Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/27/09

27 de abr. de 2009

Fogo

Incêndio em duas bancas do Camelódromo de Uruguaiana, no módulo entre as ruas João Manoel e Vasco Alves, foi debelado a tempo por equipe da Corporação de Bombeiros. As chamas começaram às 20h35min e, em 10 minutos, houve o isolamento e o fogo apagado. Os dois espaços comercializam vestuário. O risco era de alastramento, embora o material de metal dos estandes do shopping popular - impeça a propagação.

Osmar Saldanha comanda carnaval 2010 de UGN

O engenheiro Osmar Saldanha Filho acaba de receber, com a sua nomeação para Presidente a Comissão Municipal de Carnaval, um voto de confiança do prefeito Sanchotene Felice

O Decreto nº. 127/2009 que instituiu a Comissão Municipal e o Conselho Consultivo do Carnaval de Rua de Uruguaiana, ano 2010, foi assinado na tarde de hoje.

Veja o que diz o decreto:

"...a Comissão Municipal de Carnaval com a responsabilidade de:
I – orientar e administrar todas as providências infra-estruturais do Carnaval, bem como acompanhar e fiscalizar seus respectivos investimentos;
II – distribuir às escolas de samba os ingressos das arquibancadas e camarotes, segundo critérios por elas aprovados, com a colaboração da Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana – LIESU, para serem comercializados;
III – tomar as providências necessárias quanto à segurança do público em geral junto a Brigada Militar e a Guarda Municipal;
IV – apoiar as atividades de imprensa, favorecendo-lhe condições adequadas de trabalho e suprindo-a de informações oficiais, emanadas do Executivo Municipal;
V – coadjuvar atenções às autoridades convidadas, garantindo-lhes acesso aos lugares que lhes forem destinados e praticando a urbanidade do Município;
VI – cooperar com as providências relativas às prestações de contas de recursos oriundos do Município, destinados ao Carnaval.

A Comissão é instituída com a seguinte constituição: 1. Osmar Saldanha Filho – Presidente; 2. Carlos Alberto Ferreira do Canto; 3. Giancarlo Ferriche Fonseca; 4. Luiz Fernando Dias; 5. Norberto Schirmer Etcheverria; 6. Paulo Rosa Woutheres; e 7. Vinícius Dela Pace.

O Conselho Consultivo, como órgão de consultoria e assessoramento à Comissão de Carnaval, será constituído de 1 (um) representante indicado por cada uma das Entidades Carnavalescas, integrantes do primeiro grupo das Escolas de Sambas, com notório conhecimento sobre atividades relacionadas ao evento. O Conselho Consultivo será nomeado por ato do Prefeito Municipal."

Tribuna - Editorial da edição de 25/04/2009

“Leis” atropelando o bom senso

Na quarta-feira, dia 22/04, a sociedade local acompanhou, indignada e revoltada, a retirada de animais silvestres que há mais de 20 anos permaneciam numa empresa em nossa cidade, onde o proprietário e seus funcionários dispensavam cuidados especiais aos integrantes de nossa fauna. Embora proibida esta prática por uma instrução normativa, faltou bom senso aos integrantes do IBAMA, que inclusive utilizaram, muitas vezes, aquele espaço para guardar animais apreendidos até o seu destino final, um dito Criadouro Conservacionista, denominado São Braz, na cidade de Santa Maria. A megaoperação que envolveu 19 “agentes da lei”, retirou 22 animais do abrigo, existente junto ao trevo de acesso principal a nossa cidade.
Nas aulas iniciais, em Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, os acadêmicos aprendem que a lei, por excelência, é fonte do Direito. Mas, é bom lembrar sempre que o Direito também nasce do costume, que pode ser entendido como práticas e usos comuns do povo. Sabemos quando uma lei é boa para o povo e quando ela agride-o, quando é inócua, obtusa e imprestável. De modo genérico, lei é força. Força que obriga acontecer algo na natureza, ou força que obriga seres humanos a procederem desta ou daquela maneira. Num sentido amplo, existem duas categorias de leis: as naturais e as humanas. As primeiras, criadas pela ordem natural das coisas; as últimas, pela inteligência humana. Aquelas regem o Universo; estas regem as relações de convívio pacífico entre os homens. A lei, qualquer que seja ela, visa à harmonia. Ensinava o jurista Clóvis Beviláqua que a lei é "a ordem geral obrigatória que, emanando de uma autoridade competente reconhecida, é imposta coativamente à obediência geral". Essa autoridade competente a que se refere o jurisconsulto é o próprio povo, politicamente organizado.
O Direito deve usar as leis como eficazes instrumentos para promoção da Justiça. A arbitrariedade, a truculência, os maus tratos contra animais ou crianças indefesas demonstram a covardia, a forma cruel de uma sociedade, onde adultos, instituições e autoridades, perderam nobres objetivos e, no lugar de prender bandidos e combater o tráfico de drogas, por exemplo, preferem atazanar pequenos animais. Finalizando, vale lembrar uma frase, que se encontra numa parede da empresa que abrigava os animais recolhidos: “entre 135 criminosos, incluindo ladrões e estupradores, 18 admitiram que, quando crianças, queimaram, enforcaram ou esfaquearam animais domésticos”. (Ogonyok (1970 - Soviet anti-cruelty Magazin)

