Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/03/13

3 de set. de 2013

Câmara recebe denúncias de má aplicação de verbas do FUNDEB – Uruguaiana.




Nesta terça-feira, dia 03 de setembro de 2013, na Câmara Municipal, o Conselho Municipal do FUNDEB apresentou denúncias sobre irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação na administração do Poder Executivo entre 2008 e 2012. Nas questões pontuadas, está o desvio de verbas destinadas à merenda escolar, material didático-pedagógico e qualificação e remuneração de professores. Por proposição do vereador Ronnie Mello, a representante do FUNDEB, professora Dirce Gracioso Soares, anunciou ilegitimidades que representaram o desvio de mais de 50 milhões de reais de recursos da educação municipal.
Foi explanado, ano a ano, as inconsistências dos valores aplicados e a inobservância do limite mínimo de investimento em Educação de 35% da receita do município previsto na Lei Orgânica. As irregularidades já estão sendo verificadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), especialmente, sobre onde foram aplicadas as verbas do FUNDEB desviadas de sua finalidade legal. Assim, os parlamentares solicitaram os documentos que subsidiam as denúncias apresentadas e deverão, nos próximos dias, adotar as providências cabíveis ao caso, aguardando a manifestação do TCE para apreciação final das contas do ex-prefeito Sanchotene Felice.

Prefeitura vai fiscalizar a Foz - Uruguaiana.



O cidadão Marcio de Souza, que acompanha ações do Executivo Municipal, por meio do Facebook, questionou sobre a atuação da Prefeitura Municipal perante o trabalho que a Foz de Uruguaiana vem realizando nas ruas da cidade. O prefeito Luiz Augusto Schneider, agendou a visita de Marcio para conhecer a estrutura montada pela Comissão Municipal de Fiscalização para acompanhar as atividades da empresa concessionária do serviço de água e esgoto em Uruguaiana. No encontro, Marcio de Souza participou ativamente da reunião da Comissão Municipal de Fiscalização, formada pelo engenheiro civil Osmar Saldanha Filho, pelo advogado Jorge Antônio Pouey Antunes Giordano, pela fiscal Isabel Midon Soares e pelo secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves, inclusive colaborando com dados informativos relativos ao formato adotado pela Foz para as instalações do sistema de esgotamento cloacal no município.

Poder Legislativo: apoio a pacientes em Uruguaiana.




A Associação de Amparo sem fins lucrativos Casa Vida relatou na Câmara Municipal as atividades desenvolvidas no atendimento de pacientes que estejam em tratamento de saúde em Uruguaiana. A instituição disponibiliza medicação, suplementos alimentares, fraldas, leite e abrigo gratuito aos pacientes com dificuldades financeiras, principalmente que se deslocam de outros municípios para tratamento médico em nossa cidade. A Casa Vida conta com a ajuda da comunidade para a manutenção da associação através de arrecadação por telemarketing. Inaugurada em fevereiro de 2013 com três leitos para utilização, hoje a casa disponibiliza oito leitos, além da entrega de mantimentos a 15 pacientes e fornece a oito os medicamentos. A Rede Casa Vida existe também em Rio Grande, Bagé e Pelotas, com intuito de oferecer abrigo aos pacientes em tratamento e cuidadores, oriundos de municípios vizinhos.