Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/04/10

4 de jul. de 2010

Por um "S" comboio da Marcopolo está parado há 10 dias no PSR

Há duas semanas, um comboio de dez ônibus da Marcopolo que seguem rodando para o Chile está retido em Uruguaiana, fronteira com a Argentina.
O diretor comercial para o mercado internacional, Paulo Andrade, explica que a aduana detectou uma divergência na identificação do modelo dos ônibus (Andare Class). "Por erro de digitação, faltou uma letra "s" na fatura", diz. "Os fiscais não aceitam a troca da fatura e, como a empresa foi autuada, precisa esperar até que eles definam uma solução, o que não tem prazo."
A Marcopolo exporta ônibus por via terrestre para Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai. Para o Peru, um trajeto de 5 mil quilômetros, a viagem dura uma semana. Por via marítima, levaria de 25 a 30 dias. Os custos com transporte, segundo Andrade, são equivalentes, mas o ganho maior é no prazo de entrega.
Para destinos como África e Oriente Médio, a empresa usa os portos de Itajaí, Santos e Rio Grande. "Como os ônibus não são embalados, é muito comum chegarem danificados, com arranhões e batidas", diz Andrade.
* Fonte: Cleide Silva - O Estado de S.Paulo

Gatão de Meia Idade - As mulheres na minha vida