Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/07/13

7 de mai. de 2013

Gatão de Meia Idade - como irritar um gatão

Siga @jtribuna10

Parlamento solicita funcionamento da Clínica Renal – Uruguaiana.



Os parlamentares analisaram proposição do vereador Rafael Alves (PSDB) solicitando informações ao Poder Executivo sobre o não funcionamento da Clínica Renal Municipal Irmã Letícia Canuto, inaugurada em meados de dezembro do ano passado. Em plenário, os vereadores decidiram pelo envio do documento à Comissão Permanente de Serviços Municipais e Saúde para que seja dado o devido encaminhamento, considerando a relevância do assunto em questão.
O vereador Rafael solicitou também a disponibilização de sala adequada com banheiro para o desenvolvimento das ações do Projeto DANTS, que objetiva proporcionar uma melhora na qualidade de vida, através de atividade física, de indivíduos portadores de doenças e agravos não transmissíveis. A área ideal existe no Centro de Convivência Maior Comendador Gabriel Vijande Bermúdez, bastando somente à destinação formal pelo chefe do Executivo.

Câmara promove debate sobre geração de emprego – Uruguaiana.



A Comissão Especial Pró-emprego da Câmara Municipal realizará audiência pública para debater temas relacionados à geração de emprego e renda em Uruguaiana. O evento acontecerá amanhã, quarta-feira, dia 08/05, a partir das 18h30min, no plenário da Casa Legislativa. A comunidade uruguaianense está convidada para fazer parte desta atividade que busca beneficiar o desenvolvimento do município e região. 

IFF – Instituto Federal Farroupilha em Uruguaiana.



A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, na reunião ordinária de hoje, dia 07/05, o projeto de lei que destina área no município para a implantação de Unidade de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha. O projeto prevê a doação do imóvel localizado nas adjacências das ruas Adir Máscia e Monteiro Lobato, área que, em tempos passados, abrigava a Azcouro.
Com a manifestação positiva do Poder Legislativo, fica garantido o apoio do município à implantação deste complexo educacional que trará benefícios à comunidade uruguaianense. O planejamento do IFF prevê o funcionamento da unidade para até o primeiro semestre de 2014.

Duas expressões da nossa terra – Uruguaiana.



Os escritores uruguaianenses Silvio Aymone Genro e Valéria de Azambuja Surreaux estão selecionando material para a publicação de seus segundos livros, por uma nova editora. Ambos estrearam com livros de contos. Silvio Genro com O Seresteiro; e Valéria Surreaux, com Contos e Causos em Uruguaianês, pela editora Proa, com ampla aceitação e elogios de renomados  críticos literários. Os trabalhos devem ser lançados no segundo semestre de 2013.

Associação de Skatistas utiliza Tribuna Livre – Uruguaiana.




O espaço da tribuna livre foi utilizado hoje, dia 07/05, pela Associação de Skatistas de Uruguaiana (ASU), através de seu presidente Jacson Brilhante, que explanou sobre a prática do esporte em nossa cidade. Por proposição do vereador Rafael Alves (PSDB), após apresentar um histórico da ASU, o visitante expôs o rendimento em competições e o ranking dos desportistas no Estado, no qual Uruguaiana está representada por vários atletas.
A melhoria de condições para o desenvolvimento do esporte foi colocada como objetivo da Associação, incluindo a ampliação e reforma da pista, a criação de novos espaços e a regulamentação da prática nas ruas para a modalidade skateboard.
Ao encerrar sua manifestação, o presidente da ASU solicitou apoio do Poder Legislativo para a realização de evento em Uruguaiana, especialmente quanto à reivindicação de reforma da pista que não oferece os recursos necessários aos praticantes do esporte. Os parlamentares manifestaram o apoio às solicitações do grupo, defendendo que seja observada a segurança dos atletas e o incentivo ao esporte.


Problemas na telefonia serão encaminhados à Assembleia do Estado – Uruguaiana.



Em razão de requerimento do vereador Adalberto Silva (PP), a Câmara Municipal reivindicará a atenção do deputado estadual, Ernani Polo, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia instalada na Assembleia Legislativa do RS, para os problemas a cerca do acesso destes serviços em Uruguaiana.
Com a aprovação do documento, os parlamentares pretendem que o município seja ouvido pela CPI, a fim de testemunhar sobre a falta de atendimento pelas empresas de telefonia celular na cidade, principalmente, nos 4º e 5º distritos do Município. O vereador proponente ressaltou que “não se pode admitir, nos dias de hoje, a indisponibilidade desse serviço para as comunidades do interior”, salientando a necessidade da comunicação no mundo globalizado. O requerimento também será encaminhado à ULFRO (entidade que congrega vereadores), ao prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider, à AMFRO (entidade que reúne os prefeitos da Fronteira Oeste), e às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.

Vereador pede melhorias no Canil Municipal – Uruguaiana.



No dia 30/04, o vereador Irani Coelho Fernandes (PP), encaminhou correspondência, aprovada no legislativo, solicitando ao prefeito Luiz Augusto Schneider que tome conhecimento e que determine ao setor correspondente informar sobre as responsabilidades assumidas publicamente de conduzir as tarefas, administrar e bem gerir os recursos públicos destinados ao canil.
Destaca o vereador Irani Fernandes que: “É de conhecimento geral o conceito desfavorável e negativo que a população e as ONGs específicas formaram da precária atenção que a Prefeitura dá ao Canil existente na cidade. Tem chegado ao nosso conhecimento que: o pior problema do canil é a super lotação e a falta de alimentação adequada, pois a ração disponibilizada pela prefeitura é de péssima qualidade; os funcionários públicos que lá comparecem, infelizmente, não foram preparados para as funções exigidas; não há critérios definidos para os animais que lá chegam, doentes, agressivos, em cio, e são misturados aos demais sem avaliação; a estrutura também não é adequada. As instalações são precárias, sujas, ocupadas sem critérios técnicos; há mistura dos cães, independentes de tamanho, idade, sexo, doença, etc. Os filhotes não recebem nenhuma vacina para prevenção de doenças e quando adoecem não são medicados; as fêmeas não são castradas e nem sequer injeções anti-cio são dadas para que as mesmas não procriem; as femeas castradas pelas ONGs, não recebem tratamento específico pós cirúrgico; é comum a falta de alimentos, providenciados por doações; o veterinário não fica no canil, “sequer pomada passa nos animais machucados”; Os animais estão sendo recolhidos das casas das pessoas e não nas  ruas, e o que é pior, são recolhidos doentes e levados ao canil onde não existe assistência para os mesmos; e Muitas dessas deficiências do “Canil Municipal” estão sendo supridas por voluntários, sem nenhum recurso do governo”, denuncia o parlamentar.
Ainda, reassalta o Vereador que “justifica-se o requerimento, pois o assunto, de extrema inquietação, é de competência do município, que também deve fazer campanhas e cobrar  da população a  responsabilidade sobre o seu animal de estimação,  principalmente sabendo-se que não existe lugar nem tratamento adequados para os que precisam”, concluiu.