Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/10/09

10 de jul. de 2009

Jornal da Tarde, 20 anos no ar

Hoje, dia 10 de julho, o programa Jornal da Tarde, da Rádio Charrua AM, comandado pelo advogado, jornalista e professor universitário, Edison Goulart Rebés, comemora 20 anos no ar, pela emissora pioneira. Ao talentoso e competente profissional e sua equipe, os cumprimentos do Tribuna.

Saúde - Aviso aos médicos

Protocolos
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Schneider, informa aos médicos que estão disponíveis, na Secretaria, os protocolos para atendimento e identificação dos casos de Influenza H1N1 (Gripe Suína).

Aprovados cinco novos cursos para a UNIPAMPA

O Conselho de Dirigentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) aprovou no final da tarde desta quinta-feira, dia 9 de julho, cinco novos cursos para oferta no próximo Processo Seletivo, em 2010. Com a decisão, a instituição passa a oferecer agora 46 opções de cursos de graduação. Foram aprovados os cursos de Engenharia de Software (noturno e com aulas aos sábados pela manhã) e Engenharia Agrícola (noturno), ambos com 50 vagas, para o Campus Alegrete. O Campus Santana do Livramento aprovou o curso de Ciências Econômicas (noturno, com 50 vagas) e o Campus São Borja aprovou Relações Públicas, com ênfase em Produção Cultural (também noturno e com 50 vagas). O Campus de Itaqui aprovou o curso de Nutrição (diurno, com 50 vagas) e Uruguaiana a ampliação em 60% nas vagas existentes em Medicina Veterinária, que passa agora de 50 para 80 vagas, no próximo ingresso de alunos. O Campus Dom Pedrito afirmou na reunião de dirigentes que a discussão interna avançou no sentido de oferecer especialização para 2010 em Ciências Agrárias e Zootécnicas, especificamente. O Campus de Bagé vai examinar proposta de curso para o segundo semestre do próximo ano. Em Caçapava, a decisão foi de fortalecer os cursos de licenciatura já existentes. O Campus Jaguarão vai construir formalmente uma proposta para discussão de um curso de Licenciatura em História, a ser avaliada para o segundo semestre do ano que vem. O Campus São Gabriel também decidiu não apresentar proposta de cursos novos de graduação, enquanto aguarda a decisão sobre a criação do primeiro mestrado da UNIPAMPA. A reunião de dirigentes aprovou também o Plano de Desenvolvimento Institucional que baliza, segundo a reitora Maria Beatriz Luce, todas as ações da Universidade, ao lado do Estatuto aprovado em junho deste ano. Para cursar estes ou os cursos já existentes na UNIPAMPA o candidato deve fazer sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até o dia 17 de julho, através do site www.enem.inep.gov.br , e realizar as provas em outubro. Mais informações através do site www.unipampa.edu.br

Luiz de Miranda deixa a Academia

A Academia Uruguaianense de Letras nasceu da meritória iniciativa do prefeito Sanchotene Felice, e eu logo o ajudei, enviando o Estatuto da Academia Rio-Grandense de Letras. Em reunião do dia 27 de abril de 2009, a atual Diretoria modificou seus Estatutos, obrigando a frequência de 60 por cento dos seus membros.
Diante dessa qualificação, me demite da Entidade, pois ela fora criada como me falou o Prefeito, para aglutinar os escritores da terra, e não dispensá-los, por estarem longe dos pagos, e agora vira um clubinho de literatos da terra. É difícil encontrar em Uruguaiana 40 escritores para compor o quadro acadêmico. Assim, estão fora da Academia os mais importantes: Tabajara Ruas, Nei Duclós, Cícero Galeno, Newton Alvim. Muito escrevi por causa da minha terra, ela está em centenas de versos, ao longo dos meus 28 livros, considerada a obra poética mais extensa do mundo, 2.703 páginas publicadas, em segundo lugar fica Pablo Neruda com 2.080. E já tenho quatro originais na gaveta, mais de mil páginas: "Velas de Portugal", "Salve a Argentina"," Rio de Janeiro, Canto de Amor e Esperança", Vozes do Sul Mundo", e estou trabalhando num novo livro:"Vendaval da Vida Inteira", e tenho para sair "Melhores Poemas de Luiz de Miranda", Editora Global, SP, uma coleção que reúne poetas como Fernando Pessoa e Castro Alves. Canto as ruas largas e calçadas amplas, como a Rua Aquidaban (Flores da Cunha), naquela casa preta de barro onde a enchente do rio Uruguai chegava no pátio de casa, este Rio é um dos versos mais longos da minha Poesia. Lembro os times de futebol onde joguei, no campeonato varzeano: Andradas e Bangu, e nos profissionais do Sá Viana, em 1963. Clube que me homenageou no meu aniversário de 60 anos comemorados no Brasil, Argentina e Paraguai, colocando na entrada do Estádio um busto de bronze feito pelo austríaco Xico Stockinger, um dos maiores escultores do mundo atual. Isto virou notícia mundial, por ser o único poeta com busto em estádio de futebol no planeta. Canto o bairro do Riacho (Marduque) e sua Escola de Samba vitoriosa, a Praça da Rendição onde desde menino admirava o busto de Alceu Wamosy, o grupo escolar Júlio de Castilhos e Romaguera Correa, além do Ginásio Estadual Dom Hermeto onde conclui meus estudos médios, e a Faculdade de Zootecnia, onde iniciei na primeira turma do Brasil, depois em 1966 mudei-me pra São Paulo, e me perdi no mundo.
Pertenço à Academia Rio-Grandense de Letras desde 1987, onde entrei na vaga do magistral Dyonélio Machado. Esta casa das Letras do Rio Grande, fundada em 1901, não exige presença obrigatória. No ano 2000, fui eleito para a Academia Sul-Brasileira de Letras que congrega os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com sede em Pelotas, e tenho como patrono Carlos Drummond de Andrade. Ela também não exige presença obrigatória em suas reuniões. Ganhei o Grande Prêmio 2001 da Academia Brasileira de Letras, que também não exige presença obrigatória em reuniões. Sempre que vou ao Rio, tomo Chá com os Acadêmicos às quintas feiras. Conheço seus 40 membros e sou amigo deles. Agora estou indo para a Argentina, na primeira semana de agosto para receber o Prêmio 2009 do Instituto Literário e Cultural Hispânico, com sede na Califórnia (USA), que já foi recebido por Autores mundialmente reconhecidos, como Augusto Roa Bastos e Mario Benedetti. As Academias passam, mas a Poesia fica.