Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/17/16

17 de dez. de 2016

1º Rústica UNINTER é neste domingo em Uruguaiana

 I Corrida Rústica Uninter, no dia 18 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas no polo da Uninter, que também será o ponto de partida e chegada. Os corredores mais experientes podem optar pelos 8 km e os iniciantes pelos 4 km. A largada será dada às 9 horas. Além de troféus e prêmios em dinheiro para os três primeiros lugares (masculino e feminino), os 100 primeiros corredores ganham medalha de participação. 
cada vez mais os moradores da cidade e da região estão aderindo ao esporte, e com isso pretendemos estimular tanto aqueles que são mais competitivos quanto os que buscam mais saúde e também alguma diversão”, comenta Maria Cristina Machado, gestora do polo do Centro Universitário Internacional Uninter local e organizadora do evento.

Informações no telefone 55 3411 8807. 

Serviço
Corrida Rústica Uninter.
Quando: 18/12/2016, às 9h.
Local: Polo da Uninter em Uruguaiana (Rua Quinze De Novembro, 1711 – Centro).
Categorias: opção de 8 km e 4 km;
Inscrições: R$ 30,00 (devem ser realizadas no polo da Uninter); Os 100 primeiros inscritos ganham kit com squeeze, mochila e camiseta.
Informações no telefone 55 3411 8807. 



Se essa rua fosse minha..., por Valéria del Cueto


Se essa rua fosse minha...

Texto e foto de Valéria del Cueto
Meus caminhos levam às praias. Incluindo a rota pelo Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Desde que mudei para o Posto 6 acompanho interessada a construção do hotel Arena Ipanema. Ironia da vida, quando saí da Ponta, o Arena Leme estava sendo construído. Fiquei apegada aos lindos vidros espelhados. Sempre que passava pelo parque observava o canteiro de obras que ocupava uma parte do jardim do espaço público.

Se feio estava, feio ficou na época dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, festas maiores do  calendário turístico de 2016. Na verdade, piorou e não foi um pouco com o fechamento da entrada pela lateral na praia. Via de acessibilidade por possuir rampas e pistas “lisas”. A partir daí, ficou apenas a travessia pelo coração do Garota de Ipanema. Irregular e cheia de árvores, recantos. Mais perigosa.

Os Jogos acabaram e retiraram os tapumes do canteiro de obras. Começou a recuperação do espaço que, detonado, estava lotado de entulhos da construção do empreendimento turístico.

Um dia, apareceu a passagem. De ponta a ponta, na lateral do hotel. Um “passeio” reto e gradeado, já que as duas entradas para o parque foram fechadas durante as obras e a rampa de concreto de acessibilidade retirada. Quando ia pra praia, a passagem era ótima para os dias de pressa. O passeio pelo interior do parque era perigoso e mais longo.

Domingo foi assim. Optei pela passagem lateral. Quando cheguei no portão ele estava fechado, mas não cadeado. Estranhando, entrei. Já na altura da entrada de serviço do hotel fui alertada que não poderia passar por ali por ser uma rua privativa e estar fechada ao público durante os finais de semana.

Sabe quando passa pela sua cabeça um filme? Pois é. O enredo e a produção eram cuiabanos. A rua ficava no Porto e negócio, feita por um prefeito, foi revisto depois...

Na volta da praia ao atravessar novamente por dentro do parque. “Perguntadeira”, fui assuntando com salva vidas, guardas municipais e PMs que estavam de serviço (muitos, era domingo), se sabiam e o que achavam da medida. Unanimidade. Os guardiões afirmavam que estava complicado para quem passava e era obrigado a ir pelo parque. Tanto na acessibilidade quanto no quesito segurança. E ninguém sabia informar como a rua havia virado privativa.

Para me inteirar melhor na segunda feira fiz um passeio fotográfico com o apoio de um guarda municipal. Os cenários e recantos se estivessem bem conservados seriam espetaculares! Mas, hoje, não dá para ficar dando sopa com um aparelho qualquer no pedaço. 

Publiquei as fotos no Instagram. Fazem parte da série #ValeRio2016. Uma das que mostram o antes, o durante e o depois dos megaeventos cariocas. Por definição, assim como foi no Pan e na Copa, estamos no #justafter, o legado.   
Caí dentro na internet atrás de informações. Já com o suficiente nas mãos procurei o marketing do grupo Arena que me encaminhou para o gerente geral do Arena Ipanema.

Douglas Viegas é um gentil cavalheiro da hotelaria carioca. Morador de Copacabana e, portanto, disposto a uma boa conversa, a dar as explicações disponíveis e ouvir ponderadamente a demanda. 

Explicou que o Arena Ipanema adotou o parque. Fazia a revitalização e conservação do mesmo. Também me disse que havia uma decisão, tomada pela Associação dos Moradores, Região Administrativa, PM e Guarda Municipal, de que o parque funcionaria de 6 da manhã às 20h. Perguntei se haveria horário de verão, mas ele disse que não.

