Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/03/09

3 de mai. de 2009

Parabéns Nossa Senhora do Horto

A comunidade da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Horto - comemora neste domingo, nos parques da Agrícola & Pastoril o centenário do educandário. Os 100 Anos da instituição será registrado - oficialmente - nesta segunda-feira 04 de maio.
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Horto foi fundada em 17 de fevereiro de 1909 por irmãs da Congregação Católica Gianelina a pedido de famílias uruguaianenses. Inicialmente, o colégio foi criado para ser uma escola exclusivamente voltada à educação feminina. Em 1965, porém, a escola foi transformada em escola mista, atendendo meninas e meninos. Atualmente, a instituição de ensino atende 450 alunos, possui 25 docentes e diversos especialistas em educação. A linha pedagógica da Escola do Horto é baseada em uma proposta de educação evangélica, católica e libertadora.

A Escola do Horto é mantida pela Associação Instrução e Caridade, com o apoio da Associação dos Ex-alunos. Na sessão especial, a irmã-diretora Valdete Pirocca disse que desde a chegada das primeiras irmãs à cidade, a comunidade local demonstra carinho e respeito. "Nestes centenário, agradecemos à comunidade local, representada pela Câmara Municipal, por mais esta demonstração de carinho", disse.

No seu pronunciamento, o vereador Mauro Brum parabenizou a comunidade escolar e externou o reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho desenvolvido pela escola em 100 anos. "A Escola Nossa Senhora do Horto é um agente de mudança no pensar e na construção de uma nova sociedade", declarou.