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), no domingo (28/7), às 07h30min, em Uruguaiana, bairro Rio Branco, rua Três, prendeu em flagrante A.N.M., de 33 anos e G.M.A.J., de 30 anos, que arrombaram um veículo e furtaram do seu interior uma jaqueta de nylon. Os homens presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para ser lavrado o flagrante.

Cineasta lamenta uma cidade sem sala de cinema – Uruguaiana.





Um ano após o documentário sobre o projecionista do Cinema de Uruguaiana, “Abelardo”, ganhar dois prêmios em festivais no Chile e Bahia, o protagonista do documentário perde seu emprego. Produzido pela produtora Accorde Filmes e dirigido pela uruguaianense e cineasta Ane Siderman, o documentário “Abelardo” mostra a paixão do projecionista pelo trabalho executado por 53 anos no local. No filme de 15 minutos, Abelardo - que também se tornou conhecido em festivais por onde passou em Portugal, Espanha, Itália, Argentina, México, Venezuela, Colômbia e Uruguai - conta que tentou seguir outras profissões, mas que não foi feliz. O humilde senhor narra que somente no cinema se sentia vivo.  O homem conta, ainda, que herdou o oficio e o nome do pai. 
José Antônio da Silva Ballestero, o Abelardo, disse que apenas uma vez ficou doente e assim mesmo foi trabalhar. Ganhava pouco, trabalhava sem poder tirar férias, pois não havia ninguém para substituí-lo. Mas isso não era problema para ele, Abelardo era apaixonado pela projeção. Por conhecer o amor de um homem por seu ofício, a cineasta Ane Siderman lamenta o fechamento do cinema de Uruguaiana (justamente a um mês do Festival de Gramado). “É uma pena que uma cidade com o porte de Uruguaiana não tenha cinema hoje, pois por maior que seja a tecnologia, nada se compara à magia e grandiosidade de um cinema. Ir ao cinema é um evento social e cultural, ir com a família, com os amigos, amores, sentar na sala em frente a uma tela grande, sentir a emoção da plateia, ouvir um bom som, uma projeção de qualidade, isso não tem preço”.

Gatão de Meia idade - As aparências enganam