Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/05/13

5 de jan. de 2013

Vereador Egídio Carvalho - A voz da solidariedade no rádio - Uruguaiana.




O radialista e jornalista uruguaianense Egídio Carvalho, é casado, nasceu em 24 de julho de 1949, filho do escultor e pintor Acário Medeiros de Carvalho e da senhora Maria Natalicia Ruffino de Carvalho, tendo três irmãos: Ana Marília Carvalho, Rosângela Carvalho (in memorian) e Acário Carvalho Filho (in memorian). Iniciou suas atividades na emissora pioneira, a Rádio Charrua AM de Uruguaiana, foi cantor e apresentador na RBS TV Uruguaiana. Também trabalhou na Rádio São Miguel e na Líder FM. Em 2000, concorreu pela primeira vez à vereança onde fez 450 votos e ficou na 1º. suplência do PSDB, assumindo o mandato por um ano em 2003. Nas eleições de 2004 obteve 691 votos. Em 2008 não concorreu. Foi Diretor na Secretaria Municipal de Agricultura (2005/2012). Em 7 de outubro de 2012, conquistou 1.814 votos, sendo o segundo candidato mais votado da bancada do PSDB.

Tribuna - Como surgiu o interesse pela política após 40 anos trabalhando em meios de comunicação?
Vereador Egídio Carvalho: É a terceira vez que concorro, concorri em 2000 e na segunda em 2004. Eu recebi a visita do prefeito Felice no programa radiofônico que eu apresentava, e então ele disse, “Egídio tu tens que concorrer como vereador”. E eu respondi que não era minha ideia, e que teria que pensar. Então conversei com minha família. Porque uma coisa é ter simpatia em rádio, agora de tu transformar isso em voto é bem diferente. Eu decidi dias antes, então não tive tempo para me preparar.  Mas graças a Deus o esforço valeu a pena.

Tribuna - Quais os fatores que contribuíram para sua votação?
Vereador Egídio Carvalho Eu decidi usar da ferramenta que tenho, que é única, a comunicação, e é claro com a ajuda da minha família. Quero dedicar essa entrevista  a minha esposa, Fátima Lopes Carvalho, que é uma grande guerreira e ao meu filho Marcos Carvalho, que foram meus principais cabos eleitorais, foram fundamentais na minha campanha. Depende do trabalho que você faz, quando chega o período eleitoral já está todo mundo sabendo que você é candidato, tive que correr contra o tempo. Antes de aparecer na TV,  demanda muito tempo até todos saberem que eu era candidato.  Eu tive que gasta sola do sapato, presumi que gastaria uma, e gastei três solas de sapato, compensei a falta de banner, santinhos e outros, caminhando e fazendo muitas visitas, também fui muito feliz em uma composição  feita pelo amigo João Quintana Vieira.

Tribuna - O que você destacaria nessa sua campanha eleitoral?
Vereador Egídio Carvalho: Esse seria o fato que eu destacaria como principal da minha campanha, “em uma manhã, há oito anos atrás, eu recebi no meu programa de rádio uma pessoa que pela fragilidade não pesava mais de 30 quilos. Uma senhora dizendo que precisava de fraldas geriátricas e pomada hipoglós em grande quantidade, porque ela consumia em torno de 18 fraldas por dia, pois, sofreu um erro médico onde teve a bexiga perfurada, e permanentemente, estava urinando. Ela contou que o médico não quis refazer a cirurgia porque não assumia mais o compromisso sobre a condição de vida daquela senhora. Então eu me empenhei e comecei a fazer campanha para ela todo dia na rádio. Liguei para o saudoso Dr. José Maria Argemi Filho e contei a situação, e ele prontamente se comoveu com o caso e decidiu ajudá-la. Demando um tempo e conseguimos que  ela fosse operada  em Ijuí, Depois disso eu nunca mais a vi. Não sabia nem se ela tinha sobrevivido. Passaram-se 8 anos, 20 dias antes das eleições eu estou no Terminal de Ônibus e uma senhora gritou e se abraçou em mim e era ela, era outra mulher, totalmente recuperada. A família dela tinha levado ela para Caxias do Sul e ela não conseguiu mais contato. Foi emocionante ver aquela mulher que nós salvamos a vida. Já sabendo que eu era candidato, ela reuniu todos os amigos e familiares na casa dela e contou a história. Isso foi muito gratificante na minha campanha eleitoral.

