Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/24/14

24 de abr. de 2014

Lançada a Campanha do Agasalho 2014 - Uruguaiana.



Na quinta-feira, dia 24/04, às 8h30min, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da primeira-dama, Maria Rita Carvalho Schneider, da vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann, e do secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, participou do lançamento da Campanha do Agasalho 2014, que se estenderá até o dia 13 de junho de 2014, quando será finalizada com a distribuição do material recolhido no Ginásio Municipal. Este ano foi instalado um ponto de arrecadação central na Praça Barão do Rio Branco, no local onde estava a Toca do Coelho, funcionando nos dias de semana das 8h às 12h e das 14h às 20h. Nos finais de semana ficará aberto até às 22h. A Campanha do Agasalho 2014 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social e Habitação. Tem como objetivo valorizar a importância doação de agasalhos e estimular a solidariedade entre a comunidade. Com o mote “Neste Inverno Aqueça um Lar” começa a ser divulgada iniciando suas atividades. As empresas, entidades e pessoas podem doar qualquer tipo de vestuários de inverno, em bom estado, em especial a doação de cobertores é muito bem-vinda. As doações podem ser entregues na Prefeitura Municipal de Uruguaiana, na Secretaria de Ação Social e Habitação, localizado na Rua 15 de Novembro, n°. 1882, fone 3414-0032, ou pelo Rádio Táxi 3411-1000 que realiza gratuitamente a busca da sua doação. Em seu pronunciamento durante a abertura oficial da Campanha do Agasalho 2014, o prefeito Luiz Augusto Schneider agradeceu aos servidores da Prefeitura Municipal, em especial, os servidores da Secretaria de Ação Social e Habitação que se envolvem diretamente na campanha. Também, participaram do evento, os secretários municipais Delmar Kaufmann (Educação), Diego Xavier Roque (Planejamento), Elton Vinícius Nicolas da Rocha (Ação Social e Habitação), Saionara Marques Almeida dos Santos (Saúde), Vicente Majó da Maia (Esportes e Lazer), Vitor Manoel Gediel Machado (Segurança e Trânsito) e Luiz Henrique Barcellos Fanti (Fazenda); o líder comunitário Avelino Meyer; a gerente-geral  do Banrisul (Uruguaiana), Vanialice Azevedo; o presidente da Sociedade Beneficente Árabe-Palestina Brasileira em Uruguaiana, Read Barakat; os músicos da Banda Embalare, Miqueli e Henrique; a servidora municipal Andréa Oliari; as senhoras Carmem Meirelles e Neiva Messa Estigarribia; o diretor da empresa Rádio Táxi 3411-1000, Lauro Farias; e o presidente da CDL/Uruguaiana – Câmara de Dirigentes Lojistas, Jorge Urquiza. O prefeito Schneider destacou a participação de entidades de classe e empresarial que participam ativamente da campanha efetivando doações de cobertores e agasalhos, aproveitando o momento para convocar a comunidade para que se solidarize e façam sua doação. No dia 25 de maio, às 19h,  haverá um show no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, visando a arrecadação de agasalhos e  cobertores.

ARUANDA terá sua sede própria na União das Vilas - Uruguaiana.



Na quarta-feira, 23 de Abril, Dia de São Jorge, o Santo Guerreiro, às 17h30min, em área contígua a Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato, na rua João Lapitz, na União das Vilas, foi lançada a pedra fundamental de construção da sede própria da Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana - ARUANDA. O prefeito Luiz Augusto  Schneider, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Paulo Henrique Fernandes Inda, entregou ao presidente da ARUANDA, Jorge Quirino, o decreto de permissão de uso da área. Fundada em 1965, a ARUANDA conta hoje com cerca de 200 casas de religião em nosso município. A construção de uma sede própria é um sonho antigo, de acordo com o atual presidente Jorge Quirino de Oxalá, que agora começa a se tornar realidade, graças a sensibilidade do prefeito Schneider em entender a importância da entidade na comunidade. O projeto da sede será do arquiteto Carlos Roberto Prudêncio. Após, às 19h, com saída da sede do 1º. Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), na rua Domingos de Almeida, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhou o início da Procissão de São Jorge.

