Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/20/11

20 de abr. de 2011

Prefeito Felice muda data de manifestação contra a ALL

Em razão do acidente envolvendo o jovem estudante Tiago da Cunha o prefeito Sanchotene Felice decidiu antecipar o protesto contra a ALL [trilhos no perímetro urbano da cidade] para o domingo 15 de maio, às 16h, no Parque Dom Pedro II.

Agrava-se o estado de saúde do estudante Tiago da Cunha

O jovem estudante Tiago Lima da Cunha, 22 anos, aluno da 2ª. série da Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana, atropelado por um trem da ALL, na noite de ontem, encontra-se em estado grave internado na UTI da Santa Casa. Ele respira por aparelhos e o prognóstico é ruim.

Chuva e Chuva - esquinas alagadas Uruguaiana



Foto - Jairo de Souza



Médicos não param - mas estão estado de greve!

Os médicos plantonistas das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa de Uruguaiana aprovaram, em assembleia na noite desta terça (19), estado de greve. A atitude é uma reação ao atraso de dois meses no pagamento dos salários e um repúdio às precárias condições para exercer a Medicina na instituição. A decisão foi tomada por unanimidade em plenária ocorrida na sede da Delegacia do Sindicato Médico do RS (SIMERS) no município.
“Mesmo estando há dois meses sem ter as remunerações a que têm direito como qualquer trabalhador, os plantonistas vão manter as escalas devido à essencialidade do serviço", esclarece o representante do Sindicato Edson Prado Machado. O dirigente cita que alguns intensivistas não possuem nem mesmo vínculo empregatício, não tendo acesso a férias, décimo terceiro salário e demais direitos.
A partir desta quarta-feira, os cerca de 20 profissionais que atuam nas áreas adulta, pediátrica e cardiológica também usarão tarjas pretas nos jalecos, um protesto ao desrespeito e descaso da direção do estabelecimento, cuja gestão é nomeada pela prefeitura. “O gesto simboliza a indignação e o luto frente à desvalorização da categoria. A administração pública tenta colocar a culpa pela má gestão sobre os médicos. Isto precisa ter um fim”, destaca Machado.
Na semana passada, o SIMERS denunciou a situação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), que prometeu investigar os fatos e tomar medidas administrativas. A entidade médica esclarece que o estado de greve não causará prejuízos aos pacientes internados nas UTIs. O movimento permanecerá ativo enquanto os pagamentos não forem efetuados. A unidade de adultos está cadastrada na Central de Leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para receber doentes de todo o Rio Grande do Sul.