Conferência Nacional teve aluna uruguaianense presente



Retornou a Uruguaiana a aluna Mariana da Silva Machado, do Instituto Metodista União, que participou, em Brasília, de 3 a 8 de abril último, da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – Mudanças Ambientais Globais. A Conferência é promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, sendo a etapa estadual organizada pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (10ª. Coordenadoria Regional de Educação-CRE) e Semed – Secretaria Municipal de Educação); e órgãos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente (Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Emater).

Na capacitação, foram escolhidos 4 temas: Terra (biosfera, biodiversidade e desflorestamento); Água (hidrosfera, recursos hídricos e desertificação); Fogo (sociosfera, energia e mobilidade e matriz energética e transportes); e Ar (atmosfera, ar e clima, e mudanças climáticas).

A Comissão Organizadora Regional da Conferência foi composta pela Coordenadora Regional de Educação, Sara Duzac Cardoso, pelo secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, professoras Marlise Grecco de Souza Silveira e Tânia Landarini (10ª. CRE), Emanoel de Deus Torres (Emater), Adir Bibiano (Unipampa-Alegrete), professoras Sônia Dorneles e Kátia Rocha (Secretaria de Educação de Alegrete), Marta Pereira e Rosane Ribeiro Portela (Secretaria Municipal de Educação de Itaqui), Mari Margô Kruger (Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana), e Maiume Motta (Departamento Municipal de Educação de Uruguaiana). A Comissão analisou 76 trabalhos, sendo 12 classificados para etapa regional.

Nesta tarde, a aluna Mariana da Silva Machado, concluiu seu trabalho, com a entrega ao prefeito Sanchotene Felice e ao secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, da Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais, onde nove (9) itens estão destacados em busca da preservação ambiental, de rios e matas ciliares, fontes limpas de energia, redução de uso de sacos plásticos, soluções para os lixos urbanos, combate ao aquecimento global, dentre outros cuidados com o planeta Terra.

4º. Encontro Internacional de Centros Comerciais do Rio Uruguai

O 4º. Encontro Internacional de Centros Comerciais do Rio Uruguai acontecerá em Uruguaiana, no dia 15 de maio.

Serão palestrantes no evento: Henrique Querol, Marcos Vinícius Querol, Miguel Quiroga, Osvaldo Mércuri, Flávio Alves Monteiro, Alberto Iglesias, German Lopez, Cláudio Diaz, Mariano Frederico West e Roberto Conde. Credenciamento e informações no site http://www.cdluruguaiana.com.br/

Uruguaiana Viva - Reformada Pediatria do Hospital



O Grupo Uruguaiana Viva, entregou à comunidade a Pediatria da Santa Casa de Caridade, localizada no 2º. Andar, totalmente reformada com novo mobiliário, pintura, e brinquedoteca.

Conforme a coordenadora do Grupo Uruguaiana Viva, June Bergalo, a reforma iniciou em outubro de 2008 e foi concluída nesta semana, com custo estimado em R$ 40 mil. No total, são 34 leitos. O Uruguaiana Viva é composto por June Bergalo, Suzana Velo, Sandra Farenzena, Diva Ceolin, Carolina Linhares, Cláudia Domingues, Vera Corteline, Verônica Pavin, Carmen Pons, Josefina Bastos e Regina Conte.

A entrega foi na sexta-feira passada. Estiveram presentes o Prefeito Sanchotene Felice, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Neraí Santos Kaufmann, o Juiz Federal, Guilherme Beltrami e a administradora do Hospital, Ana Maria Del Litto

O Tribuna de Uruguaiana parabeniza o Grupo pelo lindo trabalho em prol da comunidade.

Susan Boyle

Amigos, este é o link para a performance de Susan Boyle, que está batendo recordes de acessos no youtube.

Imperdível, emocionante...

Não conseguimos colocar a TVzinha de sempre aqui, mas não poderíamos deixar de dividir a emoção de Susan, da platéia e dos julgadores com nosso leitores.

Clique no link e veja Susan.

E mais, não temos a dizer. Boa semana pra você!