Audiência gera melhorias ao serviço do IPE - Uruguaiana.



O apelo popular por melhorias no atendimento do Instituto de Previdência do Estado (IPE) foi evidenciado na audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 23, na Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento proposto pelo 21º Núcleo do CPERS/Sindicato e do Comitê de Cidadania em Prol do IPE gerou resultados imediatos para a ampliação do atendimento aos usuários do plano de saúde. As reivindicações dos usuários foram apresentadas aos representantes estaduais do IPE que fizeram exposição das medidas que serão providenciadas pela administração.
Na audiência, foi articulada a proposta de realização de convênio entre IPE e Hospital Santa Casa de Caridade que englobe todas especialidades médicas. O convênio global permite a utilização do espaço do Hospital para consultas pelo convênio, não somente os consultórios particulares dos médicos. Em reunião nesta manhã, dia 24, foram encaminhadas as providências necessárias para agilizar o processo.
Na oportunidade, foi destacado o excessivo número de médicos que estão se descredenciando do IPE e a falta de pronto atendimento para os pacientes em divergência com as outras regiões do Estado. Assim, entre as definições da audiência, também esteve a possibilidade do Hospital disponibilizar ao convênio IPE o espaço atualmente utilizado para o pronto atendimento na Santa Casa, após a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) previsto para junho. Também propôs-se a colaborar com o espaço de policlínica própria o Círculo Operário.
Outro ponto debatido foi a burocracia para o credenciamento de médicos no sistema. Nesse sentido foi informado que na próxima semana será realizada a inclusão de profissionais eletronicamente pelo site do Instituto, sem ônus aos médicos.
Durante a audiência, foi garantida a manutenção de funcionários em tempo integral na agência de Uruguaiana e a promoção de campanha para sensibilização e esclarecimento dos médicos para ampliar o número de profissionais credenciados. Casos particulares de usuários presentes na audiência foram diretamente encaminhados pelos representantes do IPE presentes. A Câmara Municipal seguirá o trabalho junto à Comissão Pró-IPE para o cumprimento das ações definidas na audiência.
A Câmara Municipal oportunizou o debate através de proposição da Mesa Diretora. Compuseram a mesa de trabalho os vereadores Jussara Osório, Ronnie Mello, Irani Fernandes e Marcelo Lemos, o Assessor da Diretoria de Saúde, Luiz Carlos Alvim; o Chefe de Gabinete do Presidente do IPE, Carlos Cesar Bento Filho; o Delegado do SIMERS, Pedro Henrique Foster; a Vice-diretora, em exercício, do CEPERS e coordenadora do Cômite Pró-IPE, Zelia Saraiva Garcia, Coordenadora Regional do IPE, Giovana Silveira Vargas; médico Luis Antônio Marty; Diretor do Hospital Santa Casa, Geovane Cravo e secretário de Governo do Poder Executivo Municipal, Fernando Alves, entre outras autoridades.

SEST/SENAT no espaço da Tribuna Livre – Uruguaiana.



As atividades desenvolvidas pelo SEST/SENAT em Uruguaiana foram explanada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, pelo diretor Eder Dalberto. Na oportunidade proposta pelo vereador Marcelo Lemos, foram relatados os serviços prestados à comunidade como a disponibilização de atendimento odontológico e de fisioterapia. Entre as ações destacadas esta a oferta de cursos profissionalizantes. Cerca de 15 mil alunos formaram-se em seis anos de atividades. Os vereadores salientaram a participação da instituição na melhoria da qualidade de vida de diversos uruguaianenses sócios e não sócios a partir da ações realizadas em Uruguaiana. De acordo com o diretor, mais de 30 mil pessoas foram atendidas com tratamentos odontológicos e cerca de 20 mil usuários realizaram consultas médicas.

Gatão de Meia idade - urbanalização