Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/23/09

23 de jul. de 2009

Programação do Cinema Rosalina Pandolfo Lisboa

A Era do Gelo 3(dublado).
Sexta-feira, dia 24/07, às 18h e 20h.
Sábado, dia 25/07, e domingo, 26/07, às 15h, 16h40min, 18h20min e às 20h.
* Sessões das 15h - R$ 3,00. Demais horários - R$ 5,00.

Nesta terceira aventura, Scrat continua tentando agarrar a bolota fujona - e, no meio do caminho, pode encontrar seu grande amor; Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu minimamute; Sid, a preguiça, cria a própria família, embora de faz-de-conta, ao desviar alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, começa a se perguntar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais. Numa missão para resgatar o azarado Sid, a turma aventura-se por um misterioso mundo subterrâneo, no qual acabam deparando com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros.

*Informações: 3411-0800.

Consulta Popular no dia 05/08.

No dia 05/08, das 8h às 17h, será realizada a Consulta Popular do COREDE/RS. No dia 28/07, teremos a divulgação dos locais de votação, informa Adneia Klein Serpa, da SEMIC – Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (3411-1860).

Editorial do TRIBUNA, dia 18/07/2009.

Para combater a crise: crie
O município de Uruguaiana, um dos maiores do Estado Rio Grande do Sul, em extensão territorial, está fomentando novas culturas, com desafios aos setores produtivos em busca de inovadoras matrizes econômicas, fugindo da monocultura do arroz e apoiando, principalmente, os pequenos e médios produtores. A vitivinicultura que teve seu apogeu no início do século 20, retorna com a implantação da Vinícola, na vila de São Marcos. Ainda, o desenvolvimento da piscicultura, em tanques, numa parceria dos governos municipal e federal. Nesta semana, o Município contratou o engenheiro-agrônomo, Antônio Gonçalves, da cidade de São Gabriel, que é o autor do projeto e responsável técnico na implantação do Plano Municipal de Citricultura. Antônio Gonçalves possui doutorado na Espanha sobre Citricultura, é consultor da empresa Frutacor, maior produtora de cítricos no nordeste brasileiro, e implantou pomares nas cidades de Santa Margarida do Sul, Rosário do Sul, Júlio de Castilhos e São Gabriel, municípios cortados pelo Paralelo 30 e com clima e solo semelhantes ao de Uruguaiana, garantindo produção de excelente qualidade. Rosário do Sul já está exportando bergamotas para o Canadá. Atualmente, São Gabriel é a maior polo produtor de laranjas, uma variedade da Austrália, denominada de Lane-Lat. O consultor Gonçalves destaca que a República do Uruguai, com 3,5 milhões de habitantes produz 50 mil hectares de laranja e, há 40 anos, exporta para os Estados Unidos; enquanto que o Rio Grande do Sul, com mais de 9 milhões de habitantes produz apenas 25 mil hectares de laranja. Em mil hectares plantados com laranja, são criados 700 empregos no campo e 300 empregos na cidade, tendo retorno de 40 a 60 toneladas por hectare. E, nada impede que na mesma área se produza frutas, peixes e se crie ovinos ou bovinos, por exemplo. A vida útil de uma laranjeira é de 35 anos, começando a produzir em 3 anos, tornando-se adulta entre os 9 e 30. Sem dúvida, temos uma oportunidade ímpar de implantarmos um novo modelo econômico em nossa cidade, com criatividade e competência para vencermos a crise.

Coluna BALAIO, por Rubens Montardo Junior, no TRIBUNA - Dia 18/07.

Homenagem
Faleceu na sexta-feira, dia 10/07, e foi sepultado às 11h de sábado, no Cemitério Municipal, o eminente jornalista Roberto Ferreira, 77 anos, decano da imprensa local. Roberto Ferreira teve passagens marcantes no jornalismo gaúcho e foi destacado colaborador na imprensa uruguaianense. Aos seus familiares, os votos de pesar da equipe do Tribuna.

Novidade
Nos próximos dias, o governo municipal anunciará projeto pioneiro de criação de camarões, em tanques, nas proximidades da Agrícola e Pastoril.

Trânsito
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Setran) fará Campanha Educativa de Trânsito, no auditório do Senac, no dia 27/07, das 19h às 21h, com apoio da Brigada Militar, SEST/SENAT e Centros de Formação de Condutores.

Setenta
O prefeito Sanchotene Felice recebeu a visita da Comissão Comemorativa aos 70 anos de fundação do Aeroclube de Uruguaiana, composta por Cyro Pellegrini, Laura Feiden, Jussara Pellegrini e Osvaldo Michelena.

Tucanos
O presidente do PSDB, professor Francisco Robalo Fernandes convida os integrantes da Executiva, do Diretório, vereadores e ex-candidatos para reunião na sexta-feira, dia 24/07, a partir das 18h, na sede do partido, na rua Sete de Setembro, 1324, térreo do Edifício Tomazzoni. Na pauta, dentre outros temas, o pleito eleitoral de 2010.

Concurso PMU
O Executivo encaminhou ao Poder Legislativo o projeto-de-lei nº. 029/2009, que cria cargos de provimento efetivo. Com a aguardada aprovação desta matéria, que versa sobre o quadro de vagas, teremos a realização do concurso público, ainda em 2009. Aguardem!

Emocionante
Foi inesquecível a Missa celebrada, alusiva a Páscoa Militar, na segunda-feira, dia 13/07, às 8h30min, na Catedral de Sant’Ana, pelo Arcebispo Militar da República Federativa do Brasil, D. Osvino José Both.

Parabéns!
No dia 15/07, o médico e ex-vereador Olavo Vanderlei Rodrigues comemorou seus 60 anos de vida. Mesmo exercendo apenas um mandato, o Dr. Olavo, pelo seu poder de articulação política, simpatia e respeito aos adversários, marcou o legislativo municipal.

Piratini
A troca de acusações entre a governadora Yeda Crusius (PSDB) e Tarso Genro (PT) deverá fortalecer a dita terceira via que, em 2010, poderá ser liderada ou por José Fogaça ou Germano Rigotto, ambos do PMDB.

Velocidade
Dia 19/07, foi inaugurado em Paso de los Libres, na República Argentina, o kartódromo Ayrton Senna.

Quem lembra ou conhece...
- Dos queijos do Ramão Silva, produzidos no Imbaá;
- Do leiteiro Danilo Martins;
- Do inesquecível Seu João, da Lanziani;
- Das antigas fogueiras juninas.

Em alta: as belezas naturais da Amazônia.
Em baixa: a crise no Senado.