Tribuna - Em seu entendimento, qual é o papel e tarefa principal de um Vereador?
Vereador Egídio Carvalho Os vereadores devem ter certo conhecimento em minha opinião. Todos deviam ter um grau de cultura e conhecimento, porque eles participam da elaboração das leis do município e muito mais. Eu entendo que a função do vereador são as coisas óbvias e simples, não adianta prometer elefantes brancos, que estão muito distantes do que pode fazer um vereador. 
Tribuna - Quais são suas principais metas para os próximos anos? Algum projeto político em especial?
Vereador Egídio Carvalho: Quero ser vereador, não tenho planos futuros de ser prefeito ou outro cargo político. Quero apenas colaborar com o meu município, fazer o que eu já fazia em meu programa radiofônico, buscar ajudar a população. Eu não fiz promessas, eu vou fazer, ainda não vou dizer o que pretendo fazer, primeiro quero realizar.

Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?
Vereador Egídio Carvalho: Já existe o anúncio de que o trabalho de Sanchotene Felice tenha continuidade, nós temos uma estrutura extraordinária em Uruguaiana. E eu acredito na competência e seriedade, acredito em Luiz Augusto Schneider, um homem jovem, humilde e cheio de boas intenções, muito competente.

Tribuna - O que é mais urgente em Uruguaiana?
Vereador Egídio Carvalho: Me preocupa a questão saúde, quero encaminhar um pedido ao novo prefeito, atender aos anseios da população para termos de volta o nosso INCAR. Vamos colocar essa questão entre médicos e administração municipal de lado, razões existem obviamente de ambas as partes, só uma razão é que não existe, a desse atendimento não estar sendo realizado. Creio que essa questão será resolvida o mais breve possível, e eu me coloco à disposição para ajudar e fazer o que for preciso.
Tribuna - Considerações finais:
Vereador Egídio Carvalho: Quero destacar o trabalho do Tribuna, ao Fred Marcovici que é um grande homem, muito inteligente e que conheço de longa data. E dizer que eu não tenho um compromisso com as pessoas que votaram e mim, e sim com toda a população uruguaianense. Contem comigo!

Vereador Risso conquista o 3º. mandato e a Presidência do Legislativo - Uruguaiana.




O administrador de empresas e barbeiro Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB)  com 1.604 votos foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo. Nascido em 06 de janeiro de 1966 é filho de José  Gilberto de Leão Risso e Maria Marlene de Almeida Risso; casado com Sandra Marisa Ledesma Risso e pai de Bruno Leonardo Ledesma Risso e Gabriele Taina Ledesma Risso. O Vereador Gilberto Risso foi eleito Presidente do Poder Legislativo para o ano 2013.

Tribuna - Quais os fatores que contribuíram para sua votação?
Vereador Risso - Em primeiro lugar o trabalho, trabalhamos bastante, sou o Vereador que teve o maior número de requisições e projetos aprovados na Câmara. Acredito também que os projetos sociais foram bastante relevantes, e isso não usei na campanha. Trabalhamos com doações de cadeiras de rodas, muletas, e matérias que beneficiem os portadores de deficiência. Mas isso sempre separei da parte política, nunca usei para me beneficiar. Sou um Vereador muito presente e procuro não ficar contra o prefeito, porque se o prefeito vai mal a cidade vai mal. Mas tem coisas que não tem como relevar e então precisamos votar contra. Acho que tudo isso ajudou na minha votação.
Tribuna - Em seu entendimento, qual é o papel e tarefa principal de um Vereador?
Vereador Risso - O Vereador é o fiscal do povo. Ele tem que estar presente na comunidade, nas vilas, nos bairros, não só nas horas boas, mas também nas horas ruins. Eu fiz uma campanha muito humilde, e mesmo assim conseguimos aumentar 365 votos, e vem evoluindo a cada ano. Isso demonstra que o trabalho está sendo bem feito, o que motiva a gente.
Tribuna - Quais são seus principais projetos e metas?
Vereador Risso - Primeiro é ser o presidente da Câmara, segundo colocar em prática meus projetos. E como presidente da Casa Legislativa pretendo fazer uma Câmara nova, porque aquela está caindo aos pedaços, e agora temos um colega cadeirante e a Câmara não está apropriada para recebê-lo. Isso é uma vergonha. Fizemos um orçamento e sai mais em conta construir uma nova do que reformar. E futuramente pretendo ser candidato a Prefeito de Uruguaiana, se não for na próxima, será mais além, e eu estarei me preparando para isso.
Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?
Vereador Risso - O Schneider será um Prefeito de mais diálogo, principalmente com a Câmara de Vereadores. Esperamos que ele seja um prefeito imparcial, que não favoreça mais um ou outro vereador. Com isso ele conquistará o nosso respeito, porque hoje existe uma grande empatia entre a atual gestão e a Câmara, isso não é segredo. Mas mesmo assim, 98% dos projetos da Prefeitura foram aprovados, muitos emendados, para readequar e ele ser aprovado.
Tribuna - Quais são as maiores carências e o que se pode destacar?
Vereador Risso - A principal carência é sem dúvida o desemprego, o que nos motiva a trabalhar com o novo prefeito a realização de um novo distrito industrial. E se tudo der certo, serei o presidente da Câmara de  Vereadores, vamos criar uma Comissão Pró-Emprego em Uruguaiana, para que a gente possa trazer alguma coisa para nossa cidade. Porque isso é o básico, onde tem trabalho, a pessoa paga sua casa, sua escola, seus remédios e não precisa estar aqui mendigando na Câmara.
Tribuna - Considerações finais:
Vereador Risso - Agradeço a comunidade que votou em nós, todas aquelas pessoas que acreditam no nosso trabalho. As pessoas que assistem TV Câmara que me ligam e dizem que estamos no caminho certo, isso me motiva. Então desejo um Feliz Natal e Feliz Ano Novo, que Deus nos abençoe e Uruguaiana tenha uma grande evolução nesses próximos quatro anos.