Concluí com meus botões: não consultaram os esportistas! Surfistas madrugam e a volta pela Francisco Otaviano atrasa ainda mais o mergulho matutino. O mesmo acontece quando o sol se põe mais tarde, no verão. Nada de cortar caminho... Parece que a decisão de fechar a rua rolou numa reunião dessas. Mas, como Douglas não lembrava a data, fiquei de enviar essa e outras perguntas por email.

Na saída aproveitei e mostrei as fotos que fiz da reforma do parque, hashtag #sosparquegarotadeipanema, sugerindo sutilmente que alguém do hotel dê uma fiscalizada na qualidade dos trabalhos.

Onde quero chegar com essa prosa? A um final feliz. Na mesma tarde recebi um convite para fotografar a passagem no próximo sábado. Segundo Douglas, ela estará aberta ao público em geral e aos que precisam de acessibilidade para chegar ao Arpex, o paraíso carioca...

*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Texto da série “Arpoador” do Sem Fim...

Empossada a nova direção da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana - Matriz econômica do município

Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana

*Aos novos componentes o cumprimento Tribuna e Tribuneiros! 


- Roberto Ricardo Fagundes Ghigino – Presidente
- Ariosto de Macedo Pons Neto – Vice- presidente
- Rafael Linhares da Silva – 2º Vice-presidente 
- Werner Arns Filho – 1º Secretário
- Leandro Alberto Friedrich – 2º Secretário
- Vanderlei Bortolotto – 1º Tesoureiro
- Jorge Dovigi – 2º Tesoureiro 



Quando o mínimo fica difícil - é o caos! PMU deixa faltar o mínimo do básico!

Postado por uma indignada! 


Pessoal, não tá difícil só para os funcionários da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, mas para quem depende dela também. Estou aqui para fazer um apelo, as crianças do CACAU [Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana] estão precisando com extrema urgência dos seguintes itens: papel higiênico, sabonete, creme dental, xampu, material de limpeza e até pão.... Quem puder ajudar entregue o que conseguir nas casas do CACAU, a casa 1 fica na esquina entre as ruas Santana e Íris Valls. E a casa 2 fica na esquina entre as ruas 7 de Setembro e a Tiradentes prédio atrás da Odebrecht. Agradeço qualquer ajuda de todo o coração... Que Deus ilumine!



*Auxiliem o CACAU I e II. Ajudar faz bem à saúde espiritual! 

Antes do Natal, comemoração da diversidade em Uruguaiana. Parada LGTB neste domingo! Mostre sua cara, solte suas feras!

A diversidade e a luta contra o preconceito serão dois dos componentes da 11ª Parada LGTB de Uruguaiana que acontece no domingo às 20h. 

A concentração está prevista para a confluência das avenidas Duque de Caxias e Presidente Vargas e caminhada seguindo até a Concha Acústica do Parque Dom Pedro II. No local haverá sete espetáculos montados por uma série de grupos e mostras solo.  

Segundo uma das organizadoras, a ativista Annelise Aguiar, são aguardadas seis mil pessoas na manifestação, incluindo representações de Alegrete, São Borja, Itaqui, da vizinha Paso de los Libres/AR, e outras 15 mil pessoas que tradicionalmente assistem e apoiam o movimento ao longo do trajeto, além de participarem dos shows apresentados. 

Ainda de acordo com Annelise convidados da UNIPAMPA – professores e pesquisadores, falarão aos integrantes LGTBs e público simpatizante sobre a causa da diversidade, características e aceitação. No encerramento um "beijaço" para simbolizar a unidade e afeto dos LGTBs. 

Organização do evento - ONGs GUIPPLES e Coletivo Amar Sem Temer. 


AFMU consegue liberar convênios nos mercados de Uruguaiana

Atenção municipários: foram liberadas compras nos supermercados Rispoli e Baklizi. K-bom! Os demais deverão ser normalizados a partir de segunda-feira com o possível repasse de recursos pela prefeitura. 

Tem show na praça para o uruguaianense!

O Sindilojas Uruguaiana, em parceria com o SESC e CDL, dentro da programação do Natal Encantado, apresenta atrações para o final de semana que antecede ao Natal. 

PROGRAMAÇÃO
Segundo o presidente da entidade, administrador Giancarlo Fonseca, hoje, às 21h, show Natal em Cordas, na praça Barão do Rio Branco, em frente à Catedral de Sant’Ana, com o artista Marcello Caminha - interpretação de músicas natalinas e clássicos do nativismo gaúcho. No domingo, às 22h, acontece a “Caminhada Iluminada” que parte da Catedral e segue pelas ruas Flores da Cunha, Bento Martins e conclusão em frente ao Banco do Brasil, no centro da cidade. Já a partir de 19 de dezembro (segunda a sexta-feira), às 19h30min, haverá espetáculos artísticos, diários, no Calçadão da rua Bento Martins, com nomes como Grupo Conexão Rio/Uruguaiana; Banda Sem Nome; Arthur Rilo e Banda; Kanela voz e violão e a Código W; Dilamar Ribeiro; Grupo Parceria e fechando as apresentações a Banda Embalare, na sexta-feira, 23 de dezembro.