Vereador Adalberto Silva - Uruguaiana.




O comerciante João Adalberto da Rosa e Silva (PP), proprietário do Restaurante dos Motoristas na Barragem Sachuri se elegeu pela primeira vez em 1988. Em janeiro iniciou o cumprimento de seu sexto mandato, sendo o maior representante do interior do município no parlamento municipal. Filho de Romeu Fialho e Silva e Olinda da Rosa e Silva, nasceu em 30 de março de 1942, é casado e pai de Cleusa de Olinda e Silva Veloso, Carmem Olinda Silva Noronha, Niura Rosane Silva e Elisângela Silva Ferreira.

Tribuna - No seu entender, qual o motivo que levou a redução do número de votos nessa eleição?
Vereador Adalberto Silva - O número de votos esse ano diminuiu muito, mas tudo isso devido ao tempo, porque com a chuva o pessoal do interior não teve como vir votar. E 35% dos votos do interior são meus, essa é a justificativa da diminuição da votação. E também tenho bastante votos no grupo de pessoas idosas, que não são mais obrigadas a votar, e mesmo assim ainda votam, este ano a grande maioria não votou porque estava muito feio o tempo. Mas a gente sempre teve um trabalho permanente, pensando no município como um todo, e em todos os mandatos, eu estou tentando organizar o município através do interior. Acredito que o pessoal reconhece o meu trabalho, e por isso estou no 6º e último mandato.

Tribuna - Em seu entendimento,  qual é o papel de um vereador?

Adalberto Silva - O Vereador tem que fiscalizar principalmente os projetos que entram. Eu por exemplo, tenho muitos projetos que elaborei, que são leis municipais e que me frustram por não estarem em prática. Um deles é que 5% das casas que o município constrói, tem que ser construído no interior. O município deve em torno de 50 casas para o interior. Espero que no próximo governo isso se resolva, vamos cobrar.

Tribuna - Quais são as maiores carências em Uruguaiana? O que é mais urgente no município?

Vereador Adalberto - O desemprego é o pior. Acredito que o Governo que vier e se preocupar com o desemprego e ajudar nessa área, vai colaborar muito com a cidade. Porque acompanhamos um deslocamento muito grande de jovens principalmente, para outras cidades porque aqui não tem emprego.

Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?

Vereador Adalberto - Sempre que começa um novo governo, as expectativas crescem. O Schneider é um moço inteligente, humilde em primeiro lugar, porque ele ouve aquelas pessoas que estão em volta dele. Tenho certeza que será um governo bem mais acessível.

Tribuna - Quais serão suas principais metas para o próximo mandato? Algum projeto político?

Vereador Adalberto - Vou continuar nessa minha linha de trabalho, trabalhar por todo Uruguaiana. Um trabalho pelo desenvolvimento integral de Uruguaiana. No mandato passado a minha vontade já era de parar, devido também a minha idade e acabei emplacando o 6º mandato, 24 anos de Vereador. Mas certamente não estarei mais no próximo. Vou fechar esse mandato com “chave de ouro” colaborando com o município com tudo aquilo que puder.

Tribuna - Considerações finais:
Quero agradecer todas aquelas pessoas que colaboraram para eu me eleger, também a minha família que foram incansáveis. Agradecer cada um daqueles amigos que embora não tivessem votado em mim, quando me encontram no dia a dia sempre estão me cumprimentando e reconhecendo o meu trabalho como Vereador, isso é o mais importante.

Gatão de Meia Idade - controlando a natureza